Evangelhofobia

por

David Blunt

Fobia é medo, especialmente se este for prejudicial e irracional. Por exemplo, há o agorafobia, o medo de lugares abertos e há o seu oposto claustrofobia, a aversão por lugares fechados. Hidrofobia é o horror a água e a araquinofobia é um extremo receio de aranhas.


Fabricação Humana

Em acréscimo a essas fobias familiares estamos sendo desafiados a reconhecer outras diferentes formas de fobias. Somos advertidos com respeito às perigosas ‘homofobia’, ‘islamofobia’ e ainda a ‘Eurofobia’. A idéia subjacente a esses termos precisam ser mudadas. É irracional ter aversão à perversão sexual, falsa religião ou à possibilidade de um superestado papal? Não é bom nos opor ao que é mal ou errado? A invenção desses novos ‘pecados’ (em breve quem sabe crimes?) faz parte de uma tentativa de se construir uma nova, de fabricação humana, moralidade.


Conhecimento

Esse mover denota de fato sintomas de um problema comum ao homem caído. No fundo dos corações e mentes dos políticos, filósofos e bisbilhoteiros de um modo geral esconde-se um grande medo. O medo do Evangelho. O descrente sabe que há um Deus, pela criação, providência e a consciência que no todo testifica esse grande fato. O que de Deus pode ser conhecido é manifesto; porque Deus o tem demonstrado (Rom.1:19). Os homens sabem que a Bíblia, mas eles amam mais o pecado do que qualquer outra coisa. Eles têm retido a verdade pela injustiça (v.18).


Reação

Não surpreendentemente a mensagem da Bíblia faz os pecados ficarem com medo. Revela a lei santa de Deus e enfatiza a nossa responsabilidade pessoal diante de Deus. Diz-nos para abandonar nossos pecados e nos preparar para o dia do juízo final. Os homens respondem agarrando-se como pode a tudo que possa dar alguma credibilidade intelectual ou respeitabilidade moral às suas negações da Palavra de Deus. Uma moralidade alternativa, algo tolerante a tudo exceto a verdade absoluta e a justiça estrita, ajudas a sossegar a consciência e a impulsionar o orgulho humano.


Luz

O medo da Bíblia ou a ‘Evangelhofobia’ fica mais grave quando os pecadores ficam face a face com Cristo, a luz do mundo. Jesus diz: “todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus”. (João 3:19,20). Os pecadores odeiam qualquer exposição de seus pecados que os façam sentir-se envergonhados ou culpados. E você? Ainda se esconde do que sabe ser a verdade? Possa Deus lhe dar um coração para verdadeiramente conhece-Lo e amá-LO (v.11).

 


Traduzido por: Anamim Lopes da Silva


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova