Filemom

por

Peter Jeffery



Paulo escreveu esta carta de Roma, na mesma época que escreveu aos Colossenses, por volta do ano 62 d.C. Provavelmente o apóstolo escreveu muitas cartas pessoas a amigos e convertidos, porém esta é a única que nos restou.

Filemom era um cristão rico e membro da igreja em Colossos. Onésimo era um escravo seu que havia escapado, e pelo que parece, também havia roubado algo de valor (v. 18). O fugitivo havia se dirigido para Roma, onde, pela providência de Deus, entrou em contato com Paulo e se converteu.

Uma vez que Onésimo já era cristão, Paulo pensou que o adequado era que regressasse ao seu amo e reparasse os males que havia lhe feito. Por isso, Paulo lhe envia de regresso a Filemom com esta carta. Tanto Filemom (v. 19) como Onésimo (v. 10) chegaram à fé sob o ministério de Paulo, de modo que ele era o mais idôneo para atuar como mediador. O apóstolo escreveu esta carta com grande tato para interceder por aquele escravo errante.


CONTEÚDO

vv. 01-03 —— Saudações
vv. 04-07 —— O apreço de Paulo por Filemom
vv. 08-21 —— Paulo intercede por Onésimo
vv. 22-24 —— Observações finais


RESUMO

Paulo não começa esta carta referindo-se a si mesmo como apóstolo, como o faz na maioria das outras. Antes, ele faz referência a si mesmo como prisioneiro de Cristo. Ele o faz várias vezes: no v. 1, vv. 9-10, v. 13 e v. 23. '“A menção que faz de si mesmo como prisioneiro de Cristo Jesus é muito direta, provavelmente implicando com ela o seguinte: Em comparação com o sacrifício que estou realizando, não é o favor que te pelo um assunto fácil?” (William Hendriksen).

Paulo descreve a Filemom como um estimado amigo, e obviamente tem uma opinião muito alta acerca deste homem. Sua reputação de generosidade e bondade para com o povo de Deus era bem conhecida (vv. 4-7). Devido a isto, Paulo se sente confiante ao interceder por Onésimo (v.20).

No passado, Onésimo havia sido inútil para Filemom como escravo, pois prestava um serviço de má vontade, porém agora lhe seria útil (v. 11). O nome Onésimo significa “útil”, e Paulo argumenta que aquele homem podia, dali em diante, viver à altura de seu nome, porque era uma nova criatura em Cristo.

Deste modo, a fuga daquele escravo serviu para o bem de Filemom, pela providência de Deus (vv. 15-16). Por conseguinte, Paulo roga que Onésimo não seja recebido asperamente, como eram normalmente recebidos os escravos fugitivos, mas como um irmão em Cristo.


MATERIAL DE ESTUDO

Colossians and Philemon, por Geoffrey Wilson (Banner of Truth, 1980).

The Message of Colossians and Philemon, por R.C. Lucas (Inter-Varsity Press, 1980).



Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 18 de Janeiro de 2005.



http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova