O que é o pecado, e recompensar pelo pecado

por

Santo Anselmo



Anselmo — Nós devemos e precisamos investigar, portanto, de que maneira Deus perdoa os pecados dos homens; e, com a intenção de fazer isto de uma maneira mais clara, deixe-nos primeiro considerar o que é pecar e o que é fazer expiação pelo pecado.

Boso — A ti diz respeito o demonstrar e a mim o escutar.

Anselmo — Se o homem e o anjo sempre dessem a Deus o que devem, eles nunca pecariam.

Boso — Eu não posso negar isto.

Anselmo — Então, o pecar não é a mesma coisa que negar a Deus o que se Lhe deve?

Boso — Nada é mais certo.

Anselmo — Essa é a dívida que tanto o homem quanto o anjo possuem para com Deus, em que, se O pagam, não existe o pecado, e se não O pagam, pecam. Esta é a justiça, ou a retidão da vontade, que torna um ser justo ou reto de coração, isto é, na vontade; e isto é a única e toda a honra que devemos a Deus, e o que Deus requer de nós. Portanto, é esta tal a única vontade, quando pode ser exercitada, que opera agradavelmente para Deus; e quando esta vontade não pode ser exercitada, ela sozinha basta para agradar, pois sem essa nenhuma obra é agradável. Aquele que não rende esta honra que é devida a Deus, rouba a Deus Sua posse e O desonra; e este é precisamente o pecado. Além disso, enquanto não repara o que roubou, este permanece na culpa; e não será suficiente meramente restaurar o que roubou, mas, considerando o desprezo oferecido, este deve restaurar mais do que roubou. Pois assim como aquele que prejudica a saúde de outros não faz o suficiente para compensar o erro senão dando algo superogatório pela injustiça praticada, ainda que o outro recobre a saúde, assim, aquele que desonra a alguém não o recompensa com a devolução da honra, pois deve compensar a moléstia que lhe causou com algo que lhe agrade. Nós devemos também observar que quando alguém paga o que injustamente roubou, este deve dar algo que o outro não poderia exigir se não tivesse existido o roubo. Assim, pois, todo o que peca deve devolver a Deus a honra que Lhe roubou, e essa é a satisfação que todo pecador deve dar a Deus.

Então, o pecar não é a mesma coisa que negar a Deus o que se Lhe

Boso — Desde que nós temos determinado seguir a razão em todas estas coisas, não tenho nada há objetar, ainda que sejam coisas que impressionam.



Todo o livro consiste num diálogo entre Anselmo e uma personalidade chamada Boso.


Fonte: Por que Deus se fez Homem?, Santo Anselmo, Editora Novo Século, páginas 107 e 108.

Sobre o autor: Anselmo de Aosta (1033-1109), arcebispo de Cantuária de 1093 a 1109, que é também conhecido pelo nome de Anselmo da Cantuária, é uma das personalidades mais importantes da história do pensamento cristão. O Cur Deus Homo (Por que Deus se fez Homem?), provavelmente a mais influente e conhecida de suas obras, é um clássico da teologia.

 


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova