O Bom Pastor
Estudo Bíblico Expostivo de João 10:11

por

Fred Zaspel



“Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a Sua vida pelas ovelhas” (João 10:11).

Jesus O Pastor

A reivindicação de Jesus ser o “bom pastor” é uma que é muito bem conhecida e deveria ser mesmo. Quando pensamos nEle nestes termos, isto traz todos os tipos de imagens à mente que recordam as maneiras como o Senhor cuida de nós.

E se estivermos pensando cuidadosamente enquanto lemos isto, nos lembraremos do famoso Salmo 23 de Davi, no qual o próprio Deus é descrito de formas amorosas como o pastor do Seu povo.

De fato, há abundância de outros lugares no Antigo Testamento (particularmente nos Salmos e nos Profetas) onde Deus é descrito com esta linguagem. Talvez as mais significantes sejam as promessas que Deus faz através dos Seus profetas que, visto que ninguém é digno ou capaz de assumir a responsabilidade, Ele mesmo virá e será o pastor do Seu povo. Em Seu cuidado, Seu povo está à salvo, e eles se regozijarão.

Com isto mente, a medida que ouvimos a reivindicação de Jesus, não podemos ajudar, senão nos impressionar pela significância disso: Sua reivindicação é que Ele, que é Deus, veio para o Seu povo, como prometido, para seu o pastor deles. Ele é o cumprimento das antigas esperanças do povo de Deus.


Jesus o Bom Pastor

Mas embora isto seja claramente uma parte da reivindicação de Jesus, ela não parecer ser o foco. O foco é um pouco mais estreito do que isto. Sua reivindicação não é apenas que Ele é o pastor, mas que Ele é o “bom” pastor.

Comentaristas têm enfatizado que a palavra que Jesus usa aqui, traduzida por bom, carrega as conotações de “belo, atrativo”. Isto é, há algo sobre Jesus como pastor que O faz desejável.


Jesus o Verdadeiro Pastor

Mas o que é que faz a obra pastoreadora de Jesus tão amável? Ele nos diz: “Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a Sua vida pelas ovelhas”.

Para ilustrar o que Ele tinha em mente, Jesus fala sobre o mercenário que vigia as ovelhas — isto é, até que haja perigo. Quando os lobos vêm, o mercenário foge. As ovelhas não significam muito para ele, e assim, em face do perigo, ele deixa as ovelhas sozinhas.

Jesus não é assim. Ele é “bom” pastor, porque Ele estava preparado para morrer para que as ovelhas fossem salvas. Ele “dá a Sua vida pelas ovelhas”.


Jesus o Substituto

Agora, por que Jesus precisava morre? Para colocar de outra forma: qual perigo estava rodeando as ovelhas? Claramente, era algo mortal, que ameaçava a vida. Mas, o que era?

Se você lê sua Bíblia, mui provavelmente já saberá a resposta. O perigo que estava rodeando as ovelhas não era nada além do julgamento divino sobre o pecado. O pecado carrega com ele uma sentença de morte; Deus deixou isto claro desde o início da história humana. Todavia, há estas pessoas, a quem Jesus chama de “as ovelhas”, que não enfrentarão este julgamento. Por quê? Porque Jesus, seu “bom pastor”, se importa tão profundamente por elas que Ele veio para morrer no lugar delas, e por Sua morte elas serão livres.

Isto toca no coração do evangelho cristão. A morte de Jesus sobre a cruz foi uma morte pelo pecado. Foi a penalidade pelo pecado. Todavia, Cristo não tinha pecado pelo qual morrer! E é exatamente aqui que vemo-Lo sendo tal “bom” pastor. Ele suportou o castigo de Deus contra o pecado no lugar do pecador.

Os teólogos chamam isto de “substituição plena”, e ela é mesmo. Ele, o substituto do pecador, pagou a penalidade do pecado do pecador.

Você há considerou a questão do pecado? Visto que você é um pecador, como você espera desfrutar as benções eternas de Deus? Você imagina que de alguma forma Deus fará vistas grossas para o seu pecado e “águas passadas não movem moinho”? Mas, como Ele poderia fazer isto? Ele não jurou que a Sua justiça seria cumprida, e que o pecado demanda julgamento?

Você vê, a idéia moderna de que Jesus fará vistas grossas para os nossos pecados não é digna dEle de forma alguma. Ela zomba da Sua justiça.

Mas então, se o pecado deve ser punido, como pode o pecador ser salvo? Há somente uma forma: ele deve encontrar alguém que não tenha pecado e que esteja disposto a ser o seu substituto na morte. “Para isto”, diz Jesus, “é que eu vim. E é isto que me faz o bom pastor”.


Jesus, o Objeto da Nossa Fé

Este é o porquê Jesus e todos os escritos bíblicos enfatizam tanto a necessidade da fé no Senhor Jesus Cristo. Nenhum de nós é bom o suficiente para merecer o favor de Deus; somente Jesus Cristo o é. Nós, então, faríamos melhor abrindo o nosso caminho para Ele! E é isto o que Ele precisamente nos convida a fazer! Este é o porquê Ele veio! “Aquele que vem a mim”, Ele diz, “nunca o lançarei fora”. Isto é, aquele que, crendo, abandona a si mesmo por meio e por meu cuidado, Eu o tomarei e guardarei para sempre.

A reivindicação de Jesus de ser o “bom pastor” é uma reivindicação bem suportada. E por aqueles de nós que confiamos nEle para salvação, Ele continua a provar todos os dias com sinais satisfatórios do Seu amor.

 

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 15 de Maio de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova