Robert Lewis Dabney (1820-1898)

por

L. G. Whitlock, Jr.

 


Dabney foi um dos proeminentes teólogos presbiterianos do século dezenove e o teólogo mais importante e influente na Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos de 1865 a 1895. Um nativo de Virgínia, ele foi ordenado ao ministério em 1847. Em 1853 ele foi apontado como professor em sua alma mater [1], o Seminário Teológico União, em Richmond. Exceto por um breve período de serviço militar, ele permaneceu no Seminário União até 1883. Ele concluiu sua carreira como professor filosofia mental e moral e de economia política na recentemente estabelecida Universidade do Texas, durante o qual tempo co-fundou a Escola de Teologia Austin, mais tarde chamada de Seminário Teológico Presbiteriano Austin.

Ele foi reconhecido como um pregador e professor de uma eficácia incomum. Ele foi também um escritor prolífico. A mais importante de suas obras foi a sua Lectures in Systematic Theology [Palestras em Teologia Sistemática), que permaneceu como o compêndio teológico padrão nos seminários presbiterianos do sul e assim permaneceu no Seminário União, em Richmond, até 1930. Alguns dos seus artigos mais importantes têm sido preservados num coleção de dois volumes intitulada Discussions: Evangelical and Theological [Discussões: Evangélicas e Teológicas]. Como J. H. Thornwell antes dele, Dabney protegeu o Calvinismo do Presbiterianismo da Velha Escola e foi tão eficaz que essa teologia e o ponto de vista geral prevaleceu como o da denominação durante todo o período da Reconstrução [2] e no Seminário União também até o século vinte.

Como resultado de seu serviço com chefe de estado-maior ao General T. J. “Stonewall” Jackson, ele escreveu uma biografia do famoso comandante. Ele foi um defensor vigoroso e articulado do Sul, como revelado em seu volume A Defense of Virginia [Uma Defesa da Virgínia].


Nota do tradutor:

[1] - Alma mater: universidade ou faculdade onde uma pessoa estudou.

[2] - Reconstrução (História dos Estados Unidos): processo pós-Guerra Civil de re-aceitação dos estados Confederados na União; (1865-1877) período durante o qual os estados Confederados foram re-aceitos na União.


Bibliografia: R. L. Dabney, Social Rhetoric; T. C. Johnson, The Life and Letters of Robert Lewis Dabney; E. T. Thompson, Presbyterians in the South.

 

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 11 de Agosto de 2005.


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova