Pai e Filho Exemplares

por

Josaías Cardoso Ribeiro Jr.




Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mateus 26.39b)

De todos os relacionamentos entre pais e filhos narrados na Bíblia, não existe um exemplo mais belo que o amor entre Jesus e seu Pai. Deus instituiu a família, por isso podemos crer que o modelo apresentado em sua Palavra é o ideal para nossas vidas. A primeira grande lição que podemos aprender com as atitudes do Senhor Jesus é a obediência irrepreensível.

No Getsêmani, Cristo não clamou simplesmente para que o cálice da ira de Deus fosse passado dele; a oração de Jesus demonstra sua completa obediência e submissão ao Pai. O Filho sabia que a vontade de Deus não mudaria e, quando pediu que o cálice não fosse derramado, Jesus também clamou por aquilo que sempre desejou em primeiro lugar – que a vontade do seu Pai prevalecesse na terra e no céu. Quantas vezes nós, filhos, não abrimos mão da nossa vontade, esquecendo que este é um gesto de amor aos nossos pais?

Mais que a tortura física, o grande motivo do clamor de Cristo foi uma situação bem pior que ser cravado no madeiro. Ao se fazer pecado por nós, o Filho de Deus tornou-se aquilo que Deus mais abomina e, por isso, foi desamparado por Ele. Por outro lado, muitos filhos se alegrariam se seus pais deixassem de “pegar no pé”, e alguns até são especialiados em tornar-se alguém de quem os pais não se agradam. A tristeza do Filho por não poder desfrutar da presença do Pai e por se tornar o objeto de sua ira nos serve como exemplo do que pais e filhos cristãos devem sentir uns pelos outros.

Por último, o motivo que levou Deus a enviar seu Filho Unigênito a esta grandiosa missão também nos traz uma lição. Paulo diz em Romanos 8:30 que “os que dantes conheceu [Deus] também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” . Deus tem tanto prazer e alegria em seu Filho amado que transformará todos os salvos em pessoas que refletem o próprio Senhor Jesus. Serão “pequenos Cristos” trazendo mais alegria e maior glória ao Pai! Pergunto aos pais: você ama seus filhos a ponto de querer que todos fossem como eles? Ou um já é demais? Quanto aos filhos: será que seu pai tem motivos para desejar que você fosse um modelo a ser seguido?

É claro que uma união familiar como a relação entre Deus Pai e Deus Filho é algo que só podemos alcançar pelo poder do Espírito Santo. Mas sabemos que, chamados para sermos conformes à imagem do Filho Jesus, podemos contar sempre com este poder.

Glória Somente a Deus!



Sobre o autor:
O autor do presente artigo é estudante de teologia na Faculdade Teológica Batista de Brasília e membro da Terceira Igreja Batista do Plano Piloto (Brasília-DF), onde atua nas áreas da Juventude, Missões e dá aulas na classe de adolescentes da EBD. É um dos colaboradores nas traduções do Monergismo.com.

E-mail/MSN: josaias@hotmail.com



http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova