A Última Trombeta
1 Coríntios 15:50-54

por

Tim Warner

Muitos pré-tribulacionistas crêem que o rapto pré-tribulacional não foi ensinado por Jesus, mas foi dado a Paulo como uma revelação especial. Portanto, é importante para nós ver se o que Paulo ensinou sobre o rapto é distinto do ensino de Jesus. Se há diferenças mutuamente exclusivas entre o que Jesus ensinou sobre a Sua segunda vinda, e o que Paulo ensinou sobre o rapto, podemos concluir que eles estavam falando sobre eventos diferentes, como os pré-tribulacionistas supõe. Contudo, se o ensino de Paulo sobre o rapto é compatível com o ensino de Jesus sobre a segunda vinda, não há razão para supor que Paulo ensinou uma vinda distinta de Cristo, aparte da vinda mencionada por Jesus.

Os pós-tribulacionistas crêem que o ensino de Paulo concernente ao rapto é completamente compatível com, e construído sobre, o ensino de Jesus no Discurso da Oliveira. Há alguns novos detalhes adicionados por Paulo, mas a seqüência geral de eventos é idêntica.

Em 1 Coríntios 15, Paulo escreveu primariamente da ressurreição dos crentes, e o fato que seremos ressuscitados “incorruptíveis”. Não temos espaço aqui para uma exegese profunda desta passagem. Contudo, gostaria de apontar três coisas que creio unir este evento com a vinda pós-tribulacional de Jesus em Mateus capítulo 24.

1. Paulo diz que a razão pela qual nossos corpos serão mudados é porque; “carne e sangue não pode herdar o Reino de Deus” (1 Coríntios 15:50). O futuro “Reino de Deus” que ele está falando é o Reino Milenial. Visto que o propósito deste revestimento de incorruptibilidade é que nossos antigos corpos não podem herdar o Reino Milenial para reinar com Cristo, isto implica que a mudança ocorrerá no começo desse Reino. Não há nada aqui sobre ir para o céu. O céu nunca é mencionado como o “Reino de Deu”. O contexto também claramente indica que Paulo estava se referindo ao Milênio, (veja versículos 22-28).

2. Paulo diz que isto ocorrerá “ante a última trombeta” (1 Coríntios 15:52). Se devemos assumir um cenário pré-tribulacional, esta “última trombeta” não pode ser a última, porque Jesus disse que Ele soaria a trombeta para ajuntar Seus eleitos “imediatamente após a tribulação” (Mateus 24:31). Com o fim de fazer com que esta trombeta seja realmente a “última”, ela deve ser visto como idêntica à trombeta da qual Jesus falou, colocando-se a ressurreição dos crentes após a tribulação.

3. Quando esta transformação ocorrer, Paulo diz que uma profecia do Antigo Testamento será cumprida.


1 Coríntios 15:54

E, QUANDO isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, ENTÃO cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Esta é uma citação direta de Isaías 25:8. E, a profecia de Isaías está claramente falando da vinda do Reino Milenial de Cristo. Paulo diz que esta profecia particular Milenial será cumprida na ressurreição da Igreja. Portanto, o rapto deve ocorrer no começo do Reino, que é pós-tribulacional.

Há três coisas conecta esta passagem com a vinda pós-tribulacional de Cristo. O que os pré-tribulacionistas podem apontar para esta passagem a fim de tentarem excluir esta conexão, ou demonstrar a singularidade do “rapto” Paulino que os pré-tribulacionistas alegam? Nada! Os escritos de Paulo concordam e se harmonizam perfeitamente com o que Jesus ensinou no Discurso da Oliveira.


Nota do tradutor: Concordamos com o argumento pós-tribulacionista do autor, mas não com a sua defesa de um reino milenar após a segunda vinda. Seguimos a visão amilenista do milênio!


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 08 de Maio de 2004.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova