Reconhecendo a Paternidade de Deus

por

John MacArthur Jr.



Pai nosso, que estás nos céus” (Mateus 6:9).

O termo Pai é um dos termos mais comumente usados em nossas orações, e corretamente, visto que foi assim que Jesus nos ensinou a orar. Mas, assim como o termo é comum para nós, ele era muito incomum para o povo nos dias de Cristo.

Naquela época, a maioria das pessoas que adorava os falsos deuses, pensava neles como seres distantes, caprichosos e imorais, que deviam ser temidos. Até mesmo o povo judeu, que deveria entender a paternidade de Deus, tinha se removido de Seu cuidado Paternal através do pecado e apostasia deles. Conseqüentemente, Ele parecia distante deles. Mesmo alguns que reivindicavam Deus como Pai deles, foram censurados por Cristo, que lhes chamou de filhos do diabo, pois rejeitaram o Filho (João 8:44).

Contra este cenário, o ensino de Cristo foi revolucionário. Ele proclamou Deus como um Pai cuidadoso e gracioso, que deseja íntima comunhão com os Seus filhos. Esta comunhão pode vir somente através da fé no Filho.

Além disto, Jesus revelou o caráter do Pai em tudo o que Ele disse e fez. Quando Filipe lhe pediu para que lhe mostrasse o Pai, Jesus replicou, “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9).

Jesus também proclamou Deus como um Pai que tem todos os tesouros do céu à Sua disposição e que os faz disponíveis aos Seus filhos, para que eles possam Lhe glorificar: “Vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós Lho pedirdes... Não andeis, pois, ansiosos...Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas [que vocês necessitam] vos serão acrescentadas” (Mateus 6:8, 31, 33).

Sua fé em Cristo é o que faz de Deus o seu Pai Celestial. Ele lhe ama, ouve as suas orações e supre as suas necessidades de acordo com Seus abundantes recursos. Olhe para Ele hoje e viva como um filho grato e obediente.


Sugestões para Orar:

  • Agradeça a Deus que Ele é seu Pai gracioso e amoroso.
  • Louve-O pelas bênçãos abundantes que Ele lhe dá.



Para Estudo Adicional:

Leia Provérbios 3:5-3 e Mateus 7:7-11.

  • O que você é exortado a fazer?
  • Qual é especificamente a vontade de Deus para você?
  • Como estas passagens deveriam afetar seu relacionamento com Deus?

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 13 de Março de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova