Poucos são Escolhidos, Parte 3

por

Vincent Cheung

 

Há outros argumentos que as pessoas têm usado para mostrar que o número dos salvos será maior do que o número de não-salvos, mas quase todos eles são ineficazes, se não totalmente absurdos.

Eu disse “quase” todos eles são ineficazes, pois há uma doutrina que, caso seja mostrado que a mesma é bíblica e relevante, pode estabelecer que o número dos salvos deveras será maior do que o dos não-salvos. Estou me referindo ao pós-milenismo. A doutrina ensina que, de acordo com numerosas profecias tanto no Antigo como no Novo Testamento, antes do retorno de Cristo, o evangelho se tornará crescentemente bem-sucedido e influente, não somente na esfera social e política, mas especialmente nos corações dos homens, de forma que ele [o evangelho] dominará o mundo por um extenso período de tempo. A versão mais bíblica e coerente do pós-milenismo afirma que o “milênio” começou no primeiro século, e terminará no retorno de Cristo. Nesse ínterim, embora a influência do evangelho será flutuante, ele finalmente sobrepujará todas as oposições e se tornará a força dominante nos corações dos homens, e assim também na sociedade em geral.

Agora, se o pós-milenismo é correto, então é deveras possível que mais pessoas serão salvas do que não-salvas, que mais terminarão no céu do que no inferno. Mas eu digo “possível”, pois devemos ainda estabelecer duas coisas para fazer tal conclusão.

Primeiro, devemos estabelecer que as duas passagens de Mateus (e todas as outras passagens similares) estão realmente se referindo à situação do primeiro século, e não a todos os tempos.

Segundo, devemos estabelecer, se for de alguma forma possível, que o período de tempo durante o qual o evangelho dominará os corações dos homens, e durante o qual mais pessoas se tornarão cristãs do que permanecerão como não-cristãs, será muito longo — longo o suficiente para compensar todos os séculos passados nos quais mais pessoas permaneceram como não cristãs (incluindo os falsos conversos) do que aquelas que se tornaram cristãs.

Isto é o porquê eu digo que o pós-milenismo deve ser tanto bíblico como relevante para que o nosso apelo a ele seja um argumento eficaz em favor de mais pessoas terminarem no céu do que no inferno. Se o período no qual o evangelho dominará o mundo não for longo o suficiente para compensar todos os séculos passados de relativa escuridão, então, o número de pessoas não-salvas permanecerá ainda maior do que o número daqueles que serão salvos.

Certamente, se é impossível satisfazer a primeira condição acima, então, a segunda também é excluída. Em outras palavras, se as duas passagens de Mateus estão realmente dizendo que, como uma regra geral para todos os tempos, mais pessoas permanecerão não-salvas do que aquelas que são salvas, então, por implicação necessária, o período durante o qual o evangelho dominará o mundo nos corações dos homens não será longo o suficiente para colocar mais pessoas no céu do que no inferno.

Podemos estar certos sobre uma coisa: que todas as coisas acontecerão exatamente como Deus pré-determinou, e, portanto, Ele “ganha” mesmo que mais pessoas terminem no inferno do que no céu.


[fim da série]

 

[Leia a parte II]


Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento compreensivo e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 11 de Abril de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova