2 Pedro: Introdução e Pano de Fundo

por

Gordon Lyons




O escritor dessa carta se introduz como Simão (grego, Symeon) Pedro, e uma testemunha da Glória excelente ou majestosa sobre o monte da transfiguração. Pedro alude também às observações feitas pelo Senhor Jesus com respeito à maneira de sua [de Pedro] morte (ou ‘êxodo').

A epístola conhecida como 2 Pedro não foi imediatamente reconhecida como genuína pela igreja primitiva. Ela difere de certa forma, em estilo, de 1 Pedro, embora isso possa ser simplesmente devido ao uso de um escriba ou amanuense diferente por Pedro para escrever a ditação do apóstolo. Em todo caso, 2 Pedro foi aceita mais tarde pela igreja como uma epístola genuína de Pedro, e parece não haver razão para se duvidar de sua autenticidade como a Palavra inspirada de Deus.

Há muitas similaridades entre 2 Pedro e Judas. Isso pode ser porque Judas usou a epístola de Pedro, ou Pedro a de Judas; ou pode ser que ambos tenham usado uma fonte comum, agora perdida.

Nessa carta, Pedro tem muito a dizer sobre o perigo que os falsos mestres representam para a igreja. Esses falsos mestres se levantariam dentro da própria comunidade da igreja, e enganariam a muitos. Além do mais, esses falsos mestres, em particular, tentariam persuadir os crentes a desprezarem a autoridade: cívica e celestial. Em adição, esses falsos mestres da fé cristã tentariam seduzir o povo de Deus para cometer as formas mais vis de imoralidade — em nome da liberdade cristã. Claramente, esses homens perversos deliberadamente recusavam reconhecer que a liberdade de um crente em Cristo não significa licenciosidade.

Além disso, esses falsos mestres desdenhariam e desprezariam as promessas da segunda vinda do Senhor. Pedro repudia os ensinos perversos deles apontando que Deus adia a segunda vinda de seu Filho, e o julgamento vindouro final, pois ele não quer que ninguém pereça [nenhum dos seus eleitos], da mesma forma como ele adiou o julgamento vindouro do mundo ímpio nos dias de Noé. Todavia, quando o dia da graça e da misericórdia de Deus terminou, o Senhor inundou o mundo com um dilúvio catastrófico. Assim será nos últimos dias, diz Pedro. Quando o dia da graça terminar o seu curso, o Filho de Deus virá. Da mesma maneira, o fim de todas as coisas e o julgamento final de Deus certamente hão de vir — não obstante as negações dessas verdades pelos falsos mestres.

Pedro adverte seus leitores para evitar esses homens perversos completamente e repudiar o ensino pernicioso deles. Para o mesmo fim, o apóstolo exorta o povo de Deus a buscar conhecer as Escrituras, de forma que eles possam crescer em sua fé e serem capazes de reconhecer o erro e o falso ensino, tão logo ele apareça. O apóstolo encoraja os santos a perseverarem em piedade e santidade de vida, e a mostrarem pelo exemplo de suas vidas como os ensinos de Cristo e de seus apóstolos devem ser praticados.



Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 21 de Setembro de 2005.

Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova