Os Salmos Imprecatórios

por

Vincent Cheung



Davi observou os mesmos princípios em seu tempo assim como Paulo o fez mais tarde. O ungido do Senhor do Antigo Testamento e o apóstolo de Cristo no Novo Testamento estão em completa harmonia. A regra para ambos é bem declarada por Davi, o autor da grande maioria dos salmos de imprecação. 1 Samuel 24:12 registra suas palavras ao seu inimigo mortal, que estava caçando Davi para matá-lo (veja v. 11): “ O SENHOR julgue entre mim e ti. Vingue ele os males que tens feito contra mim, mas não levantarei a mão contra ti”.

“A vingança pertence ao Senhor” é a regra para todos os tempos.

Então, de onde tiramos a idéia de que é errado pedir para Deus trazer julgamento sobre os ímpios? Esta mentalidade se infiltrou no nosso meio tão sutilmente que se tornou uma idéia muito comum em nossos dias. Você pode até mesmo ouvir um cristão amigo expressar um intenso amor pelos amigos ou parentes, que o julgamento de Deus contra os seus feitos maus é rejeitado. É possível perceber tal profundo sentimento de amor por outro, como próprio “cristão”, enquanto falhar em perceber o que está sendo expresso realmente evidencia uma falta de amor por Deus. Em adição, tais idéias demonstram uma compreensão tristemente inadequada da seriedade do pecado do homem contra um Deus santo.

James E. Adams,
War Psalms of the Prince of Peace
(Presbyterian and Reformed Publishing Company, 1991),
p. 46-47.

 

O uso legítimo das orações e salmos imprecatórios tem sido negligenciado. Mui poucos autores têm tratado do assunto, e quase todos daqueles que tentam, ou deturpam completamente a posição bíblica ou terminam atacando a própria Bíblia. Eu tenho sempre sustentado a posição representada pelo escrito acima, e visto que ainda tenho que tratar deste assunto em meus próprios livros e artigos, posso apresentar mais citações deste livro no futuro. Eu urgo a todos que o adquiram, especialmente se você é um pastor. Como o autor escreve em seu prefácio: Muitos ministros têm lançado fora estes salmos e abandonado esta parte da Palavra de Deus, com resultados mortais nas igrejas. Eu creio de todo coração que abraçar e proclamar novamente as verdades essenciais ensinadas aqui, climatizarão na prosperidade e no avanço do reino de Deus sobre a terra. Quando estas orações santas foram novamente oradas no Espírito e com entendimento, sobrevirá poder e glória inimagináveis para a igreja de Cristo. (xiii)



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 10 de Abril de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova