Epistemologia

por

Gordon Haddon Clark

 

 

Este artigo é apenas um resumo, feito pelo dr. C. Matthew McMahon, do capítulo 7 do excelente livro “A Christian View of Men and Things ”, escrito pelo dr. Gordon H. Clark.

 

A questão predominante de toda a filosofia é “Como se obtém conhecimento ?”. Se o naturalismo está certo, então predomina a opinião e cada pessoa determina por si própria o que gosta ou não gosta , o que é verdadeiro, falso , certo e errado. Mas isso não responde a pergunta proposta, apenas a ignora. Todos podem estar enganados a respeito de como conhecem os objetos. As sensações podem enganar. A realidade pode ser uma alucinação. A percepção está somente nos olhos do observador, assim como a beleza. Mas se todos estão corretos na maneira que pensam, então Platão estava certo ao crer que Protágoras estava errado, e Protágoras também estava certo .

Ninguém pode usar a probabilidade para determinar a verdade. A verdade deve existir antes que a probabilidade entre em cena. A ciência, portanto, não poderia oferecer a ninguém respostas epistemológicas. Ou alguém pode tentar o relativismo — o que é certo para você ou do seu conhecimento não é necessariamente certo para mim ou conhecido por mim. Declarações seriam, então, verdadeiras apenas em determinadas culturas. O que alguém crê nos Estados Unidos pode não ser correto para alguém na Alemanha. Portanto, Roosevelt estava certo ao querer esmagar Hitler, e este agia corretamente ao desejar matar os judeus, ou qualquer outra forma de vida inferior que desprezasse. Porém, o relativismo absoluto se contradiz. Se fosse verdadeiro, seria falso .

Em vez disso, deve-se seguir as leis da lógica, como a lei da não-contradição. A lógica não foi afetada pelo pecado. Mesmo que alguém viole suas leis (o que acontece todos os dias nos mundos naturalistas), isso não significa que as leis sejam ilógicas ou incoerentes. Existem idéias inatas na mente que permitem o raciocínio. Essas ferramentas abrangem as leis da lógica. O empirismo não conta aqui. Ele tenta formar idéias a partir de sensações decorrentes de objetos físicos, mas ele não se fia na verdade objetiva para extrair dela valores morais. Dessa forma, o naturalismo, em todas as frentes respeitantes a este ponto, falha peremptoriamente ao atribuir a realidade última ao nada. O tempo e o espaço são agora experimentados; entretanto, eles são reais. A idéia da “unidade” não é extraída da experiência sensorial, é inata. Um garoto pode contar bolas de gude só depois de ter a capacidade de contar os números e entendê-los. A aritmética não é abstraída da experiência sensorial. Igualmente, a validade do raciocínio dedutivo não pode ser comprovada pela experiência .

Kant tentou intervir para recuperar o racionalismo e empirismo com uma forma de conhecimento médio nas categorias propagadas por Aristóteles e Tomás de Aquino. Para Kant, a mente humana pensa de determinada maneira por ser incapaz de fazê-lo de outra forma. Essas idéias inatas permitem aos homens pensar, mas não lhe permitem ir além do próprio mundo. Kant realmente não poderia determinar se suas categorias (inventadas por ele ) eram inatas ou parte do sistema empírico refabricado. As categorias de Kant não fornecem aos homens as ferramentas necessárias para concluir epistemologicamente sobre a verdade última .

A cosmovisão teísta é a única que pode funcionar. A verdade não é individual, mas universal. Falar de verdade como algo mutável é usar incorretamente a linguagem e violar as leis da lógica. Deus concedeu aos homens verdades universais para servirem de linhas mestras, e ele é a causa da realidade epistemológica. O contraste importante neste ponto não é entre fé e conhecimento, mas entre o verdadeiro e o falso. A verdade e o erro são os pontos principais ao redor dos quais a epistemologia oscila. O texto de Atos 17:28 declara: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração”. Os homens vivem em Deus, e ele persuade seus eleitos da verdade como se lê em Filipenses 2:12-13: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade ”.

O teísmo cristão é coerente em todas as áreas da filosofia (história, política, ética, ciência, religião e epistemologia), ao passo que outros sistemas como o naturalismo, relativismo, empirismo, método científico, a filosofia do progresso, as éticas teleológica e ateleológica, o ceticismo, apriorismo, e semelhantes, evidentemente não o são. Escolhas devem ser feitas e as pessoas optarão viver em uma dessas áreas, conscientemente ou não (por uma feliz incoerência ou ateísmo proposital). Por causa do pecado, a maioria não escolhe o que é coerente, e, em vez disso, tende à “feliz” contradição. Essas pessoas pensam que ao desconsiderar o teísmo cristão, ele, de certa forma, será afugentado. Esquecem-se de que haverá o dia do juízo quando todos serão chamados para prestar contas.

 

Original: http://www.apuritansmind.com/Apologetics/GordonClark/McMahonSummaryMenThings.htm

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Revisão: Rogério Portella
09 de janeiro de 2006.

Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova