Tratando com o Pecado

por

John MacArthur Jr.



Perdoa-nos as nossas dívidas” (Mateus 6:12).

Os cristãos lutam com o pecado. Isto certamente não chega como surpresa para você. À medida que você amadurece em Cristo, a freqüência de seu pecar diminui, mas sua sensibilidade para com ele aumenta. Isto não significa que você é mais facilmente tentado, mas que você é mais consciente das sutilezas do pecado e como ele desonra a Deus.

Alguns pensam que você nunca deveria confessar seus pecados ou buscar perdão, mas o Senhor nos instrui a fazer assim, quando Ele disse para orarmos: “Perdoa-nos as nossas dívidas” (Mateus 6:12). Esta é a oração do crente pelo perdão do Pai.

João disse: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. Esta passagem não nos ensina a como permanecer salvo, como muitos ensinam. Ela nos diz como distinguir entre crentes e incrédulos: crentes confessam seus pecados; incrédulos não.

A frase “perdoa-nos” em Mateus 6:12 implica a necessidade de perdão. “Dívida” traduz uma palavra grega que era usada para falar de um débito moral ou monetário. Em Mateus 6:12 ela refere-se a pecados. Quando você peca, você deve a Deus uma conseqüência ou um débito porque você violou Sua santidade.

Quando você peca como um crente, você não perde sua salvação, mas desafia o castigo de Deus se você não se arrepender. Hebreus 12 diz: “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho...Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade” (vv. 6,10).

Se você está abrigando pecado, confesse-o agora e deixe Deus te limpar para usá-lo hoje para Sua glória.



Sugestões para Orar:

Medite sobre o porquê o perdão de Deus é importante para você e então, expresse estes pensamentos a Ele em louvor.


Para Estudo Adicional:

Leia o Salmo 38.

  • Quais dores físicas e emocionais Davi experimentou como resultado de seu pecado?
  • Qual foi a sua atitude para com Deus, à medida que ele confessava seu pecado?


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 27 de Março de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova