10 Dicas para um Ano Escolar Bem Sucedido

por

Adam Colwell

Você pode ouvir isto no final de qualquer verão. Há um suspiro coletivo de alívio da parte dos pais, em todo lugar, se regozijando de que eles podem agora enviar suas crianças de volta para escola — e freqüentemente retornam novamente a uma programação mais “normal” com um pouco mais de paz e sossego.

Por outro lado, o fato de que suas crianças estão retornando à sala de aula significa mais trabalho para Mamãe ou Papai, também — mas este é, talvez, o maior e mais vital trabalho que você jamais fará.

Se você quer que sua criança seja bem sucedida na escola, a escola deve ser importante para você — não apenas filosoficamente, mas de uma forma tangível. Os melhores pais tomam posse de sua responsabilidade em ajudar suas crianças a prosperarem nas salas de aula. Sua profissão, sua obra ministerial, seu divertimento — de forma alguma é mais importante do que o tempo que você gasta todo dia, estimulando suas crianças a aprender e ter sucesso na escola.

Agora que você está motivado e pronto, iremos equipá-lo! Aqui estão algumas dicas úteis que lhe ajudarão a ser um pai nota 10 com suas crianças, quando elas começarem um novo ano letivo.

1. Prepare-as — Tome tempo para ter certeza de que suas crianças estão prontas para cada novo ano escolar ou semestre, fazendo uma pequena “escola caseira” durante o verão ou durante as férias da escola. Dê às suas crianças tarefas de leitura. Tarefas práticas de matemática. Peça aos seus rapazes que escrevam uma estória. Suas crianças podem reclamar primeiramente, mas elas estarão muito mais prontas quando as aulas começarem.

2. Forneça em Demanda — Estudantes necessitam de ferramentas corretas para fazer o trabalho. Muitos professores fornecerão uma lista do que a escola sugere que seus estudantes necessitarão. Tente fornece exatamente o que o professor pede, não apenas o que suas crianças mais gostam. O professor provavelmente tem uma boa razão para os itens específicos requisitados. Se você é incapaz de comprar alguns dos itens por qualquer razão — estejam eles indisponíveis ou muito caros — fale com o professor. Ele ou ela se alegrarão em discutir alternativas com você. Se você não prioriza algo tão simples como um estoque, você estará passando uma mensagem à sua criança de que a escola não é tão importante.

3. Vista-os de maneira apropriada — Assegure-se que suas crianças se vestem para o sucesso da escola. Muitas escolas agora têm requerimentos de uniforme, e embora eles possam ser difíceis de achar, consiga todos os itens que suas crianças necessitam. Se sua escola não tem exigência de uniforme, assegure-se que as roupas de suas crianças estejam limpas e modestas. Defina algumas regras razoáveis para o traje, e aplique a eles. As crianças não precisam de um guarda-roupa de roupas caras de desenhistas, mas roupas velhas ou fora de moda podem fazer uma crianças vulnerável à auto-consciência ou à importunações por parte de outras crianças, que pode ser destrutivo para sua experiência social e educacional na escola. Logotipos ou slogans nas roupas devem ser de bom gosto ou apropriados — ou evitados.

4. Seja Fiel à Sua Escola — Seja um patrocinador entusiasta de sua escola. Tome tempo e conheça a escola de suas crianças. Leia cuidadosamente as regras, cartas e notícias que suas crianças trazem para casa. Conheça os professores de suas crianças e o diretor, por nome. Participe dos eventos da escola. Mais que tudo, apóie as regras e fale positivamente sobre a escola na frente de suas crianças. Deixe-os saber que você se preocupa com a escola que eles freqüentam.

5. Apóie Seu Professor Local (todo o tempo) — Os professores de suas crianças querem o que é melhor para eles ou elas, assim como você quer. Uma das melhores coisas que você pode fazer por suas crianças é deixá-las saber que você apóia seus professores. E aqui está um forte...se o professor diz que seu filho está fazendo algo errado, com relação ao comportamento, ou que necessita melhor academicamente, creia e apóie o professor. Ouça a história do professor bem como a da criança, e teste desenvolver uma solução juntos. Além do mais, é muito importante falar com o professor diretamente, caso você tenha alguma pergunta ou preocupação. Somente procure o diretor se você tiver tentado resolver o assunto com o professor, sem obter êxito.

6. Esteja envolvido...mas não demasiadamente — Priorize o voluntariado na sala de aula ou a ajuda nos passeios de campo. Suas crianças e seus professores apreciarão ver você de uma forma ativa na vida escolar deles, mas não exagere. Os pais que gastam muito tempo na escola podem mina a autoridade e a posição do professor. Se sua criança está lutando contra estar separado de você, pode ser apropriado andar até à sala de aula com ele, mas então, é importante para você deixá-lo. Sua criança se acostumará a estar na escola sem a Mamãe e o Papai, ao lado dela. É importante para os pais mostrar respeito para com a autoridade do professor, com relação ao envolvimento paternal. Por exemplo, se o professor pede que você traga comida para a escola no aniversário de sua criança, e você traz bolinhos de qualquer jeito, isto representa um exemplo de indiferença para com as regras e desrespeito para com o professor, mesmo que você tenha boas intenções.

7. Ajude de fato com a tarefa de casa — Assegure-se que suas crianças façam sua tarefa de casa, num horário em que serão produtivos. Estabeleça um horário fixo para a tarefa de casa (preferencialmente antes do jantar), e ajude suas crianças a cumpri-lo. Então, ajude de fato. Não diga às crianças as respostas ou, pior ainda, não faça a tarefa de casa para eles. Ajude-os de fato a compreender as coisas. Eles podem se queixar um pouco, mas aprendendo a tarefa e a disciplina, e com isso, recebendo grandes recompensas.

8. Mergulhando no Horário do Jantar — Comam o jantar juntos, como uma família. Durante a refeição, perguntem às suas crianças sobre o seu dia de escola. Então, mergulhe nas suas vidas — e escutem. Pare de pensar sobre o seu trabalho ou na sua lista de 'o que fazer', e preste um genuíno interesse no que está acontecendo em suas vidas. Outro ponto importante: seu suas crianças dizem algo sobre a escola que você não gostam, não julguem. Encoraje-os ou corrija-os com amor, mas assegure-se que suas crianças sabem que eles podem falar livremente sobre coisas boas e más do dia na escola.

9. Um pequeno descanso — Os melhores estudantes são estudantes descansados. Fixe um horário de dormir específico, apropriado para a idade, e então, continue assim. As crianças geralmente não são muito bons juízes de quanto descanso elas necessitam — elas quase sempre não querem ficar muito deitadas. Modele isto na sua vida também.

10. Acentue o Espiritual — Mesmo se suas crianças estudam numa escola privada ou cristã, lembre-se que vocês ainda são a fonte primária do treinamento espiritual. Deus deu a responsabilidade à vocês...e suas crianças necessitam que você faça isso (Deuteronômio 6:1-9; Provérbios 22:6). Ajude-os a entender como eles honram a Deus por obedecer a seus professores, permanecendo fiéis às suas responsabilidade na tarefa de casa, e tratando seus colegas de classe com amor e respeito. Quando você orar com suas crianças, diga a Deus sobre a escola — se é gratidão por um grande dia, uma necessidade de ajuda com a aprendizagem de um assunto difícil ou bênçãos sobre o professor ou colegas de classe — porque Deus se importa com suas crianças e a escola delas!

É tão excitante ver suas crianças aprender e crescer, tornando-se as pessoas que Deus designou que elas fossem! A medida que você trabalha como um time com a escola, os professores e suas crianças, você dará às suas crianças as melhores oportunidades possíveis para desenvolverem seu potencial completo e serem bem sucedidos na escola.


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 23 de Outubro de 2004.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova