Recebendo as Provisões de Deus

por

John MacArthur Jr.



O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mateus 6:11).

Na América, orar pelo nosso pão diário dificilmente parece necessário. A maioria das pessoas oram pelo auto-controle, para evitar o comer em excesso! Mas Mateus 6:11 não está falando apenas de alimento. A afirmação é uma declaração da dependência de Deus e um reconhecimento de que somente Ele provê todas as necessidades básicas da vida.

É triste dizer, contudo, muitas pessoas hoje têm reduzido a oração a um meio de auto-realização. Recentemente uma mulher me enviou um livreto e escreveu: “Eu penso que você não entende o verdadeiro recurso que temos na oração. Você deveria ler este livreto”. O livreto repetidamente enfatizava nossos direitos, como cristãos, de demandar coisas de Deus. Mas ele erra totalmente o alvo da oração, que é glorificar a Deus (João 14:13). Nós devemos dar a Deus o privilégio de revelar Sua glória ao satisfazer nossas necessidades da forma que Ele escolhe, seja qual for esta. Se demandarmos coisas dEle, provavelmente nos tornaremos frustrados ou O questionaremos, quando não conseguirmos o que queremos. Este é um pecado sério!

David G. Myers, em seu livro The Human Puzzle [O Enigma Humano] (N.Y.: Harper and Row, 1978) disse, “Algumas orações petitórias parecem não somente ter uma falta de fé na bondade inerente de Deus, mas parecem também elevar a humanidade à uma posição de controle sobre Deus. Deus, a Escritura nos recorda, é onisciente e onipotente, o soberano regente do universo. O fato de cristãos orarem como se Deus fosse um fantoche, cujos barbantes são puxados com as suas orações, parece não somente potencialmente supersticioso, mas blasfemo também.

“Quando a oração é vendida como um dispositivo para obter saúde, sucesso e outros favores de uma máquina de venda celestial, podemos nos surpreender com o que realmente está sendo mercantilizado. Isto é fé ou uma falsificação da fé? É Cristianismo ou uma caricatura superficial do verdadeiro Cristianismo?”.

Cuide de suas orações! Sempre esteja cônscio do enorme privilégio que você tem de se aproximar do Deus infinito e receber Suas graciosas provisões. Todavia, faça isso sempre tendo a Sua glória como o seu principal objetivo.


Sugestões para Orar:

Leia Provérbios 30:8-9.

  • Qual atitude para com Deus estes versos nos transmite?
  • Qual é a sua atitude em oração?


Para Estudo Adicional:

Leia Mateus 6:19-34 e Tiago 4:3.

  • Como você pode responder a alguém que diga que os cristãos têm o direito de reivindicar favores de Deus?


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 24 de Março de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova