Por que Crianças Inocentes Precisam Morrer
nas Mãos de Outras Pessoas?


por

Matt Slick


Se há um Deus bondoso no universo por que crianças inocentes precisam sofrer nas mãos de pessoas más? Esta é uma boa questão. Acima de tudo, o que as criancinhas fizeram para merecer punição ou sofrimento? Nada. Mesmo assim sofrem. Se Deus é amoroso e poderoso por definição, por que não impede que ocorra essa injustiça?

É verdade que Deus é bom. Sua natureza é santa e Ele é amável e paciente. Mas Deus também é justo e sábio. Ele criou Adão e Eva e os colocou no Jardim do Éden, concedendo-lhes domínio sobre o mundo. Esse domínio não foi apenas funcional. Foi também representativo. Em outras palavras, Adão foi o cabeça geral sobre a humanidade. Isso implica que Adão representou toda a humanidade. [1] A Bíblia ensina que quando ele caiu em pecado, caímos juntos (Rm 5.12-21). Outra forma de ver isso é o fato de Adão reunir todos nós de forma representativa, em sua vida e em sua semente. Quando ele caiu, não apenas herdamos uma natureza pecaminosa por simplesmente nascermos, mas igualmente herdamos um mundo corrompido pelo pecado.

Não herdamos de Adão apenas uma natureza pecaminosa, mas também um mundo corrompido pelo pecado: morte, deterioração, desastres etc. Além disso, Deus nos concedeu o status e a responsabilidade de gerenciar o que nos foi dado. Assim, Deus nos entregou um mundo que era bom no início, mas caído por causa de Adão. Neste mundo, vivemos com as conseqüências das nossas ações. Infelizmente isso implica que uma das conseqüências do pecado é que às vezes o inocente sofre.

No entanto, falando tecnicamente, nem mesmo as crianças são inocentes. A Bíblia ensina que todos somos por natureza filhos da ira (Ef 2.3). Seja como for, o pecado de Adão é imputado ou assumido para toda e qualquer pessoa que Adão representou da mesma forma que a retidão de Cristo é imputada ou assumida para toda e qualquer pessoa a quem Ele representou. Se alguém diz que é injusto Adão representar-nos na Queda, então deve também aceitar que é injusto Cristo representar-nos na cruz. Em último caso isso significaria que não haveria salvação. Isso ocorre porque Deus estabeleceu a idéia da representação, para que possamos ser salvos. A conseqüência infeliz disto é que também precisamos continuar sofrendo os efeitos do fracasso que veio com Adão.

Logo, embora Deus possa intervir e impedir que as pessoas sofram, e Ele provavelmente já faz isso sem que percebamos, existem ainda aqueles que vão sofrer no mundo pelos efeitos do pecado no homem e sobre a criação.


NOTAS:

[1] — Cabeça geral não apenas significa que Adão nos representou na queda, mas também que Cristo nos representou sobre a cruz. Assim como em Adão todos morremos, em Cristo somos todos vivificados (1Co 15.22).

 


Traduzido e editado por: Marcelo Herberts
27 de Outubro de 2005.

Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova