Confiando no Caráter de Deus

por

John MacArthur Jr.



Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas o Seu concerto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos...A ti, ó Senhor, pertence a justiça...Ao Senhor, nosso Deus, pertence a compaixão e o perdão” (Daniel 9:4,7,9).

Antes do cativeiro babilônico, Deus tinha advertido o Seu povo a não adotar os costumes idólatras dos seus captores. Seus deuses eram ídolos que não podiam nem ouvir nem livrá-los da tribulação (Isaías 46:6-7).

Em notável contraste, nosso Deus nos ama e nos livra do mal. Quando confessamos nossos pecados e intercedemos pelos outros, Ele ouve e responde. Em Isaías 45:21-22, Ele diz, “E não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador, não há fora de mim. Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”.

Em sua oração, Daniel menciona vários atributos de Deus que tinham um relacionamento direto com a oração respondida. No verso 4, ele O chama de o “Deus grande e tremendo”. Isto fala de Seu poder e majestade. Você pode orar com confiança, pois Deus é poderoso o suficiente para mudar suas circunstâncias quando isso serve aos Seus propósitos.

A fidelidade de Deus é refletida na frase “que guardas o concerto” (v. 4). Ele sempre guarda Suas promessas. Ele fez um concerto com Israel que, se eles se arrependessem, Ele os perdoaria (Deuteronômio 30:1-3). Ele prometeu nunca esquecê-los (Deuteronômio 31:6; cf. Hebreus 13:5).

O amor de Deus é visto em Seus atos de misericórdia para com aqueles que O amam (v. 4). Sua justiça e santidade são inerentes à frase “a ti, ó Senhor, pertence a justiça” (v. 7). As ações de Deus são sempre misericordiosas e justas. Ele nunca comete um engano (Gênesis 18:25).

O verso 9 menciona os dois atributos finais: compaixão e perdão. Compaixão é um sinônimo de misericórdia. Perdão significa absolver os seus erros cancelando a penalidade do pecado que foi posta em sua conta. Ele te reconcilia com Ele mesmo em doce comunhão.

Que Deus gracioso nós servimos! Regozije-se em Seu amor e aprenda de Suas promessas. Ele nunca falhará com você.


Sugestões para Orar:


Para Estudo Adicional:

Leia Isaías 44, que contém uma severa advertência para Israel evitar a idolatria de Babilônia durante o cativeiro babilônico.


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 10 de Março de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova