Anelos do Céu

por

Prof. Isaías Lobão Pereira Júnior



Somos peregrinos e aguardamos a nossa pátria real, como bem disse o poeta cristão no antigo hino Anelos do Céu, aqui registrado conforme a letra do hinário Salmos e Hinos 592:

Da linda pátria estou bem longe, cansado estou.
Eu tenho de Jesus saudade: quando será que vou?
Passarinhos, belas flores querem me encantar.
Oh! Vãos terrestres esplendores! De longe enxergo o lar.

De Cristo tenho aqui promessa: Vem me buscar.
Meu coração está com pressa; eu quero já voar.
Pecador e corrompido, mui culpado sou,
Mas, no seu sangue redimido, eu para a pátria vou

Qual filho do seu lar saudoso, cheio de amor,
Minha alma aspira ao bom repouso junto ao meu Senhor.
Sua vinda aqui é certa; quando não o sei;
Mas Ele manda estar alerta: Do exílio voltarei

O céu parece não estar na agenda da igreja pós-moderna, que hereticamente o abandonou em troca das promessas anunciadas nas campanhas de fé, curas e prosperidade, totalmente carregadas do triunfalismo mundano passageiro, e não conforme o que a Escritura ordena. Se antes os crentes podiam ser acusados de anunciar uma mensagem escapista, jogando tudo para o céu, agora, sem dúvida, a igreja moderna declarou o fim da esperança no céu. Claro que há louváveis exceções, contudo, a maioria já sucumbiu aos novos ventos.

Porém, neste momento você pode me perguntar. Onde fica o céu? Ficarei cantando e tocando harpa sentado numa nuvem? Creio que essas perguntas são importantes e que devem ser respondidas com todo respeito e fundamentação.

A primeira pergunta, onde é o céu? O céu não se localiza em algum lugar no universo. Devemos procurar o céu numa dimensão completamente diferente da nossa. Seja qual for a direção que uma nave espacial se dirigir, ela nunca alcançará o céu onde Deus habita.

Temos idéias errôneas sobre o céu, porque não conseguimos imaginar um mundo exclusivamente espiritual. Por esta razão nós sempre comparamos o céu com a realidade material que conhecemos. Tratamos o céu como um lugar distante, em cima de nós, no espaço imenso que cerca o planeta que vivemos. Porém, temos que abandonar a idéia de um tipo de viagem no espaço, passando sol, lua, estrelas indo a um certo lugar.

O céu é uma outra maneira de existir. Convém lembrar que Deus criou três grupos de seres, a saber, os anjos, os animais e o ser humano. Os anjos são seres espirituais; que vivem constantemente na presença de Deus, conscientes exclusivamente do mundo espiritual. Os animais, por sua vez, estão completamente ligados ao mundo físico, não tendo nenhuma noção do mundo espiritual. Entre esses dois grupos, Deus criou os seres humanos, com capacidade de relacionamento com o mundo material e com um espírito, capaz de ter ligação com o céu. Em contraste com os anjos e os animais, o ser humano foi criado para as duas realidades, física e espiritual.

A segunda pergunta é a respeito do que faremos no céu. Peter Kreft [1] acredita que haverá continuidade da nossa personalidade e essência no céu. Cresceremos em amor, uns para com os outros, e no conhecimento de Deus. Ele alista seis atividades que exerceremos no céu, que segundo suas palavras:

“Há apenas seis coisas que nunca entediam aqui na Terra, seis coisas que jamais têm fim: conhecer a você mesmo, conhecer o próximo, conhecer a Deus, amar a si mesmo, amar ao próximo, e amar a Deus”.

Assim estaremos cumprindo o supremo mandamento da Escritura: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo” (Lucas 10:27-NVI).

No céu atingiremos a plenitude de vida a que fomos originalmente projetados. Entraremos num relacionamento perfeito com Deus, conosco mesmos, com nosso ambiente e com nosso próximo. Será o cumprimento de todos os propósitos de Deus para com suas criaturas, onde nós poderemos glorificar a Deus de maneira perfeita e seremos totalmente realizados.

Não temos como imaginar o que será o céu em sua plenitude, mas eu creio que, podemos confiar no amor e na grandeza de Deus, que tudo será mais que perfeito no céu.

A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti”. (Salmo 73:25-NVI).


NOTAS:

[1] - NEFF, David. Quebra-cabeças: perguntas difíceis que os cristãos fazem. p,161.


 

 


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova