A Natureza de Deus A Tri-Unidade de Deus

por

James White


 

I. Os Atributos de Deus:

A. Naturais:

1. Espiritualidade (João 4:24)
2. Personalidade (Êxodo 3:14)
3. Vida (Jeremias 10:6-11)

B. Pertencentes à Sua Infinidade

1. Absoluto - Unicidade
2. Soberania/Supremacia (Isaías 40:12-17, 43:12-13, 46:9-10, Salmo 135:6).
3. Auto-existência
4. Imutabilidade - Ele não muda - Salmo 102:27, Malaquias 3:6, Tiago 1:17
5. Unidade - uma substância, uma ousia (Deuteronômio 6:4)
6. Perfeição (Mateus 5:48)
7. Imensidão (2 Crônicas 6:18)
8. Eternidade (Êxodo 3:14, Salmo 90:2, 1 Timóteo 1:17, Judas 25)

C. Pertencentes à Criação

1. Onipresença - Salmo 139:7-10, Jeremias 23:23-24
2. Onisciência - Hebreus 4:13, Mateus 10:29-30, Romanos 11:33
3. Onipotência - Gênesis 17:1, Apocalipse 1:8, Romanos 4:17



II. Os Atributos Morais de Deus

A. Santidade
B. Justiça
C. Amor
D. Verdade



II. A Tri-Unidade de Deus

A. Os Credos:

O Niceno: “Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas, tanto no céu como na terra....E cremos no Espírito Santo. Quanto àqueles que dizem: 'Houve um tempo quando Ele não existiu' e 'antes dEle ser gerado, Ele não existia', e 'Ele foi feio do nada, ou de outra hypostasis ou essência', alegando que o Filho de Deus é mutável ou sujeito à mudança — tais pessoas a igreja católica e apostólica condena”.

O Atanasiano: “Mas a fé universal é esta, que adoremos um único Deus em Trindade, e a Trindade em unidade. Não confundindo as pessoas, nem dividindo a substância. Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna majestade. O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito Santo. O Pai é não criado, o Filho é não criado, o Espírito Santo é não criado. O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito Santo é ilimitado. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. Contudo, não há três eternos, mas um eterno. Portanto não há três (seres) não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e um ilimitado. Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. Contudo, não há três onipotentes, mas um só onipotente. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. Contudo, não há três Deuses, mas um só Deus. Portanto o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor. Contudo, não há três Senhores, mas um só Senhor. Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a confessar cada pessoa separadamente como Deus e Senhor; assim também somos proibidos pela religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores. O Pai não foi feito de ninguém, nem criado, nem gerado. O Filho procede do Pai somente, nem feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente. Portanto, há um só Pai, não três Pais, um Filho, não três Filhos, um Espírito Santo, não três Espíritos Santos. E nessa Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é maior ou menor. Mas todas as três pessoas co-eternas são co-iguais entre si; de modo que em tudo o que foi dito acima, tanto a unidade em trindade, como a trindade em unidade deve ser cultuada. Logo, todo aquele que quiser ser salvo deve pensar desse modo com relação à Trindade. Mas também é necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo. É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem. Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo da substância da sua mãe. Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne humana. Igual ao Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua humanidade. O qual, embora seja Deus e homem, não é dois mas um só Cristo....porque Ele é uma só pessoa”

 

IV. Fundamento da Trindade: A doutrina da Trindade é baseada em três verdades bíblicas que juntas formam seu fundamento: 1. Há somente um Deus (monoteísmo); 2. Há três Pessoas - o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Isto é uma contradição direta ao modalismo, Sabelianismo, ou os ensinos de “Somente Jesus”, que negam a personalidade separada do Pai, do Filho e do Espírito; 3. Há plena igualdade entre as Pessoas. Isto é uma contradição direta ao Arianismo e todos os sistemas que negam a plena deidade e igualdade do Filho e do Espírito. Cada uma destas verdades é parte da revelação de Deus de Si mesmo, e nenhum sistema pode reivindicar ser baseado na Bíblia, a menos que estes verdades sejam levadas em conta. A negação de qualquer um destes ensinos bíblicos levam diretamente à heresia e à falsa doutrina - a negação do monoteísmo leva ao politeísmo (como acontece no Mormonismo); a negação das três Pessoas leva ao modalismo (como acontece no Movimento Pentecostal Unido); e a negação da igualdade das Pessoas leva ao “subordinacionalismo” (Testemunhas de Jeová; o Caminho Internacional, etc.).

A. Há apenas Um Deus: Deuteronômio 4:35, 6:4, 10:14, Salmo 96:5, 97:9, Isaías 43:10, 44:6-8, 44:24, 45:5-6, 45:21-23, 46:9, 48:11-12, João 17:3, 1 Timóteo 2:5, Apocalipse 1:8, (Oséias 13:4). Ele não é, em Sua natural essencial, um homem: Oséias 11:9, Números 23:19.

B. Há três Pessoas: Pai, Filho e Espírito: Mateus 3:16-17, 11:27, 17:1-9, 27:46, João 1:18, 14:16-17. A pré-existência do Filho: Colossenses 1:13-17, Hebreus 1:2-3, João 1:1.

C. Igualdade: a Deidade de Cristo: Colossenses 2:9, João 20:28, Tito 2:13, 2 Pedro 1:1, João 1:18; identificação como Yahweh: João 6:39-41/Isaías 6, Hebreus 1:10-12/Salmo 102:25-27.



V. A Personalidade de Deus: Ele é Triuno

A. Evidência Escriturística: (Citações de The Works of B. B. Warfield, vol. 2, páginas 133-135).

O termo “Trindade” não é um termo bíblico, e não estamos usando uma linguagem bíblica quando definimos o que é expresso por ela como a doutrina de que há somente um único e verdadeiro Deus, mas que na unidade da Deidade há três Pessoas co-eternas e co-iguais, a mesma em substância, mas distintas em subsistência. Uma doutrina assim definida pode ser chamada de doutrina bíblica somente sobre o princípio de que o senso da Escritura é Escritura. E a definição de uma doutrina bíblica em tal linguagem não-bíblica pode ser justificada somente sobre o princípio de que é melhor preservar a verdade da Escritura do que as palavras da Escritura. A doutrina da Trindade reside na Escritura em solução; quando ela é cristalizada por seu solvente ela não cessa de ser escriturística, mas somente chega à uma visão mais clara. Ou, para falar sem figura, a doutrina da Trindade é nos dada na Escritura, não em definição formulada, mas em alusões fragmentadas; quando reunimos esses membros desconjuntados numa unidade orgânica, não estamos passando da Escritura, mas entrando mais perfeitamente no significado da Escritura. Nós podemos declarar a doutrina em termos técnicos, supridos pela reflexão filosófica; mas a doutrina declarada é uma doutrina genuinamente escruturística....De fato, a doutrina da Trindade é uma doutrina puramente revelada. Isto é, ela incorpora uma verdade que nunca foi descoberta, e que é impossível de ser descoberta, pela natureza humana. Com toda a sua pesquisa, o homem não seria capaz de descobrir por si mesmo as coisas profundas de Deus. Consequentemente, o pensamento étnico nunca alcançaria um conceito trinitariano de Deus, nem qualquer religião étnica apresenta, em suas representações do Ser Divino, qualquer analogia à doutrina da Trindade.

Assim como a doutrina da Trindade é impossível de ser descoberta pela razão, é também incapaz de ser provada pela razão. Não há analogias na natureza, nem mesmo na natureza espiritual do homem, que é feito à imagem de Deus. Em Seu modo de ser trinitariano, Deus é único; e, como não há nada no universo como Ele neste respeito, assim também não há nada que possa nos ajudar a compreendê-Lo.

A prova fundamental de que Deus é uma Trindade é suprida, dessa forma, pela revelação fundamental da Trindade na realidade:

isto é, na encarnação de Deus o Filho e no derramamento de Deus o Espírito Santo. Numa palavra, Jesus Cristo e o Espírito Santo São as provas fundamentais da doutrina da Trindade. Isto é o mesmo que dizer que toda a evidência de qualquer tipo, e de qualquer fonte derivada, de que Jesus Cristo é Deus manifesto em carne, e de que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina, é, da mesma forma, uma evidência da doutrina da Trindade; e que, quando vamos para o Novo Testamento atrás de evidências da Trindade, devemos buscá-las, não meramente em alusões dispersas à Trindade como tal, numerosas e instrutivas como elas são, mas primariamente em toda a abundância de evidência que o Novo Testamento provê da Deidade de Cristo e da personalidade Divina do Espírito Santo. Quando dizemos isto, temos dito em efeito que a abundância total do Novo Testamento é uma evidência da Trindade. Pois o Novo Testamento é saturado com evidências da Deidade de Cristo e da personalidade Divina do Espírito Santo. Precisamente o que o Novo Testamento é, ou seja, a documentação da religião do Filho encarnado e do Espírito derramado, isto é, da religião da Trindade, e o que queremos dizer por doutrina da Trindade não é nada senão a formulação em linguagem exata do conceito de Deus pressuposto na religião do Filho encarnado e do Espírito derramado.

B. AT: “Façamos”; três vezes santo (hagion) de Isaías; plural Yahwehs em Gênesis 19:24.


C. NT: A Deidade do Filho & do Espírito com relação ao fato de que há somente um Deus. Mateus 28:19-20. Sobre esta seção: Deuteronômio 28:58 - “este nome glorioso e temível, Yahweh o teu Deus”. Jeremias 14:9: “ Tu estás no meio de nós, Oh Yahweh, e nós somos chamados pelo teu nome”. Jeremias 15:16: “Eu tenho sido chamado pelo Teu nome, Oh Yahweh, Deus dos exércitos ”.
2 Crônicas 7:14 literalmente: “e o Meu povo sobre quem o Meu nome é chamado...” c.f. Daniel 9:18-19. Quando, portanto, nosso Senhor ordenou Seus discípulos a batizarem àqueles que eles trouxessem à Sua obediência “em nome do...”, Ele estava usando uma linguagem carregada do mais alto significado para eles. Ele não poderia ter sido entendido de outra forma além dessa, ou seja, de estar substituindo o Nome de [Yahweh] por este outro Nome “do Pai, do Filho e do Espírito [Santo]”; e isto não poderia de forma alguma ter significado aos Seus discípulos outra coisa além de que [Yahweh] seria agora conhecido a eles por um novo nome, do Pai, e o Filho, e o Espírito Santo...Não há alternativa, portanto, para entender Jesus aqui dando à Sua comunidade um novo Nome para Yahweh, e que este novo Nome seria o triplo Nome de “o Pai, o Filho e o Espírito Santo”. Nem há lugar para dúvidas de que por “o Filho” neste triplo Nome, Ele queria dizer apenas Ele mesmo com todas as implicações da personalidade distinta do “Pai” e do “Espírito Santo”, com quem “o Filho” é aqui associado, e de quem, da mesma forma, “o Filho” é aqui distinguido. Isto é uma imputação direta de uma personalidade tripla ao Yahweh Deus de Israel, e é, com isso, a enunciação direta da doutrina da Trindade.


D. Triadic formulae [fórmula tríade]: 1 Tessalonicenses 1:3-5, 2 Tessalonicenses 2:13, 1 Coríntios 2:2-5, 6:11, 12:4-6, 2 Coríntios 1:21-22, 13:14, Romanos 8:26-27, 14:17-18, 15:16, 15:30, Colossenses 1:6-8, Efésios 2:18, 3:16-17, 4:4-6.


E. Declaração da Doutrina: 1. Há no Ser Divino apenas uma essência (ousia, essentia) indivisível. 2. Neste Ser Divino único há três Pessoas ou subsistências individuais, Pai, Filho e Espírito Santo. 3. Toda a essência indivisível de Deus pertence igualmente a cada uma das três pessoas. 4. A subsistência e operação das três pessoas no Ser Divino é marcada por uma certa ordem definida. 5. Há certos atributos pessoais pelos quais as três pessoas são distinguidas. 6. A Igreja confessa que a Trindade é um mistério que está além da compreensão do homem.

1. Uma essência, substância, ou ousia.

2. O Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito, o Espírito não é o Pai. 3 subsistências - “distinções pessoais dentro da essência divina”. 3 modos de existência - há relações pessoais entre os três.

3. Naturalmente segue-se a indivisibilidade da ousia de Deus. Portanto, não pode haver subordinação de uma Pessoa à outra com respeito ao ser essencial. Turretin certa vez disse, “A mente do adorador não será distraída pela consideração de que há três pessoas divinas, se ele se lembrar que toda a essência divina está em cada uma das pessoas, de forma que se ele adora um, adora todos”.

4. Pai, Filho, Espírito. O Filho é gerado pelo Pai. O Espírito procede tanto do Pai como do Filho - também visto nas posições de cada um deles no Pacto Eterno de Redenção.

5. opera ad intra: Pai geração; Filho filiação; Espírito procissão. opera ad extra: criação, redenção, santificação.

6. Existência finita versus infinita.

 

F. Pacto Eterno de Redenção

Lembre-se da voluntariedade da humilhação de Cristo, Sua nova posição única, como isto explica as passagens onde Ele exclama “meu Deus” e como isto reflete as posições inerentes dentro da Trindade eterna.

“Ao interpretar aquelas passagens nas quais a onipotência e a exaltação divina (Filipenses 2:9) são ditas serem “dadas” ao Filho encarnado, deve ser recordado que requer-se uma natureza infinita para receber e exercer tais dons infinitos...Eles são comunicáveis somente a uma pessoa infinita” (Shedd, vol. 1., p. 318).


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 26 de Abril de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova