A Paixão de Cristo: por quem Cristo morreu?

por

Rev. Jim Elliff

 

 

A Paixão de Cristo de Mel Gibson tem despertado nossa curiosidade nacional. Enquanto a vívida controvérsia em torno dele continua grande, muitos perguntam em secreto: “Cristo morreu por mim?” Quando você avalia a importância desta questão profundamente pessoal, é fácil ver que ela deveria suplantar todos os outros debates sobre os méritos e deméritos dos esforços espirituais e cinematográficos de Gibson. A morte de Cristo está aí a nossa frente, quer Gibson tenha feito uma película cinematográfica sobre ela ou não. E nós temos de saber como isto se aplica a nós em um nível pessoal . Ele morreu por você? Foi o ato destinado a pagar a justa punição pelos pecados do homem especialmente calculado com você em mente? Estava Cristo ciente de você quando ele efetuou Seu sacrifício e subseqüente ressurreição?

O apóstolo do primeiro século, Paulo, respondeu esta relevante questão em sua carta aos Romanos. Sua resposta pode ajudar você e aqueles que você ama.

Sua resposta:

Cristo morreu por aqueles que são fracos

Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. (Romanos 5.6)
A idéia de que o cristianismo é para pessoas que têm uma inata força moral é negada. Paulo declara categoricamente que Cristo morreu por aqueles que não têm capacidade de alcançar Deus por si próprios, isto é, pessoas que não são capazes de ser e fazer tudo o que Deus exige. É relevante que a consciência de sua incapacidade espiritual não é um obstáculo para ter nova vida em Cristo – ela é seu ingresso. Cristo veio para pessoas como você!

Cristo morreu por aqueles que pecam

Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. (5.7-8)

Não obstante seja o pecado que faz cada pessoa viva merecedora do inferno, é somente para aqueles que reconhecem-se a si mesmos como pecadores que a morte de Cristo tem algum significado e efeito. O pecado não é somente “o rapto da alma”- ele é a causa da eterna separação de Deus. Quão freqüentemente você peca? Multiplicado milhares de vezes até você morrer. Porque? Por que você está corrompido em seu caráter essencial. É por tais pessoas que Cristo morreu. Seja feliz por conhecer-se bem.

Cristo morreu por aqueles que são Seus inimigos

Porque, se nós, quando inimigos, fomo reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho... (5.10)

Quem matou Jesus? Os Judeus? Os Romanos? Deus? Sim, de sua própria maneira cada um deles foi responsável. Sim, apesar de toda provocação a respeito, foi nossa rebelião que motivou a cruz. Nosso egoísmo é gritante. Nós temos vivido independentemente, não queremos o controle de Deus sobre nossas vidas. A Bíblia chama isto inimizade – e a apatia é simplesmente uma forma passiva dela. Mas, Cristo morreu por tais pessoas.

Você se qualifica como alguém por quem Cristo morreu?

Em Dallas, Texas há uma instituição que tem servido àquela comunidade por muitos anos. Ela é atualmente chamada de Lar de Crianças Buckner. Antigamente chamava-se Orfanato Buckner. “Papai Buckner” foi o fundador desta grande obra.

Conta-se uma história sobre uma pequena garota que tinha sobrevivido ao fogo que tinha posto fim a vida de sua família. Ela estava deformada, especialmente em uma metade de sua pequena face. Era difícil olhar para ela. Quando ela veio para o orfanato, ela disse ao Sr. Buckner: “Vocês serão minha mamãe e meu papai.”

Um dia quando Papai Buckner andava pelo orfanato, ele encontrou a pequena garota chorando em um canto. Ele teve a percepção retirar as outras crianças para que pudesse falar com ela privativamente. Tomando em seu colo, ele calmamente disse: “Qual o problema, doçura?” “Oh, papai Buckner,” chorou ela, Eu sei que eu sou feia e ninguém me ama. Mas você poderia beijar-me em meu lado bom e me dizer que me ama?”

Papai Buckner tomou a face da pequena garota em suas mãos e, começando pelo lado deformado, beijou sobre toda sua face, repetindo veementemente as palavras: “Eu a amo, eu a amo, eu a amo.”
A cruz é a maneira de Deus dizer aos impotentes, pecadores inimigos que Ele nos ama.
“Eu não vim para os sãos,” Cristo uma vez declarou, “mas para os doentes.” Ele não estava dispensando algumas pessoas como se elas simplesmente não precisassem dEle, antes, Ele estava declarando que há alguns que vêem a si mesmos como não necessitando nada de Cristo. Para tais a cruz de Cristo não confere benefícios e não tem efeito.
É emblemático que havia um ladrão crucificado na cruz próxima a Jesus. Dois, na realidade – um completamente auto-suficiente até o fim, o outro totalmente consciente de sua deplorável inimizade contra Deus.
“Lembre-te de mim,” ele rogou. Cristo atendeu. Ele morreu por ele – e por todos os inúteis miseráveis como ele.
Você está entre eles?
Copyright © Jim Elliff 2004

Tradução livre: Rev. Marco Antônio Rodrigues


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova