Argumentos contra o Batismo por Imersão

por

Rev. Nelson Gonçalves de Abreu

 

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Um texto contundente no N.T., a respeito do batismo está em At8:37-38, alguns batistas, se apegam a esse texto para fortalecerem sua idéia de imersão, porém o texto não tem essa ênfase e muito menos o objetivo de provar o imercionismo.

1 - A palavra ebaptisen, encontra-se no primeiro aoristo do indicativo ativo, o que faz com que a ênfase recaia sobre o fato e não sobre o sujeito, ou o modo como o homem foi batizado. WCL.Vl1 pg.731.

2 - As preposições, kata, (para baixo, conforme), epi (sobre, para cima de), eij (para), todas no ac., indicam o local para onde se dirigiram vs.39; a preposição é ek e o artigo é tou, ambos no gn., indicando o local de onde saíram ek de, tou da.

3 - Nos tempos de Jesus batismo não era algo novo, os persas, egípcios e os hindus praticavam o batismo, sendo que ele era feito através de banho no mar ou também por asperção.

A palavra vem de bapto, que segundo alguns significa , mergulhar, mergulhar em tinta, baptizo é uma forma intensiva de bapto e quer dizer fazer perecer.

Berkhof, na pg. 630, diz que: “é mais que evidente que as palavras bapto e baptizo, tinham outros significados, como os de (lavar) , (banhar-se) e (purificar mediante livramento).” No entanto a idéia que foi se tornando proeminente é a de purificação.

Dentro da nomenclatura Bíblica é dificílimo assumirmos a idéia de que é cabível a possibilidade de batismo por imersão, pois sempre que a idéia de purificação é apresentada, ela trás consigo a perspectiva da aspersão. Nm8:7, 19:13, 18-20; Sl51:4, Ez36:25, (esses versos falam de purificação com água) até mesmo no apócrifo de Judite12:7 a idéia é a mesma, Mc7:3-4. Ex12:7, passar o sangue pelas ombreiras e vergas da porta. Agora cerca de 27vs, falam de purificação com sangue (idéia de resgate) Ex29:21, Lv1:5, Lv3:2, 2Rs16:15, 29:22, Ez43:18.

Outros textos que fortalecem essa mesma visão de aspersão, Mt3:11, Lc11:37-38, 12:50, Rm6:3, 1Co12:13. Berkhof afirma na pg.635, que: "o N.T. em nenhum caso afirma que o batismo era feito por imersão”.


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