Deus Muda Sua Mente?

por

John M. Frame

 

Alguns vezes, na Bíblia, Deus parece mudar Sua mente. Por exemplo, em Gênesis 6:5-6 Ele declara que Ele está triste por ter criado o homem. E na profecia de Jonas, Ele anuncia que Nínive seria destruída (Jonas 3:4); mas Nínive não foi destruída, pois a cidade se arrependeu diante do verdadeiro Deus.


Gênesis 6:5-6

ARC - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.

ARA - Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

NVI - O SENHOR viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o SENHOR arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração.

NTLH -
Quando o SENHOR viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas, ficou muito triste por haver feito os seres humanos. O SENHOR ficou tão triste e com o coração tão pesado.


Jonas entendeu, contudo, que a “mudança de mente” de Deus é meramente a expressão de uma profunda imutabilidade: a constância de Seu caráter como abundante em amor (4:2) (veja também Êxodo 34:5-6; Jeremias 18:7-9). Assim, a natureza imutável de Deus e Suas ações históricas estão relacionadas de formais sutis.


Jonas 4:2

ARC - E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal.

ARA - E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.

NVI - Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar mas depois te arrependes.

NTLH - Então orou assim: — Ó SENHOR Deus, eu não disse, antes de deixar a minha terra, que era isso mesmo que ias fazer? Foi por isso que fiz tudo para fugir para a Espanha! Eu sabia que és Deus que tem compaixão e misericórdia. Sabia que és sempre paciente e bondoso e que estás sempre pronto a mudar de idéia e não castigar.


A onipresença de Deus pode ser a chave para o problema. Ele é onipresente, não somente no espaço (Jeremias 22:24, Salmos 139), mas também no tempo: como Deus conosco, Ele está presente tanto aqui como agora. Ele é transcendente, o Senhor do espaço e do tempo, e também imanente, o Senhor presente no espaço e no tempo. Como o transcendente Senhor do tempo, Deus vê todos os tempos igualmente e age como o Soberano deles, operando todas as coisas segundo o propósito de Sua vontade (Efésios 1:11). Como o Senhor imanente e onipresente, Ele está aqui e agora, um ator em cada estágio histórico. Dentro do tempo, Ele vê o tempo como nós vemos, o passado como passado, o futuro como futuro. Ele responde apropriadamente a cada momento, cada dia, à medida que eles chegam: com regozijo ou tristeza. Quando Seu regozijo se torna tristeza, ou vice-versa, podemos dizer, como os escritores bíblicos, que Ele muda. Mas essas mudanças não mudam Seu plano eterno. Antes, elas representam Seus relacionamentos variáveis com as Suas criaturas, à medida que Ele executa Seu plano eterno através da história.

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 10 de Julho de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova