Poucos são Escolhidos, Parte 1

por

Vincent Cheung



A doutrina da eleição implica que somente uns poucos chegarão ao céu, e que, portanto, a maioria irá para o inferno? Mateus 7:13:14 suporta conclusivamente esta noção?


Leiamos o que os versos dizem. Visto que Mateus 22:14 é também freqüentemente mencionado em conexão com esta questão, o incluiremos em nossa discussão.

Mateus 7:13-14

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Mateus 22:14

Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

A doutrina da eleição ensina que somente uns poucos escolhidos chegarão ao céu, mas o conceito de eleição, em si mesmo, não implica necessariamente que este número será grande ou pequeno, ou que ele será maior do que o número de réprobos.

Quando se referindo ao número daqueles que foram escolhidos para salvação, a Escritura promete que haverá muitos salvos. Por exemplo, Deus disse à Abraão, “Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente” (Gênesis 15:5). A Escritura ensina que Deus estava se referindo principalmente à sua semente espiritual, e não aos seus descendentes naturais.

Então, em Apocalipse 7:9-10 lemos:

Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.

Assim, sabemos que haverá muitos salvos em termos absolutos, ou comparados com zero. Mas isto não nos diz se o número de pessoas salvas será maior em relação ao número de pessoas condenadas. Algumas pessoas falham em notar este ponto e, assim, têm enganosamente inferido destas duas passagens que o número daqueles salvos será maior do que o daqueles condenados no final.

A questão é quão muitos serão salvos com relação aos não salvos, e não com relação à zero. Os dois versos de Mateus parecem muito relevantes. Um diz que “poucos há que a encontrem” e o outro diz que “poucos são escolhidos”. Se estes dois versos estiverem tratando amplamente da questão, então aqui está nossa resposta — não somente o número de salvos será menor do que o número de não salvos, mas ele será muito menor, visto que Jesus está contrastando entre os “muitos” e os “poucos”.

Há aqueles que afirmam que estas duas passagens não podem funcionar como uma resposta ampla à nossa questão, pois os contextos sugerem que elas estão tratando somente da situação do primeiro século. Neste exato momento, não estou convencido de que isto seja correto, mas estou disposto a examinar argumentos exegéticos em favor desta posição.

[Leia a parte II]


LEITURA RECOMENDADA:


Vincent Cheung, The Sermon on the Mount



Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 08 de Abril de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova