1 Timóteo 4:10

por

Dr. John Gill

 

Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem” (1 Timóteo 4:10).

Estas palavras permanecem entre outras, as quais são ditas conter, em termos expressos, a doutrina da redenção geral. [1] Mas,

1. Se estas palavras representam Deus, como o Salvador de todos os homens, no sentido de uma salvação espiritual e eterna, elas provam mais do que qualquer outra, a menos que Orígenes e seus seguidores contendam a favor, a saber, uma salvação universal. Dizer que Cristo é o Salvador de todos os homens, com respeito à impetração de salvação para eles, embora não com respeito à aplicação dela para todos eles, é uma distinção que deve, em parte, fazer a morte de Cristo em vão; nem pode uma mera possibilidade de salvação, nem uma condicional, nem uma de colocar o homem em um estado salvável, ser intencionada; porque então aqueles que crêem, estariam somente em tal estado precário e incerto; enquanto que é certo que aquele que crê será salvo. Além disso, se Deus é o Salvador de todos os homens, no sentido da salvação eterna, então ele deve ser o Salvador dos incrédulos, contrariando à muitas passagens das Escrituras; tais como João 3:18,36; Marcos 16:16; Apocalipse 21:8.

2. As palavras devem ser entendidas como uma bondade providencial e uma salvação temporal; da qual todos os homens têm uma parte em, de uma forma maior ou menor; Deus o Pai e não Cristo, é aqui chamado o Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, isto é, o preservador de todos os homens; quem os suporta em seu ser, e supre-os com todas as necessidades da vida, e especialmente daqueles que crêem, que estão sob o cuidado particular de Sua providência; porque embora Ele seja bom, e faça o bem a todos os homens, todavia mais especialmente [o faça] aos que são da família da fé; [pois isto, este cuidado] era o fundamento da confiança dos apóstolos nEle, debaixo de todos os seus trabalhos e lutas, o qual elevou a pregação do Evangelho. Cujo sentido das palavras está perfeitamente de acordo tanto com a analogia da fé, como com o contexto, e é particular de alguns [2] que estão do outro lado da questão.


NOTAS FINAIS:

[1] Whitby, of Redemption, p. 113; ed. 2. III.

[2] Volkolius de vera Relig. 1. 2,'e. 7, p. 10. See also Crellins de Deo c. 19, p. 133.


FONTE: Extraído e traduzido de The Cause of God and Truth [A Causa de Deus e a Verdade], Parte 1, Seção 46 – 1 Timóteo 4:10.

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
15 de Outubro de 2003.
Cuiabá-MT


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova