As Doutrinas Arminiana e Sinergista São a Mesma?

por

John Hendryx




Questão do visitante:

John , as doutrinas arminiana e sinergista são a mesma? Se não, onde elas diferem?


Todos arminianos são sinergistas, mas nem todos sinergistas são arminianos. Aqueles que abraçam o sinergismo também incluem Católicos Romanos, Ortodoxos Orientais, Metodistas, Nazarenos, Molinistas, Batistas Livre-Arbítrio, Teístas Libertarianos Livre-Arbítrio e alguns Evangélicos Dispensacionalistas.

Nós freqüentemente usamos o termo “sinergista”, pois é mais acurado para descrever um grupo mais amplo. Sinergismo está relacionado com a doutrina da regeneração ou novo nascimento como descrita em João capítulo 3. Um monergista é alguém que crê que Deus o Espírito Santo sozinho opera a obra da regeneração que abre os olhos cegos, abre os ouvidos surdos e torna o coração de pedra num coração de carne. O sinergista, por outro lado, crê que a fé é produzida pela nossa natureza humana NÃO-REGENERADA...que um homem natural pode exercer fé aparte da regeneração do Espírito Santo (uma posição que todos dos grupos listados acima compartilham em comum). A crença que estamos promovendo aqui, que cremos ser bíblica, é a do monergismo, ou seja, que ninguém pode dizer 'Jesus é Senhor' senão pelo Espírito Santo...que todos que o Pai dá a Cristo virão a Ele (João 6:37) e que ninguém vem a Cristo a menos que o Pai lhe traga (João 6:63-65)...Assim, a Escritura está dizendo claramente nessas passagens o seguinte: Ninguém pode crer no evangelho a menos que Deus lhe conceda isso e TODOS a quem isso for concedido, crerão fazendo a graça de Deus tanto invencível como indelével. 2 Timóteo 2:25 também diz que é Deus quem concede o arrependimento. Ele não é algo que o homem natural tem o desejo de praticar, pois João 3:20 diz que o homem natural “ama as trevas e odeia a luz, e não vem para a luz”. Mas aqueles que vêm para a luz mostram que isso é uma obra operada por Deus. Nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro. É Paulo quem planta e Apolo quem rega, mas é Deus quem faz crescer. Quando pregamos o evangelho às pessoas, podemos pregar até que fiquemos sem fôlego e ninguém responderá ATÉ que Cristo os liberte da sua escravidão à corrupção da natureza. Deixados a si mesmos os homens sempre rejeitarão a Cristo. É necessária uma obra especial da graça sobrenatural para remover a hostilidade do homem. Assim, nós espalhamos a semente do Evangelho na pregação, mas o Espírito Santo germina a semente, por assim dizer, se esse homem há de responder.

Respondendo sua pergunta, não é apropriado, na minha humilde opinião, rotular um católico romano de arminiano. Por quê? Simplesmente porque ele não é um arminiano e nunca possuirá esse nome. Nem um arminiano apreciará ser chamado de católico romano, embora eles possam compartilhar alguns aspectos da doutrina da salvação em comum. Os arminianos têm crenças muito específicas chamadas os “Cinco Pontos da Remonstrance” (um protesto contra o Calvinismo). Essa prática de chamar alguém com quem discordamos de um “armiano” não é diferente da de um arminiano que chama todos calvinistas de “hiper-calvinistas”. Nós o corrigiríamos rapidamente e mostraríamos as nítidas diferenças. Se chamássemos um católico romano de um arminiano, isso, da mesma forma, seria inacurado, e ambas as partes seriam ofendidas por não tentar definir sua posição acuradamente. Eles sustentam o sinerigismo em comum (um cooperação do homem e Deus na regeneração), mas eles não sustentam muitas outras crenças em comum, de forma que o rótulo se tornaria sem sentido quando aplicamos o termo arminiano a qualquer pessoa que não concorde com os cinco pontos do Calvinismo. Alguns calvinistas têm a tendência de fazer isso, mas eu creio que tal atitude não é útil para nenhuma discussão.

Se um cristão normal, que acabou de sair do Seminário de Dallas, não crer na regeneração monergística, eu não o chamarei automaticamente de um arminiano, pois ele pode discordar veementemente com a maioria das doutrinas arminianas. De fato, ele estaria muito mais perto de um calvinista do que de um arminiano, teologicamente falando, visto que ele crê na eleição incondicional e na depravação total. Ele pode ser inconsistente em sua teologia e confuso, mas não arminiano. Quando debatemos com outras pessoas é melhor, na minha humilde opinião, descrever as outras pessoas duma forma com a qual elas concordem. Se você as pinta em cores com as quais elas discordam, então, estamos criando uma caricatura. Assim, durante os anos nos quais tenho debatido e discutido, tenho visto que é muito mais provável persuadirmos os outros sendo precisos do que dando uma mexida de mãos e simplesmente rotulando todos como arminianos. Sinergismo descreve mais acuradamente a diferença principal que temos com muitos outros grupos e é útil para criar o desejo em ambos os lados para uma discussão mais prolongada.

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 07 de Agosto de 2005.

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