"Doutor" ou "Irmão"

por

Arthur W. Pink

Que métodos estranhos Deus algumas vezes emprega ao ensinar a Seus filhos muitas lições necessárias! Esta tem sido recentemente a experiência do escritor. Eu tenho sido contatado por uma "universidade" para aceitar deles um grau de "D.D." [1] Pedindo tempo para dar a resposta, para que eu pudesse em oração buscar de Deus, através de Sua palavra escrita, um conhecimento de Sua vontade, uma luz maior do que a que esperávamos chegou. Eu tenho tido sérias dúvidas quanto à permissibilidade de algum dos servos de Deus aceitar um título de honra carnal. Agora percebo que é errado para mim recebê-la até mesmo amavelmente. Vários amigos, como um sinal de respeito, têm se dirigido a mim como "Dr. Pink". Eu agora lhes peço que, por favor, PAREM de fazer assim. Que não seja entendido que eu, por meio disto, condeno outros homens pelo que eles permitem. Não! para o Senhor deles, eles permanecem de pé ou caem. Farei menção agora às principais passagens que me ajudaram, orando para que possa agradar a Deus abençoá-las também a outros.

PRIMEIRO, aos falsos confortadores de Jó, Eliú (representante de Deus) disse: “Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de TÍTULOS LISONJEIROS para com o homem” (Jó 32:21). SEGUNDO, “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi” ou professor (Mateus 23:8), que é o que “Doutor” significa. TERCEIRO, João 5:44 reprova aqueles que “recebem honra uns dos outros" e nos convida a buscar “SOMENTE a honra que vem de Deus”. QUARTO, nenhum dos servos do Senhor no Novo Testamento jamais empregaram um título. “Paulo, um apóstolo”, mas nunca “o apóstolo Paulo”. QUINTO, o Filho de Deus “fez de Si mesmo de nenhuma reputação” (Filipenses 2:7); é, então, apropriado que Seus servos devam agora seguir um caminho oposto? SEXTO, Cristo nos convida a aprender dEle que foi “manso e humilde” (Mateus 11:29). SÉTIMO, uma das marcas da apostasia é ter “pessoas em admiração por causa de interesse” (Judas 16). OITAVO, somos convidados a seguir Cristo para fora do campo “levando Seu opróbrio” (Hebreus 13:13).

Por estas razões não me parece apropriado que alguém que está aqui como um representante e testemunha de um Cristo “desprezado e rejeitado”, deva ser honrado e bajulado por homens. Por favor, dirija-se a mim como “IRMÃO PINK”.


NOTAS DO TRADUTOR

[1] D. D. = Doctor of Divinity, Doutor em Divindade.
[2] Em muitas passagens, procuramos traduzir os versos bíblicos diretamente da versão utilizada pelo autor (King James Version).


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 29 de Outubro de 2004.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova