Justiça e Injustiça

por

Scott Price



A justiça própria e a injustiça do homem foram retratadas da forma mais extrema quando Cristo Jesus foi preso, espancado, despido, cuspido, zombado e pregado na cruz. Cristo, que era santo e não conhecia o pecado, foi tratado pelos homens como um criminoso comum. Certamente os líderes religiosos conspiraram contra ele e mentiram a respeito do seu caráter, para poderem ter uma razão a fim de persegui-lo e sentenciá-lo. Tudo isso foi o acontecimento mais injusto de toda a história, e partiu da mais vil e odiosa justiça própria que flui do coração do homem.

Ao mesmo tempo, Deus, o Pai estava ativamente engajado na obra de Cristo sobre a cruz durante todo o tempo. Ele a tinha proposto e decretado antes de começar o mundo. Deus , por sua sabedoria, designou uma salvação que tanto louvaria seus atributos quanto salvaria o pecador ao mesmo tempo. Ele fez isso imputando os pecados dos eleitos a Cristo , de forma que o Deus-homem pudesse sofrer a penalidade relativa a eles, purgando-os ao receber a ira e o castigo de Deus pelos pecados e satisfazendo o que a lei demandava pela via do pagamento com morte. Cristo Jesus, o Deus-homem mediador, foi um sacrifício santo e imaculado, qualificado e habilitado para fazer a obra de redenção.

Deus, o Pai puniu Cristo injustamente ? Essa seria a coisa mais longe da verdade. Pela imputação e transferência dos pecados dos eleitos para Cristo , Deus JUSTAMENTE feriu, puniu e matou seu Filho Unigênito. Se não fosse a sabedoria de Deus no uso da imputação, ele não poderia punir justamente a Cristo. Mas quando ele o fez, esse foi um dos atos mais santos e justos já acontecidos. Cristo foi declarado culpado pela imputação e, então, mereceu a morte. A imputação é real, não imaginária. Ela realmente funciona! Graças a Deus por ela .

Assim, a coisa mais justa e injusta em todo o mundo aconteceu ao mesmo tempo por volta de 2000 anos atrás. Como resultado, Deus é tanto justo quanto Salvador justo ao salvar os ímpios mediante a justiça imputada — resultado de todo o mérito da obra de Deus. Esse Deus é o único Deus capaz de salvar pela graça e permanecer santo. Ele pode manter seu padrão santo e ainda ter misericórdia. Deus respeita somente a pessoa de Cristo. Há segurança nele. Confie nele todo segundo e NUNCA se ampare no braço de carne.

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 16 de Setembro de 2005.

Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova