Romanos 5:18

por

João Calvino


Comentário Sobre Romanos 5:18

(Clique aqui para baixar a fonte grega usada neste artigo)

 

 

Pois, assim como por uma só transgressão veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação da vida.

18. Assim como por uma só transgressão. A cláusula é defectiva, porém será completada pela inclusão dos termos condenação e justificação no caso nominativo. Temos de proceder assim para completar o sentido. O versículo é também a conclusão geral da comparação precedente, pois Paulo omite a menção da correção que inserira, e agora completa a comparação. "Assim como pela ofensa de um só homem nos tornamos pecadores, também a justiça de Cristo é eficaz para justificar-nos". Contudo, ele não diz que a justiça [=dikaiosuv,,vvvvvvvnh] de Cristo é por isso eficaz, e, sim, sua justificação [=dikai,wma ]. Cristo, nos lembra Paulo, não era privativamente justo em consideração a si mesmo, senão que a justiça com que fora ele dotado era de caráter mais extensivo, a fim de que pudesse enriquecer os crentes com o dom que lhe fora conferido. Paulo torna a graça comum a todos os homens, não porque de fato e em verdade se estenda a todos, senão porque ela é oferecida a todos. Embora Cristo sofreu pelos pecados do mundo, e é oferecido pela munificência divina, sem distinção, a todos os homens, todavia nem todos o recebem.

As duas palavras constantemente usadas por ele - juízo e graça - podem ser também repetidas nesta forma: "Assim como pelo juízo de Deus o pecado de um só homem resultou na condenação de muitos, assim também a graça será eficaz para a justificação de muitos". Segundo o meu critério, justificação para a vida, ou justificação vivificante, significa o perdão que nos restaura à vida. Nossa esperança de salvação é oriunda do fato de Deus nos ser propício, e não podemos ser aceitos por ele a menos que sejamos justos. Portanto, a vida tem sua origem na justificação.



Fonte: CALVINO, João. Romanos. Trad. Valter Graciano Martins. 1ed. São Paulo: PARACLETOS Ed., 1997. 524p.; pp. 196-197.

 

http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova