Cristo e Cultura

por

Cornelius Van Til

 

[...]

Mas, você diz, é tarefa da igreja, não da escola, proclamar essa graça salvadora de Deus, através de Cristo, aos homens. A escola, você adiciona, tem a ver com leitura, escritura e aritmética, com estudo da natureza, com história, com arte, com ciência e com filosofia. Resumindo, você diz que a escola tem a ver com ensinar nossas crianças sobre a cultura geral da raça. A escola deve delinear diante dos olhos dos pupilos da escola a história e o progresso da civilização humana. Diga-nos então: o que Cristo tem a ver com toda essa cultura? Certamente a escola púbica existe para ensinar às nossas crianças tudo sobre o passado, o presente e o futuro da raça humana, exceto religião, da qual tomamos conta na igreja e em casa.

Mas ouça o que o apóstolo Paulo nos diz sobre a relação de Cristo com a cultura. Paulo fala do fato de que Ele “nos destinou em amor para sermos seus filhos através de Jesus Cristo....Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que Ele tornou abundante para conosco” (Efésios 1:5–7). Até aqui tudo bem, você diz. Você tomou essa passagem da carta de Paulo aos efésios. Nessa carta ele fala particularmente da igreja. Mas espere! Paulo continua e diz: “Pois Ele nos fez conhecido, em toda sabedoria e discernimento, o mistério de Sua vontade, segundo o Seu propósito, que propusera em Cristo como um plano para a plenitude do tempo, para unir todas as cosias nEle, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” (Efésios 1:9–10 ).

Aqui, então, Cristo é “o Salvador e transformador da cultura”. Na plenitude do tempo, Deus unirá todas as coisas nEle, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. A visão desse Cristo, engajado nessa cura todo-abrangente de todas as coisas, a despeito da oposição de Satanás, é o que queremos que nossas crianças vejam.

Oh, sim, a igreja e o lar podem falar desse Cristo. Mas nem a igreja nem o lar podem, de forma alguma, tratar adequadamente com o comprimento e a profundidade de Cristo como o Salvador e Transformador da cultura humana.

O ministro pode tomar mui apropriadamente tomar o texto de Colossenses 1:15, onde Paulo fala de Cristo e diz: “ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação; pois nEle todas as coisas foram criadas, no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, domínios, principados ou autoridades, todas as coisas foram criadas através dEle e por Ele. Ele é antes de todas as cosias, e nEle todas as coisas subsistem... Porque aprouve a Deus que, nEle, residisse toda a plenitude, e que, por meio dEle, consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus, fazendo a paz pelo sangue da cruz ” (Colossenses 1:19–20 ).

Contudo, somente na escola, na qual profissionais estão engajados em apresentar toda a história e o significado da cultura humana, é que Cristo e Sua obra podem ser retratados em pleno detalhe, à medida que Ele desenvolve Seu programa de remover tudo o que divide os homens de Deus, o criador-redentor deles, e dirige tudo para efetuar a reunião deles com Ele.

 

Fonte: Cornelius Van Til, Essays On Christian Education.

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 10 de Agosto de 2005.


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova