A Primeira Preocupação

por

Raniere Menezes



Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Rm 11.36

Jonathan Edwards escreveu 70 resoluções (em 1722 e 1723) para que houvesse progresso prático em sua vida cristã. Sua primeira resolução, o ponto 01, é algo digno de um construtor. De fato, essa única resolução é a base mais profunda do alicerce. Suas resoluções tornaram-se um edifício sólido, mas não seria tão firme se não fosse sua primeira resolução.

Não há dúvida que esta resolução em especial estava dentro da vontade de Deus, pois Edwards escreveu: “1. Resolvi que farei tudo aquilo que seja para a maior glória de Deus e para o meu próprio bem, proveito e agrado, durante todo tempo de minha peregrinação, sem nunca levar em consideração o tempo que isso exigirá de mim, seja agora ou pela eternidade fora. Resolvi que farei tudo o que sentir ser o meu dever e que traga benefícios para a humanidade em geral, não importando quantas ou quão grandes sejam as dificuldades que venha a enfrentar”.

Este piedoso pastor congregacional disse que estava ciente de que seria incapaz de cumprir uma resolução sequer sem a ajuda de Deus. Orou humildemente para que Deus o capacitasse a cumprir, através de Sua graça. E, certamente, ele tinha consciência que a resolução nº 01 era o seu maior desafio. Quantas vezes lera esta resolução em sua vida? Quantas vezes quebrara? Quantas vezes viera em sua memória suas resoluções?

Na verdade não se trata de uma resolução, mas resoluções. Sua primeira deliberação é complexa e profunda. Mas resumidamente é uma decisão para glorificar a Deus. Não importava o tamanho dos problemas que ele teria de enfrentar, ele estava determinado a glorificar a Deus. Todos os outros 69 pontos foram escritos tendo por base a glória de Deus. Esta era a mensagem central dos reformadores: “Somente a Deus seja a glória”.

O segundo, o terceiro e o quarto ponto, são resoluções para fortalecer a primeira. Ele diz que iria fazer de tudo para cumprir o que fora escrito no primeiro ponto. Depois, de forma prudente, reconhecendo suas fraquezas e falhas, ele diz que está resoluto a confessar e arrepender-se de uma possível negligência em não glorificar a Deus. E finalmente, ele reforça a mesma idéia, dizendo que estava resolvido a abnegar-se para a glória de Deus.

Em suma, a maior lição desse servo de Deus foi não buscar a sua própria glória, e sim buscou glorificar a Deus. Qual é a sua resolução?


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova