A Teoria do “Cristão Carnal”
1 Coríntios 2:14 - 3:4

por

John A. Kohler, III

A teoria do “cristão carnal” foi popularizada por Lewis Sperry Chafer, pela Bíblia de Referência Scofield, pela Cruzada Campus para Cristo, e por muitos outros indivíduos e instituições evangélicas. Ela ensina que o arrependimento não é uma condição para a salvação, e que uma pessoa pode verdadeiramente estar “em Cristo” sem ser “uma nova criatura” (2 Coríntios 5:17). Em outras palavras, ela teoriza que uma pessoa pode ser verdadeiramente salva, sem ter qualquer evidência de uma obra sobrenatural de Deus em seu coração.


I. De acordo com a teoria do “cristão carnal”, há três classes de humanidade e duas classes de cristãos.

    A. O Homem Natural –– Este é o homem não salvo que anda segundo a carne.

    B. O Homem Espiritual –– Este é o homem salvo que anda segundo o Espírito.

    C. O Homem Carnal –– Este é o homem salvo que anda segundo a carne.


II. De acordo com o entendimento correto da Bíblia, há duas classes de humanidade e uma classe de cristãos (Romanos 8:1-9; Gálatas 5:16-25).

    A. O Homem Natural –– Este é o homem não salvo que anda segundo a carne.

    B. O Homem Espiritual –– Este é o homem salvo que anda segundo o Espírito como o padrão geral de sua vida, mas que ocasionalmente também anda segundo a carne em áreas particulares de sua vida, devido à imaturidade espiritual e por causa do pecado. Todos os verdadeiros cristãos são homens espirituais, e todos verdadeiros cristãos de vez em quando se comportam de maneira imatura, mundana e carnal. Não há tal coisa como um verdadeiro cristão que não anda segundo o Espírito como o padrão geral de sua vida, e não há tal coisa como um verdadeiro cristão que não se comporta de vez em quando de maneira imatura, mundana e carnal.

“Muitos simplesmente designam aqueles cristãos professos que não mostram fruto real como 'cristãos carnais' (baseado num mal-entendimento de 1 Coríntios 3:1-4). Embora seja verdade que o Apóstolo Paulo os tenha repreendido por agirem de maneira carnal (como incrédulos), ele não postulou uma categoria inteira de sub-cristãos, conhecidos como cristãos carnais. Esta categoria é uma invenção dos teólogos do século XX e provê um ‘esconderijo' seguro para muitos incrédulos na igreja” –– Bailey Smith.

 


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 23 de Março de 2005.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova