Batismo

por

William Ames

1. Os sacramentos do Novo Testamento são poucos em número, fáceis de preparar e obseravar, e mui claros em seu significado.

2. Eles foram santificados e instituídos pelo próprio Cristo. Embora o primeiro sacramento tenha sido primeiramente usado por João o Batista, todavia, pelo próprio fato dele ter sido o precurssor de Cristo, ele mostrou que tal sacramento não se tornou uma instituição ordenada pelo ministério de João, mas através da instituição do próprio Cristo.3. Os sacramentos são o batismo e a Ceia do Senhor. Nenhum outro sacramento ou sinais sacramentais foram entregues à igreja por Cristo ou Seus apóstolos, nem podem outros serem apontados por homens na igreja.4. Por causa da instituição de Deus, é de grandíssima necessidade para os crentes usar estes sacramentos de forma diligente e devota. Mas, eles não são tão necessários à salvação, de forma que a ausência ou mera carência deles, prive alguém da salvação. Dada a instituição, eles não devem ser celebrados por alguém que não seja um ministro verdadeiro, ou por pessoas que estejam fora de uma igreja. 5. O batismo é o sacramento de iniciação ou regeneração.6. Embora ele [o batismo] sele todo o pacto da graça em todos os crentes, quando ele é especialmente feito em nosso favor, ele representa e confirma nosso próprio enxerto em Cristo. Romanos 6:3,5, Fomos batizados em Cristo Jesus...tendo sido unidos a Ele; 1 Coríntios 12:13, Fomos batizados em um só corpo.7. Desde o tempo de nosso primeiro enxerto em Cristo pela fé, um relacionamento de justificação e adoção ocorreu. Como o sacramento deste enxertar, o batismo significa a remissão dos pecados, Marcos 1:4. E significa, também, a adoção na qual somos consagrados por ele ao Pai, Filho e Espírito Santo, cujos nomes são pronunciados sobre o batizado. 8. E porque a santidade sempre vem de Cristo para aqueles que são enxertados, a todo o fiel, o batismo é também o selo da santificação. Tito 3:5, Ele nos salvou...pelo lavar da regeneração e renovação do Espírito Santo; Romanos 6:4-6.9. E visto que a glorificação não pode ser separada da verdadeira santidade, ele [o batismo] é ao mesmo tempo o selo da glória eterna, Tito 3:7, Para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna; Romanos 6:8, Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.10. Porque estes benefícios são selados pela iniciação no batismo, deve ser notado, primeiro, que o batismo é para ser administrado somente uma vez. Há somente um princípio da vida espiritual pelo novo nascimento, assim como há apenas um princípio da vida natural pelo nascimento. 11. Segundo, o batismo deve ser administrado a todos aqueles que estão no pacto da graça, porque ele é o primeiro selo do pacto no qual eles agora entraram.12. Os infantes dos crentes não devem ser proibidos de participarem deste sacramento. Primeiro, porque, se eles são participantes de qualquer graça, é por causa do pacto da graça e assim, tanto o pacto como o primeiro selo do pacto pertencem a eles. Segundo, o pacto no qual os fiéis estão agora inclusos é claramente o mesmo do pacto feito com Abraão, Romanos 4:11; Gálatas 3:7-9 - e isto expressamente se aplica aos infantes. Terceiro, o pacto como agora administrado aos crentes traz uma maior e mais completa consolação, do que ele poderia trazer, antes da vinda de Cristo. Mas se ele pertence somente a eles, e não aos seus infantes, a graça de Deus e sua consolação seriam mais limitadas e mais contraídas após o aparecimento de Cristo, do que antes. Quarto, o batismo suplanta a circuncisão. Colossenses 2:11,12; ele pertence aos filhos dos crentes tanto quanto a circuncisão pertencia. Quinto, no próprio princípio da regeneração, do qual o batismo é um sinal, o homem é meramente passivo. Portanto, nenhuma ação exterior é requerida de um homem quando ele é batizado ou circuncidado (diferentemente dos outros batismos); mas somente um recebimento passivo. Os infantes são, portanto, tão capazes de participarem deste sacramento, até onde se diz respeito ao seu benefício principal, como os adultos.

13. A fé e o arrependimento não mais constituem o pacto de Deus agora do que no tempo de Abraão, que foi o pai dos fiéis. Portanto, a ausência destes não impede as crianças de serem batizadas mais do que impediria elas de serem circuncidadas no tempo de Abraão.


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 08 de Setembro de 2004.


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