O que é o Natal para mim?

por

Bento Souto


 

“Natal é tempo de presentes”, diz a propaganda do Comércio – ávido por vendas. Mas, se você não tem dinheiro para comprar presentes? E se sua conta bancária está “estourada”? E se você não quer nem que alguém te presenteie por não ter como retribuir, como fica esse “Natal tempo de presentes”?

“Natal é tempo de reunir a família”, dizem outros. Mas, o que fazer se sua família foi levada por um desastre do tipo “tsunami”, terremoto do Paquistão ou qualquer outro acidente natural? E se você não tem como se reunir com seus familiares devido à distância? E se a morte –natural ou acidental– tiver levado um ente querido seu?

“Natal é tempo de ficar em casa”, dizem aqueles que não percebem que há inúmeras pessoas que tiveram suas casas destruídas por deslizamentos de terra ou por inundações.

“Natal é tempo de Paz e Amor”, afirmam alguns. E se aquele(a) que você julgava ser o amor da sua vida foi embora ou trocou você por outra(o)?

“Natal é um dia como qualquer outro”, dizem aqueles que tentam negar o inegável.

O Natal pode ser qualquer uma dessas coisas, pois é algo muito subjetivo, mas chegará o dia em que ele não poderá ser nenhuma delas. Afinal, nenhum de nós recebeu Carta de Alforria contra as vicissitudes da vida. Mais cedo ou mais tarde cada um de nós irá inexoravelmente enfrentar o drama pessoal de perder a saúde (física ou financeira), alguém a quem ama ou a própria vida.

Lembro do primeiro Natal em que percebi o que havia, realmente, para ser comemorado nessa data, a saber, o nascimento de Jesus Cristo.

Nos dias atuais raríssimas pessoas acreditariam na história de uma jovem (provavelmente com menos de 17 anos de idade) que dizia haver ficado grávida sem contato sexual com um homem. Responda com sinceridade: você acreditaria?

Mais ainda, como comemorar o nascimento de alguém que nasceu no lugar onde dormem os animais, e cujos pais eram tão pobres que nem tinham onde se hospedar?

Confesso, eu não acreditaria!

Há o relato de que Ele fez grandes milagres. Diz-se que Ele curou os enfermos; deu visão aos cegos de nascença; fez paralíticos voltarem a andar; andou sobre as águas; ressuscitou mortos; e, por fim, diz-se que Ele mesmo ressuscitou dentre os mortos e se apresentou, com infalíveis provas, no meio dos que o seguiam.

Hoje, eu comemoro o Natal e acredito em tudo isso!

No entanto, as razões para eu acreditar e comemorar não são essas. A razão principal é porque eu mesmo tive um encontro com “Aquele que foi morto e eis que está vivo pelos séculos dos séculos”. Ninguém que o haja encontrado conseguirá mais ser o mesmo.

Nele, eu encontrei sentido para minha vida, e deixei apenas de existir, como havia feito por muitos anos. Nele, encontrei todos os tesouros da sabedoria. Nele, aprendi que “o corpo é mais do que um vestido e a vida mais do que alimento” . Nele, aprendi que Ser é muito mais importante do que Ter.

Isso tudo não deveria nos surpreender, haja vista que no Paraíso não havia nenhum eletrônico, eletrodoméstico, carro novo ou sequer energia elétrica. O relato bíblico diz que nossos primeiros pais, Adão e Eva, andavam nus. Ou seja, eles não tinham nada, todavia, tinham tudo que é necessário para alguém ser verdadeiramente feliz.

Eles tinham comunhão diária com Deus!

Desfrutavam da companhia do nosso Criador!

Confesso, mais uma vez, não preciso de mais nada além da companhia dEle para ter um Feliz Natal, pois, desde que o encontrei minha vida tem experimentado o Natal todos os dias.

Digo tudo isso, não com arrogância, mas, com o coração agradecido de quem tem que dar testemunho do que experimentou e experimenta a cada dia.

Assim, meu mais sincero desejo é que você possa comemorar o Natal que independe de quaisquer circunstâncias externas. Comemore a vinda de Deus à Terra! Ele, sendo rico, se fez pobre, para que nós que somos pobres, pudéssemos encontrar Nele todas as riquezas que são verdadeiras.

Feliz Natal

 

 



Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Monergism/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela / Spurgeon em Espanhol / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova