O Reino em Primeiro Lugar

por

Vincent Cheung




Mateus 6:33

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.


Jesus diz em Mateus 6:33,
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas”. Embora o seu significado pareça claro, este verso é freqüentemente entendido e praticado de maneira incorreta. Assim, muitas pessoas podem pensar que elas são praticantes da palavra, quando são meramente ouvintes da palavra (Tiago 1:22).

Algumas vezes pensamos que já cumprimos o que é requerido de nós, e sentimos bem sobre nós mesmos por isso, apenas porque concordamos com o que ouvimos da palavra de Deus. Algumas vezes entendemos incorretamente um verso como demandando algo menor do que aquilo que ele demanda, e assim, pensamos que já satisfazemos seus requerimentos, quando este não é o caso. Ou, algumas vezes, quando falhamos em satisfazer até mesmo este padrão menor, apenas diremos para nós mesmos, “Isto é perto o suficiente”. O resultado é que, em todas estas ocasiões, estamos agindo muito abaixo do que a palavra de Deus realmente demanda de nós, e desfrutando muito menos da vida e poder que Ele tem nos prometido.

No que se segue, consideraremos algumas das formas que as pessoas têm distorcido e desobedecido este verso. Então, consideraremos o correto entendimento deste verso assim como algumas das suas implicações.

Primeiro, há aqueles que exibem grosseira e descarada desobediência; eles explicitamente fazem da riqueza seu objeto de busca. [1] Certamente, isso caracteriza somente os incrédulos, e se caracteriza a sua vida, então você é um incrédulo, ainda caminhando para o sofrimento eterno no inferno.

Os incrédulos estão acostumados a fazer o exato oposto do que a palavra de Deus ordena (v. 32). Tudo do seu pensamento reflete o fato de que eles amam o “Dinheiro” e desprezam a Deus (v. 24). Seu típico objetivo na vida é alcançar riqueza e segurança financeira. Isto freqüentemente leva a uma ênfase sobre os meios para alcançar este objetivo, tais como educação secular e relacionamentos negociais.

Esperamos esta atitude para com a vida da parte dos incrédulos, mas muitos cristãos professos não são melhores. Eles freqüentemente admoestarão seus filhos a se focarem no trabalho escolar, mas eles não demonstram o mesmo nível de urgência quando lhes falando sobre o trabalho da igreja. Eles dizem aos seus filhos para estudar duro, para que eles consigam boas notas, entrem em boas escolas e faculdades, e, no final das contas, consigam bons empregos e salários. Mas sua agenda está longe de ser específica e ambiciosa quando diz respeito aos estudos teológicos de seus filhos e o futuro deles no ministério.

Isto é porque o reino não está em primeiro lugar com eles. Seja explicitamente ou implicitamente, seja por instrução ou exemplo, eles instilam em suas crianças a idéia de que o objetivo mais alto na vida é a segurança financeira, antes do que conhecer a Deus e trabalhar por Sua causa. Certamente, aqueles que ensinam isto para os seus filhos, já estão eles mesmos praticando o mesmo. Isto é inaceitável, e impróprio para aqueles que professam a fé. O problema é tão sério que deve ser duramente condenado.

Segundo, há aqueles que fazem da busca pelo reino de Deus o meio para se obter coisas materiais, e a riqueza ainda é o fim de toda a sua busca e esforço. Eles tomam o verso como um ensino ou até mesmo uma promessa de como obter legitimamente coisas materiais de Deus. Para eles, Jesus não está dizendo que uma pessoa deva evitar se esforçar por coisas materiais, mas Ele está dizendo que o caminho para se obtê-las é buscar primeiro o reino de Deus.

Esta atitude é essencialmente a mesma da outra. A diferença é que, ao invés de buscar riqueza diretamente e aparte de qualquer contexto cristão, eles agora se convencem de que estão buscando por coisas materiais através do “caminho correto”, buscando o reino de Deus no processo.

Contudo, isto é um engano, e contradiz o próprio ponto da passagem, que é dirigir nossa atenção e nossos esforços para longe da busca de coisas materiais, e ao invés disso, para uma busca do reino de Deus. Jesus não diz, “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus, para que vocês obtenham dinheiro e outras coisas materiais”.

Terceiro, há aqueles que fazem da riqueza o meio pelo qual eles buscam e promovem o reino de Deus, mas eles assim o fazem de uma forma que realmente faz da riqueza o objeto direto de sua busca e esforço. Reivindicando que eles têm, no final das contas, Deus em mente, eles, todavia, centram suas vidas ao redor da riqueza e de outras coisas materiais, de forma que, se eles dão qualquer atenção ao reino de Deus de alguma forma, ela é obviamente muito menor do que um pensamento posterior para eles.

Alguns são mais ousados sobre isto. Eu tenho ouvido pessoas afirmarem que, embora seja verdade que este verso nos diga para buscar em primeiro lugar o reino de Deus, a melhor forma de buscar primeiro o reino é primeiro ficando tão rico quanto possível! E daí se você estuda, ora, se sacrifica, prega e aconselha? Uma pessoa rica pode pagar a instrução de cem pessoas como você de uma só pancada!

De acordo com eles, o modo de colocar o reino em primeiro lugar não é fazer algo pelo reino imediatamente, mas é ter uma “visão” mais larga, como ficando realmente rico primeiro para que você possa fazer largas contribuições para igrejas e ministérios. Isto é como suas mentes funcionam. Eles estão tão enganados que pensam que isto é o correto a se fazer, e até mesmo pensam que isto é o que este verso está realmente ensinando, de forma que eles não ficam embaraçados de admitir livremente isto. Da sua perspectiva, aqueles que buscam o reino de Deus através do sacrifício e disciplina, oração e estudo, são de fato inferiores em visão e habilidade.

Certamente, isto é apenas uma escusa para desobedecer ao verso. É uma reivindicação de que a melhor forma de obedecer ao verso é fazendo exatamente o oposto do que ele ordena. Jesus deixa claro que buscar em primeiro lugar o reino de Deus significa que não devemos buscar riqueza e outras coisas materiais, as coisas que os incrédulos consideram mais importantes, e os objetos imediatos de sua ambição e desejo.

Qualquer interpretação deste verso que faça da riqueza o objeto de nossa busca, o reino como meramente o meio para a riqueza, ou a escusa para buscar riqueza, é falsa. O verso ensina que o reino é o objeto de nossa busca, e outras coisas são na melhor das hipóteses os meios pelos quais buscamos o reino, e nunca devemos tornar estes meios em objetos de nossa busca. Quer estejamos falando de nosso trabalho, dinheiro, educação, tempo, habilidade, conhecimento, e até mesmo nossa família, não devemos colocar estas coisas acima do reino de Deus, mas devemos usá-las como os meios e os contextos pelos quais servimos a Deus e buscamos o Seu reino. O reino de Deus deve ser o objeto direto da nossa atenção; qualquer visão que comprometa isto é falsa.

Todavia, outra forma de distorcer o verso é representá-lo com ensinando uma ordem meramente cronológica –– que devemos buscar em primeiro lugar o reino, mas então buscar riqueza e outras coisas materiais. Esta visão pode parecer plausível por causa da palavra “em primeiro lugar”, mas ela não implica que Jesus está nos dizendo para meramente fazer da busca pelo reino o primeiro item numa agenda que contém muitos outros itens.

De fato, à partir da linguagem e do contexto do verso, parece que Jesus está nos dizendo para fazer da busca pelo reino o “primeiro” e assim, o único item na nossa agenda. No verso 33, Ele não diz, “Vocês devem servir a Deus e então ao Dinheiro”, nem diz Ele, “Vocês devem servir ao Dinheiro para que possam servir a Deus”. Antes, Ele já tinha dito no verso 24, “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Portanto, no verso 33, Ele está dizendo, “Vocês devem servir a Deus, e não ao Dinheiro, de forma alguma”.

Lemos no verso, “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (ativo), e todas estas coisas lhes serão acrescentadas (passivo)”. A primeira parte do verso nos diz o que devemos fazer; por outro lado, a segunda parte do verso não nos diz alguma outra coisa que também devamos fazer, mas simplesmente nos diz o que acontecerá. O ponto da passagem inteira é tirar nossa atenção das coisas materiais para ativamente buscarmos o reino de Deus.

Portanto, por “em primeiro lugar”, Jesus não está indicando que deveríamos dar ao reino de Deus uma prioridade meramente cronológica, mas que deveríamos ativamente fazer dele o único foco das nossas vidas, fazendo tudo o mais subserviente a ele. Em outras palavras, você não terá obedecido este verso apenas porque a “primeira” coisa que você fez de manhã foi meditar sobre uma passagem da Escritura por dois minutos, mas então colocou tudo o que é cristão fora da sua mente pelo resto do dia. Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça inclui pensar na Sua Palavra todos os dias e todas as noites (Salmo 1:2), mesmo enquanto você está fazendo outras coisas. Há muitas coisas competindo pela sua atenção durante todo o dia, e durante todo o tempo você deve colocar o reino de Deus “em primeiro lugar”; durante todo o tempo você deve deixá-lo controlar a sua agenda, o seu pensamento e o seu comportamento.

Isto não significa que você deve negligenciar ou abandonar alguma das coisas legítimas da sua vida. A Escritura ensina que é o seu dever atender à sua família, sua ocupação e aos assuntos práticos da vida que são necessários para sustentar um estilo de vida normal e para atuar na sociedade humana. Mas até mesmo estas coisas legítimas devem ser feitas no contexto de buscar o reino de Deus, e uma pessoa deve estar preparada para colocar o reino em primeiro lugar, mesmo à custa delas. Freqüentemente é por causa destas coisas “legítimas” que as pessoas negligenciam o reino de Deus, e ao mesmo tempo elas ainda pensam que estão buscando o reino em primeiro lugar, e assim, param de ser praticantes da palavra, para serem apenas ouvintes.

Num sermão sobre o mesmo verso, Warfield escreve:

Quantos pensam que seja irracional em Deus colocar o Seu serviço antes da provisão deles para si mesmos e para a família? Quantos de nós que temos sido capazes de nos “arriscar”, não pensamos que podemos “arriscar” nossas famílias aos cuidados de Deus? Quão sutis são as tentações! Mas, aqui nosso Senhor admoesta a todos eles em calmas palavras, “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Esta não é uma repreensão ao nosso ateísmo prático? [2]

Que questão penetrante! Talvez todos nós temos sido culpados de obedecer o verso somente até certa extensão (que é o mesmo que dizer que temos sido desobedientes a ele); temos tantas reservas aparentemente legítimas. Certamente é o nosso dever prover para as nossas famílias, e algumas vezes é doloroso para nós ver que eles devem abrir mão de certas coisas por causa do nosso serviço ao reino de Deus. Parece que até mesmo aqueles de nós que parecem cumprir este verso em muitos aspectos, ainda falhamos quando chegamos a este ponto.

Se ceder a isso significa desobedecer ao mandamento de Deus, então, isso é, no final das contas, uma preocupação carnal. Jesus nos diz para buscarmos o reino em primeiro lugar, e primeiro significa primeiro. Como Warfield observa, é ateísmo prático pensar “que não podemos confiar em Deus para a nossa prosperidade terrena, mas que devemos pedir a Ele que espere até que tenhamos nossas boas fortunas terrenas antes que possamos ter recurso para nos voltar para Ele”.[3] Nosso Senhor demanda nossa atenção agora e não mais tarde, e Ele requer de nós o servi-Lo continuamente e não intermitentemente; Ele nos ordena a colocá-Lo em primeiro lugar sempre. [4]

Qual é a nossa ambição? Ela é mundana ou espiritual? Ela é centrada ao redor do reino de Deus ou ao redor do nosso próprio pequeno império? Como temos notado, é fácil “enganar a si mesmo” (Tiago 1:22), e pensar que você é um praticante deste verso, quando é apenas um ouvinte; é fácil pensar que você está fazendo tudo o que ele diz, quando está muito longe disso. Este é o porquê temos gasto este tempo tentando entender este verso melhor, e desatar algumas das suas implicações para as nossas vidas.

Matthew Henry comenta que obedecer este verso significa “fazer da religião o seu negócio”, e “pensar na religião como a sua grande e principal preocupação” [5]. É isto que você está fazendo? É isto o que você está reforçando em sua família? A forma que você gasta o seu dinheiro e o seu tempo sugere que você está “fazendo da religião o seu negócio”? O que você está ensinando para os seus filhos? Você lhes diz repetidamente para estudar duro para que tenham empregos bons no futuro, ou você lhes diz para se focarem no desenvolvimento do conhecimento bíblico e do caráter, para que eles agradem e glorifiquem a Deus? Você alguma vez já lhes disse para parar de fazer a tarefa de casa para orar por um momento, ler um comentário, ou escrever um ensaio teológico?

Novamente, não estamos sugerindo que nossas crianças devam negligenciar o trabalho escolar e outros deveres, mas Jesus diz que devemos buscar o reino em primeiro lugar, e primeiro significa primeiro. Devemos crer que até mesmo as coisas necessárias com respeito à educação das crianças serão “acrescentadas a elas” se elas estiverem buscando em primeiro lugar o reino de Deus. Em todo caso, não há escusa para as nossas crianças saberem mais sobre álgebra do que sobre teologia, ou saberem mais sobre teorias de física do que sobre a mensagem de Paulo aos Romanos.

Alguns pais têm a carreira acadêmica de seus filhos toda planejada na hora deles entrarem na escola primária, se não antes disso, mas mui poucos parecem planejar seu treinamento teológico e o desenvolvimento do seu caráter em detalhes, para que eles se tornem cidadãos produtivos do reino de Deus.

Mas certamente, a paternidade não é o único aspecto das nossas vidas com a qual precisamos estar preocupados; estamos usando-a somente como um exemplo, e como algo com o qual podemos expor nossas verdadeiras prioridades e preocupações. Devemos examinar cada aspecto das nossas vidas para estarmos certos de que estamos realmente buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça.



NOTAS:

[1] - Por “riqueza”, não estamos necessariamente nos referindo à grande prosperidade, mas à alimentação, vestimenta e coisas materiais em geral. [voltar]

[2] - Benjamin B. Warfield, Faith and Life (The Banner of Truth Trust, 1990), p. 46. [voltar]

[3] - Ibid. [voltar]

[4] - Certamente, isso não é uma escusa para negligenciar nossos deveres, pois algumas pessoas negligenciam tanto o reino como as suas famílias. [voltar]

[5] - Matthew Henry, Matthew Henry's Commentary on the Whole Bible (Hendrickson Publishers, 2001), p. 1642. [voltar]



LEITURA RECOMENDADA:

Vincent Cheung, The Sermon on the Mount

Benjamin B. Warfield, “This- and Other-Worldliness,” em Faith and Life


Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento abrangente e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 24 de Abril de 2005.

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