Morte: Parto de Vida

por

Rubens Amorese

 

 

“Preciosa é aos olhos do Senhor a morte de seus santos” — Salmos 116,15.

O apóstolo Paulo ensina aos Coríntios (1 Coríntios 15, 35-49) um princípio que norteia toda a revelação da história da redenção humana. Fala-nos do “natural” como útero do “espiritual”; da vida como período de gestação da Vida — Bios gerando Zoé, na linguagem de C.S.Lewis.

Não sabemos bem como foi o planejamento de nosso nascimento. Refiro-me ao espiritual. Sabemos, no entanto, que nossa vinda foi acalentada, desejada e planejada; viemos ao mundo para amar e ser amados — e para ser preparados para o céu. No entanto, criamos uma cena ridícula ao não compreender nossa morte como consumação desse projeto.

Tudo pronto. Hora de nascer. O pai acompanha de perto — agitação na “maternidade”. Amigos, do outro lado do portal (Lucas 16,9), prontos para “nos receber nos tabernáculos eternos”... — mas relutamos em nascer!

Sem este cordão umbilical, como poderá a vida ser boa? Como vou me alimentar? Vou definhar até morrer de cesária! Sem este líquido aminiótico, vou ficar solto no espaço... Diz o Livro Antigo que lá fora tudo é potencializado ao infinito (que não me diz nada!). Por exemplo, que, com minhas perninhas, vou andar, correr, jogar... Dizem que com meu nariz poderei cheirar as flores (haja imaginação!) E o que é o cheiro? Me mostra! Diz o Livro que com minha boca poderei comer bifes acebolados, doces, frutas... mas deve ser horrível, sem graça... a gente tem que enfiar na boca e mastigar — o que é mastigar? Diz o Livro Antigo que poderei enxergar com os olhos, e que isso é mais ou menos como ouvir com cores! Ouvir com cores?!

“Olha, creio em tudo o que o Livro Antigo diz; sou uma pessoa de fé. Mas daqui não saio”.

E enrolamos o cordão umbilical no pescoço, duvidando, de fato, de que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.





Sobre o autor: Rubem Amorese é consultor legislativo no Senado Federal e presbítero na Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília. É autor de, entre outros, Louvor, Adoração e Liturgia e Icabode – da mente de Cristo à consciência moderna (Editora Ultimato). Visite o seu site http://www.amorese.com.br/


Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova