Ninguém é Justificado por Obras,
Mas, Ninguém Será Sem Elas.

por

Raniere Menezes



Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Tg 2.14

A justificação é um ato judicial da parte de Deus, é uma declaração de que o crente é declarado justo. É a justiça de Cristo imputada naqueles que são chamados de maneira eficaz por Ele. E essa imputação está relacionada a fé. Essa fé é um dom de Deus. A fé sozinha justifica, mas não a fé que é sozinha. Entende o que quero dizer? A Confissão de Fé de Westminster esclarece:

“A fé, assim recebendo e assim se firmando em Cristo e na justiça dele, é o único instrumento de justificação; ela, contudo não está sozinha na pessoa justificada, mas sempre anda acompanhada de todas as outras graças salvadores; não é uma fé morta, mas age através do amor”. Ref. João 3:16, 18, 36; Rom. 3:28, e 5: I; Tiago 2:17, 22, 26; Gal. 5:6. – (Cap.XI,§II). - “Não é uma fé morta...”.

Por mais que concordemos em dizer que o ato justificador vem do fato de Deus lançar o crédito da justiça em favor de todos aqueles a quem Ele regenera por sua graça. E também que a Bíblia por toda parte revela que não somos justificados pelas obras. Contudo, não podemos parar por aqui. - “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”. Tg 2.17 - . Enquanto a fé está sozinha, ela é o único instrumento da justificação, mas, NUNCA está sozinha na pessoa justificada. Ela sempre é acompanhada de todas a demais graças cristãs.

Quando Tiago diz: Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou. Tg 2.22. E também: “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”. (v. 26). Ele não está contra-argumentando Paulo em Rm 3.28: “...o homem é justificado pela fé, independentemente das obras...” Tiago está rebatendo os cristãos desregrados que queriam viver sem ter a Lei de Deus como padrão. É isso.

A fé sozinha justifica, mas uma fé que é sozinha (infrutífera de boas obras) não justifica. A verdadeira fé produz as obras. É impossível que a fé que justifica possa existir sem uma nova natureza. Daí podermos afirmar que ninguém é justificado por obras, mas ninguém será salvo sem elas.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova