A Única Coisa Necessária (2)

por

Vincent Cheung




Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. Ela, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada
” (Lucas 10:38-42).


Enquanto Marta recebe Jesus como um convidado honrado, Maria O recebe como um Mestre espiritual. Uma O recebe a partir de uma perspectiva social, e a outra a partir de uma perspectiva espiritual. As duas não estão em conflito inerente, mas alguém não pode agir de uma maneira que dê ênfase igual à ambas. Assim, a questão permanece: Jesus é um Mestre que parece ser um convidado, ou Ele é um convidado que parece ser um Mestre?

Lucas escreve que Maria sentou aos pés de Jesus para ouvir Suas palavras. Nesse ponto, Lucas se refere a Jesus como “o Senhor”, e isso é repetido antes desse episódio acabar. E ela “sentou aos pés do Senhor” indica mais do que postura física, ou ate mesmo mais do que uma atitude submissa, mas a expressão identifica-a como uma discípula. Paulo foi “instruído aos pés de Gamaliel” (Atos 22:3, ARC).

A idéia de discipulado é reforçada quando Lucas escreve que Maria tinha assumido essa postura para ouvir os ensinamentos de Jesus. Isso conecta diretamente esse episódio ao tema do “ouvir”, tão evidente por todo esse Evangelho. Considere Lucas 6:47 [3] e 11:28 [4] e, certamente, A Parábola do Semeador (8:4-15), a qual é muito longa para reproduzir aqui.

O que Lucas descreve aqui é incomum, não somente porque uma mulher tomou uma posição de uma discípula durante o Judaísmo do primeiro século, mas também porque Jesus e então até mesmo defendeu sua decisão de ser Sua discípula. Diremos mais sobre isso mais tarde.



NOTAS:

[3] - “Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica” (NVI).

[4] - “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” (NVI).


Baixe a série num só arquivo PDF. Clique aqui.

[Leia a Parte 1]
[Leia a Parte 2]
[Leia a Parte 3]
[Leia a Parte 4]
[Leia a Parte 5]

[Leia a Parte 6]
[Leia a Parte 7]
[Leia a Parte 8]
[Leia a Parte 9]
[Leia a Parte 10]



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. [http://www.rmiweb.org/]

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 13 de Agosto de 2005.


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova