Se o fogo da Geena é corporal poderá ele, por seu contato, queimar
os espíritos malignos, isto é, os demônios incorpóreos?

por

Santo Agostinho



Aqui ocorre-nos perguntar: se o fogo não for incorpóreo, como o é a dor da alma, mas corpóreo, molesto ao contato, de modo a poder torturar os corpos — como é que nele se verificará o castigo dos espíritos malignos? Realmente, conforme disse Cristo, o mesmo fogo será destinado ao suplício tanto dos homens como dos demônios:

Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno que já está preparado para o Diabo e os seus anjos. [1]

A não ser que os demônios tenham também um certo tipo de corpos, como julgam alguns homens doutos, corpos esses constituídos por esse ar espesso e úmido de que sentimos o movimento quando o vento sopra. Esse gênero de elemento, se nada pudesse sofrer no fogo, posto em ebulição nos banhos não queimaria. De fato, para queimar deve antes ser queimado e atua ao mesmo tempo que é afetado. Mas se se pretende que os demônios não têm corpos, não há que trabalhar mais numa afanosa pesquisa nem que trabalhar em teimosas discussões. Porque é que, realmente, não dizemos que os espíritos incorpóreos podem ser atormentados com a pena de um fogo corpóreo, de forma real, embora maravilhosa, se os espíritos dos homens, sem dúvida incorpóreos eles também, puderam ser agora encerrados em membros corpóreos e poderão depois ficar ligados aos seus próprios corpos por vínculos indissolúveis? Se não têm corpos, aderirão, estes espíritos dos demônios, ou melhor, estes espíritos-demônios incorpóreos, a fogos corpóreos para por estes serem torturados: não é que estes fogos, a que eles se hão-de ligar, nesta união recebam um sopro de vida (inspirentur) e se tornem em seres animados, compostos de espírito e de corpo, mas, como já disse, nesta forma maravilhosa e inexprimível de vida; porque também este outro modo, em conformidade com o qual os espíritos se unem aos corpos e os tornam vivos, é a tal ponto maravilhoso que nem pelo próprio homem pode ser compreendido — e, no entanto, isso é o próprio homem.

O que eu diria é que esses espíritos sem qualquer espécie de corpo arderão, como ardia nos infernos aquele rico quando dizia:

Sou atormentado nesta chama [2],

se eu não notasse que me poderiam propositadamente responder que tal chama era da mesma natureza que os olhos que ele levantou e lhe fizeram ver Lázaro, da mesma natureza que a língua para a qual desejou que lhe derramassem um pouco de líquido, da mesma natureza que o dedo de Lázaro ao qual pediu que isto lhe fosse feito — e, todavia, as almas estavam lá sem corpo. Se, portanto, é incorpórea esta chama que queima e esta gotinha que ele suplica, são então como as visões dos que dormem ou dos que, em êxtase, vêem coisas incorpóreas apresentando, porém, as aparências dos corpos. É que o próprio homem, quando está em tais visões em espírito e não com o corpo, vê-se então tão semelhante ao seu corpo que não é capaz de dele se distinguir. Mas essa geena que também se chama lago de fogo e de enxofre (stagnum ignis et sulphuris) será um fogo corpóreo e atormentará os corpos dos condenados, quer dos homens quer dos demônios — sólidos os dos homens, aéreos os dos demônios — ou apenas os corpos dos homens com os seus espíritos e os dos demônios-espíritos sem corpos, unindo-se ao fogo corpóreo para dele absorverem a pena sem com ele partilharem a vida. Um só, realmente, será o fogo para uns e outros, como o afirmou a Verdade.

 


NOTAS:

[1] - Discedite a me, maledicti, in ignem aeternum, qui paratus est diabolo et angelis ejus. Mateus, XXV, 41.

[2] - Crucior in hac flamma. Lucas, XV, 24.

Fonte: A Cidade de Deus, Volume III, Fundação Calouste Gulbenkian, páginas 2163-2165.



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