Resolvendo o Maior Problema do Homem

por

John MacArthur Jr.



Perdoa-nos as nossas dívidas” (Mateus 6:12).

O maior problema do homem é o pecado. Ele lhe proporciona a morte espiritual, a alienação de Deus e de seu próximo, atormentando-o com culpa e temor, e no final das contas, condenando-o ao inferno eterno. A única solução é o perdão –– e a única fonte de perdão é Jesus Cristo.

Todo pecado é punível pela morte (Romanos 6:23), mas Cristo levou os pecados do Seu povo, tornando o perdão e a vida eterna possíveis através da fé nEle (João 3:16). E não somente possíveis, mas uma realidade para os Seus eleitos. Que realidade gloriosa!

A Escritura fala de duas espécies de perdão: judicial e paternal. O perdão judicial vem de Deus, o justo juiz, que limpa os seus pecados do registro e te liberta do castigo e da culpa. No momento da sua salvação, Ele perdoa todos os seus pecados –– passados, presentes e futuros –– e te declara justo por toda a eternidade. Este é o porquê nada pode te separar do amor de Cristo (Romanos 8:38-39).

O perdão paternal é concedido aos crentes pelo seu amoroso Pai celestial, à medida que eles confessam seus pecados e buscam a Sua purificação. Este é o tipo de perdão que Jesus fala em Mateus 6:12.

Quando uma criança desobedece a seu pai, a relação pai/filho não é quebrada. A criança ainda é um membro da família e há um sentido no qual ela já está perdoada, visto que está sob a proteção do amor paternal do seu pai. Mas algo da intimidade da sua relação é perdida até que a criança busque perdão.

Esta é a idéia em Mateus 6:12. Os pecados que você comete como um crente não lhe roubam a salvação, mas afetam seu relacionamento com Deus. Ele ainda te ama e sempre será seu Pai, mas a intimidade e a doce comunhão que uma vez você conheceu, está em risco até que você busque reconciliação, através da confissão de seus pecados.

Como um cristão, você está judicialmente perdoado e nunca será condenado. Mas nunca presuma sobre esta graça. Faça da confissão uma parte de suas orações diárias, de forma que o pecado nunca corroa o seu relacionamento com o seu Pai Celestial.



Sugestões para Orar:

  • Agradeça a Deus por seu perdão judicial por todos os seus pecados.
  • Peça-Lhe ajuda para manter a alegria de seu relacionamento com Ele, através de um tratamento imediato de qualquer pecado que você cometer.

Para Estudo Adicional:

Leia o Salmo 32:1-7.

  • Qual o sentimento de Davi para com o perdão?
  • O que aconteceu com Davi antes dele confessar seus pecados?


Traduzido e adaptado por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 27 de Março de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova