O que é o homem?

por

Dr. Richard Pratt



1. O mundo tende a ver o homem numa das duas maneiras idólatras:

a. Materialismo: vê o homem como composto de nada mais do que componentes materiais. Seus aspectos intelectuais, emocionais e espirituais não são nada, mas produtos de sua natureza material agindo de acordo com as regras da física e da biologia.

Implicações:

i. O homem não é responsável pelo seu comportamento. O meio-ambiente é culpado pelo comportamento não aceitável. (Leva à ênfase em programas sociais, grande governo)

ii. O homem não é distinto das outras matérias da criação. Portanto, ele não tem nenhuma dignidade ou importância inerente. Os animais (até mesmo as plantas) têm a mesma importância inerente que as pessoas.

iii. A identidade do homem não é, de forma alguma, relacionado com Deus. Portanto, o homem é em algum sentido um fim em si mesmo, o que é idolatria.

b. Idealismo: vê o homem como um ser essencialmente espiritual, e seu corpo físico é estranho à sua essência. O corpo não é nada, senão uma casca para o espírito ou intelecto.

Implicações:

i. O corpo do homem é negligenciado.
ii. Os feitos realizados no corpo não poluem a essência da pessoal.
iii. A identidade macho/fêmea é um acidente biológico.
c. A visão cristã sustenta estes dois aspectos - o material e o espiritual - juntos em perfeita harmonia. Mas a visão cristã transcende a isto.

 

2. A Bíblia apresenta o homem no contexto apropriado da relação Criador/criatura.

a. O homem é criado e sustentado por Deus. Gênesis 1:27, Atos 17:25,28
b. O homem é uma pessoa e, portanto, capaz de fazer escolhas morais.
c. O homem foi feito à imagem de Deus. Gênesis 1:27

3. A imagem de Deus é a chave para a identidade do homem

a. O homem é o representante de Deus. Gênesis 9:6
b. O homem é uma pintura de Deus em alguns aspectos. Gênesis 1:26-31
c. Cristo, o Deus-homem, é o representante perfeito do que significa a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3-4, Colossensess 1:15

4. Como resultado da queda, a imagem de Deus no homem foi corrompida, mas não perdida inteiramente. Salmos 58:3, Romanos 5:12, Romanos 8:7,8, 1 Coríntios 2:14

O homem é basicamente bom ou mal?

a. A imagem de Deus foi corrompida em todo aspecto do ser do homem.
b. A imagem de Deus não foi perdida inteiramente. Gênesis 9:6, Tiago 3:9-12
c. Deus restringe o pecado através da operação da graça comum. Gênesis 20:6, Romanos 2:14,15
d. A imagem de Deus é renovada através da salvação em Cristo. Romanos 8:29, Colossenses 3:9-10

5. A visão cristã do homem tem implicações

a. Tratamento do fraco e indefeso
b. O lugar próprio para a auto-estima
c. Crítica de comportamento
d. Crítica de teorias educacionais construtivistas



Referências:

Criados à Imagem de Deus - por Anthony A. Hoekema, Eerdmans, 1986, 264 pp. Este é um excelente estudo da doutrina bíblica do homem. Ele relata os resultados da queda e trata de assuntos tais como auto-estima e liberdade moral do homem como um agente moral. Clique aqui para comprar

O Cativeiro da Vontade - por Martinho Lutero. O tratamento clássico da condição da vontade do homem após a queda. Clique aqui para comprar

Back to Freedom and Dignity by Francis A. Schaeffer. A direct response from a Christian perspective to B. F. Skinner's manifesto on behaviorism, Beyond Freedom and Dignity. Every Christian in the field of education or psychology needs to understand these issues. Schaeffer's book is a great place to start.

Designed for Dignity : What God Has Made It Possible for You to Be by Richard L. Pratt , Jr., Presbyterian & Reformed, 1993, 206 pp. Against the background of God's unfolding grace in Scripture, Pratt examines what it means to be human and other questions concerning self-image.

“The Behaviorism of B. F. Skinner”, Outline #48 by Christian Information Ministries. This is a short, easy-to-read overview and critique of behaviorism from a Christian perspective.
Availability: http://www.fni.com/cim/briefing/behave.html

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 26 de Agosto de 2004.

 


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