Pentecostalismo

por

Dr. C. Matthew McMahon



A denominação Pentecostal foi uma tentativa de voltar à interpretação neo-testamentária da Igreja como praticada no primeiro século. Em 1900, Charles Parham, um antigo pastor Metodista, tornou-se “curandeiro” e fundou a Escola Bíblica Betel em Topeka, Kansas. Enquanto os estudantes estavam engajados num estudo sobre Atos, Agnes Ozman recebeu o “batismo no Espírito Santo” e não pôde falar em inglês, mas somente chinês, por três dias. Dentro de poucos dias, Parham, e a maioria dos outros estudantes, teve experiências similares. Parham, então, começou a realizar reuniões de reavivamento nos poucos anos seguintes e em 1905, somente no Texas, havia 25.000 crentes pentecostais. Outra figura chave foi William Seymour, um reavivalista negro do movimento Holiness, que gerou o reavivamento da Rua Azusa. Havia muitos que diziam ter sido batizados no Espírito, e sua obra foi incorporada como o Movimento Apostólico Pacífico de Fé. Uma terceira figura chave foi Charles H. Mason, um antigo ministro Batista de Memphis, que foi “dispensado” (excomungado?) da sua denominação por proclamar uma segunda obra da graça, e subseqüentemente fundou uma nova denominação, a Igreja de Deus em Cristo.

Eudorus Bell, Howard Goss, Daniel Opperman, A.P.Collins e Mack Pinson fundaram as Assembléias de Deus em 1914 e formularam uma declaração de “verdades” em 1916, no Sínodo de Missouri. Eles ensinavam o Trinitarianismo, o Arminianismo, duas ordenanças, uma visão progressiva de santificação, uma segunda obra do Espírito ao ser “batizado” por Ele com evidência de falar em línguas, e uma forte tendência pré-milenista.

No Canadá, as igrejas Pentecostais começaram a emergir quase que imediatamente após os reavivamentos da Rua Azusa começar. Robert E. McAlister, um estudante da Bíblia, de Ontário, ouviu o que aconteceu em Los Angeles e trouxe a mensagem para o Canadá, experimentando subseqüentemente o movimento da “chuva temporã” com grandes concentrações em Toronto e Winnipeg. O Pentecostalismo se espalhou, então, por toda a Europa, América Latina, África, Rússia e Ásia.

O Pentecostalismo é realmente uma família de denominações, ao invés de uma denominação inteira. Todavia, eles ensinam muitas coisas em comum. Os pentecostais se auto-declaram biblicistas, com nenhum credo além da Bíblia. Eles são Trinitarianos (embora que, num dos seus estágios, a partir da negação da doutrina Trinitariana, originou-se uma nova seita chamada o “movimento de Jesus”, produzido por Frank Ewart e G.A. Cook. Hoje, a Igreja Pentecostal Unida, as Assembléias de Deus Negras do Mundo, e a Igreja Apostólica do Pentecoste negam a doutrina da Trindade). Pentecostais, na maioria dos casos, são arminianos, embora haja alguns pentecostais reformados que crêem numa salvação monergística. Os pentecostais crêem na liberdade da vontade do homem, e são semi-pelagianos em sua antropologia. Eles são carismáticos em sua visão dos dons espirituais e crêem que os dons do Espírito Santo, como expressos e 1 Coríntios 12:8-10, estão em operação hoje.

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 22 de Fevereiro de 2005.


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