O Pecado

por

Jorge L. Trujillo




Neste estudo acerca do pecado, estudaremos as formas distintas pelas quais o pecado tem poder sobre a humanidade, os resultados do pecado e a solução ao problema do pecado. Espero que este estudo seja de ajuda a você, querido leitor, para que se aproxime mais de Deus.


I. O pecado de natureza

Significado:

O pecado de natureza é a pré-disposição do ser humano e sua inclinação a fazer coisas que de nenhuma maneira lhe recomendam diante de Deus. O homem e a mulher sem Deus estão controlados pelo diabo, que é o dono de sua natureza, sua mente e seu coração. Sua mente esta em escuridão e seu coração tem tendência a fazer o mal (pecar). Em 2 Coríntios 4:4 se diz: “O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. Em Efésios 4:18: “Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração”. O ser humano nasce pré-disposto a pecar, essa é sua natureza. Deus, referindo-se à atitude do homem, diz em Gênesis 8:21: “A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice”. No Salmo 51:5, o salmista diz: “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. O pecado está ligado ao ser humano desde a mais tenra idade. Lemos em Provérbios 22:15: “A estultícia está ligada ao coração do menino”.

O pecado de natureza trás como primeira conseqüência a depravação. O indivíduo é impulsionado pelos desejos pecaminosos de sua natureza e chegará a depravar a sua vida a tal ponto que será levado a outras áreas de pecado cada vez mais profundas e mais longe de Deus.

A segunda conseqüência do pecado de natureza é a morte espiritual. Quando você peca ou está vivendo no pecado, isto causa uma separação entre você e Deus. Ele não tem relação com você, nem você tem relação com Ele, porque o pecado o impede. Ainda que você pense que tem relação com Deus, o certo é que tal relação não existe. Deus continua te amando e deseja que a comunhão com você comece ou seja restabelecida. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).


II. O Pecado Pessoal

O pecado pessoal são pecados cometidos pelos indivíduos de forma voluntária ou por ignorância. O salmista Davi declara: “Expurga-me tu dos [erros] que me são ocultos” (Salmos 19:12) [aqueles que cometi sem me dar conta]. Todo pecado tem como conseqüência a perda da comunhão com Deus, porém Deus tem o remédio para todos os nossos pecados. Se desejamos o perdão de Deus, precisamos nos arrepender nos nossos pecados, diante dEle. “A um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmos51:17).

III. O Pecado Imputado

O pecado de Adão no jardim teve como conseqüência que toda a raça humana participaria indiretamente daquele pecado. A Bíblia nos diz: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12).  Quando Adão pecou, todos pecamos. Este pecado tem sido transmitido a toda a humanidade e como conseqüência, somos culpados e levamos como conseqüência a morte.

Da mesma maneira que em Adão todos pecamos, em Cristo todos [nós, os que cremos] recebemos vida. “Àquele que não conheceu pecado [Jesus], o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). Se aceitamos e cremos no sacrifício de Jesus como remédio perfeito para os nossos pecados, Sua justiça nos é imputada e somos feitos justos diante de Deus.


IV. Os Resultados do Pecado

A. Separação de Deus

O pecado sempre tem trazido más conseqüências. Quando o primeiro pecador, Satanás, pecou, enchendo-se de orgulho e se rebelando contra Deus, tentando tomar o Seu lugar, Satanás foi lançado na terra, sua morada não mais seria perto de Deus, no céu. O castigo final de Satanás será ser “lançado no lago de fogo e enxofre” (Apocalipse 20:10); aqueles anjos que seguiram o diabo em seu intento de rebelião contra Deus também terão a sua parte neste castigo. Estarão longe de Deus eternamente.

Como podemos perceber, o primeiro resultado do pecado em nossa vida é a separação de Deus ou da comunhão com Ele. Deus é santo; não há pecado nEle. Quando Adão e Eva pecaram no jardim do Éden, ao desobedecer a Deus e comer do fruto proibido, eles se esconderam. Não podiam enfrentar a Deus sabendo que estavam em pecado e que haviam desobedecido. A conseqüência de seu pecado foi o serem lançados para fora do jardim do Éden. Ainda que Satanás tenha sido sentenciado à morte eterna, você tem uma grande oportunidade para não ser lançado juntamente com ele ao lago que arde com fogo e enxofre; Deus nos deu o Seu Filho Jesus Cristo para que por meio dEle obtenhamos a salvação e sejamos livres dos efeitos do pecado. Ele morreu um dia na cruz do Calvário e derramou o Seu sangue para que os Seus não tivessem que morrer. Ele morreu no lugar do Seu povo. “ Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado...Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:7,9).


B. Morte (Física, Espiritual, Eterna)

1. A morte física

A Palavra nos diz que “o salário [conseqüência] do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Quando Adão e Eva pecaram, eles morreram espiritualmente e como conseqüência, a morte física começou a existir, já não mais viveriam para sempre, mas envelheceriam e morreriam. Essa é a morte física. Porém mais que isso, o pecado traz como conseqüência a morte eterna.


2. A morte espiritual

A pessoa que está em pecado esta morta espiritualmente; ainda que fisicamente caminhe, fale, escute, possa ver, trabalhe e desfrute de sua vida, a realidade é que esta pessoa esta morta porque Deus não mora dentro dela, não há espírito de vida nesta pessoa. O pecado tem como conseqüência tudo o que está relacionado com a morte, sofrimento, enfermidade, problemas familiares, drogas, bebedices, pelejas, conflitos e muitos outros males. A Bíblia nos ensina que o diabo, o autor do pecado, vem para matar, roubar e destruir, porém Cristo veio para nos dar vida e vida em abundância, isto é, vida eterna.


3. A morte eterna

Se você não nascer de novo, jamais terá vida e isto te levará à morte eterna ou segunda morte; esta é a morte da qual não há oportunidade de escapar. A Bíblia diz “mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8).

 

V. O remédio para o pecado

Querido amigo(a), o remédio para o pecado em tua vida é JESUS CRISTO. Ele venceu a morte e o pecado, por meio dEle podemos ter vida eterna. A Bíblia noz diz que a única forma pela qual podemos receber perdão dos nossos pecados é pela fé em Cristo Jesus. Em João 3:16-17 é dito: “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. O apóstolo Pedro, um dos discípulos de Jesus, em sua primeira pregação em Jerusalém, disse: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).  Naquele dia quase 3.000 pessoas se arrependeram. Todo aquele que diz ter fé em Jesus Cristo o demonstra por meio do verdadeiro arrependimento, pois este é fruto de uma verdadeira fé. O que se arrepende de coração, se aparta do pecado e da imundícia. Espero, querido amigo, que em você haja uma fé verdadeira, demonstrada por um verdadeiro arrependimento de coração. Não despreze o chamado do Senhor, que te diz: “o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37).

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 30 de Maio de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova