Comparação entre Apologética Tradicional e Pressupocional
(ou "Problemas com o Método Tradicional")

por

Cornelius Van Til

Assunto
Tradicionalismo Consistente
Pressupocionalismo
Existência de Deus
é somente "possível", embora "altamente provável".

é ontologicamente e "racionalmente" necessária.

O Conselho de Deus

não é a "causa" última, toda-inclusiva, de tudo o que acontece.

é a "causa" última, toda inclusiva, de tudo o que acontece.

A Revelação de Deus: Necessidade

a revelação natural pode ser entendida "por conta própria"

mesmo no paraíso, o homem tinha que interpretar a revelação geral (natural) nos termos das obrigações colocadas sobre ele, por Deus, através da revelação especial.

A Revelação de Deus: Claridade

a revelação natural e especial são incertas ao ponto de que o homem pode somente dizer que a existência de Deus é "provável".

a revelação natural e especial são claras ao ponto de que o homem pode se assegurar da existência de Deus.

 

A Revelação de Deus: Suficiência

permite uma realidade última de "possibilidade", à partir do qual podem vir alguns "fatos" completamente novos para Deus e para o homem. Tais "fatos" não deveriam ser interpretados e explicados nos termos da revelação geral ou especial de Deus.

não há um realidade de "possibilidade"

A Revelação de Deus: Autoridade

é secundária à autoridade da razão e da experiência. O homem a identifica e reconhece sua "autoridade" somente nos termos de sua própria autoridade.

a Palavra de Deus é auto- testificadora e disto, é derivada sua autoridade. As Escrituras identificam a si mesmas.

A criação do homem à imagem de Deus

é comprometida pelo pensamento de que a existência e o conhecimento do homem são independentes da existência e do conhecimento de Deus.

é sustentada pois o homem deve "pensar nos pensamentos de Deus depois dos seus".

A relação pactual de Deus com o homem

sustenta o entendimento que a ação representativa de Adão não é absolutamente determinativa do futuro.

sustenta o entendimento de que a ação representativa de Adão é absolutamente determinativa do futuro.

A corrupção da humanidade

não entende que a depravação ética do homem (se é que há alguma) se estenda ao todo de sua vida, até mesmo aos seus pensamentos e atitudes.

entende que a depravação ética do homem estende-se ao todo de sua vida, até mesmo aos seus pensamentos e atitudes.

A graça de Deus

sustenta que o homem deve, ele mesmo, renovar o seu entendimento, pelo "uso devido da razão".

é o pré-requisito necessário para "renovar o entendimento".

 

De: "Meu Credo," em Jerusalém e Atenas, ed. E. R. Greehan (Presbyterian and Reformed Pub., 1971).


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 18 de Setembro de 2004.


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