A Cadeia da Graça

por

John G. Reisinger


 

Um dos versos mais amáveis, em toda a palavra de Deus, é Romanos 8:28. Contudo, alguns crentes não entendem o fundamento sobre qual esta grande promessa descansa. Quando Paulo declara que Deus opera “todas as coisas”, sem uma única exceção, juntamente para Sua própria glória e para o bem de Seu povo, isto é inteiramente uma reivindicação. Alguém poderia perguntar, “Paulo, como você pode fazer uma declaração tão envolvendo e dogmática?” O próximo verso começa com a palavra “porque” e a razão de Paulo estar tão certo assim é posta em cinco tremendas declarações. Estas declarações têm sido bem chamadas de: “Os Cinco Elos Dourados na Cadeia da Graça Soberana”. Examinemo-los cuidadosamente.

28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 
29 Porque os que (1) DANTES CONHECEU, também os (2) PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
30 e aos que predestinou, a estes também (3) CHAMOU; e aos que chamou, a estes também (4) JUSTIFICOU; e aos que justificou, a estes também (5) GLORIFICOU (Romanos 8:28-30).

A primeira coisa para notar é que as cinco coisas estão juntas, unidas numa cadeia inquebrável. Se uma delas é verdade, então, todas são verdadeiras. A palavra “porque” no verso 29 começa o argumento que prova, acima de qualquer dúvida, que todas as coisas devem trabalhar juntamente para o bem do povo de Deus. Paulo lista cinco coisas que são certas acontecer por causa do soberano propósito de Deus. O povo de Deus são (1) todos conhecidos de antemão, (2) todos predestinados, (3) todos chamados, (4) todos justificados e (3) todos glorificados.

Todas destas cinco coisas são apresentadas não somente como essenciais ao eterno propósito de salvação de Deus, mas também como absolutamente certos de cumprimento. Eles sumarizam a salvação da graça soberana que começa na eternidade com o pré-conhecimento de Deus e termina na eternidade com nossa completa glorificação. Cada elo brota do elo anterior para formar uma cadeia inquebrável. Todo pecador que é “conhecido de antemão” está a caminho de ser tornar totalmente “glorificado”. Observe como todos os cinco elos cooperam juntamente.

Romanoss 8:28 é a gloriosa declaração de esperança e certeza. Nós “sabemos” alguma coisa com certeza. Sabemos que “Deus opera todas as coisas juntamente para o bem” de um grupo de pessoas descritas como “aqueles que a amam a Deus”. Eles são descritos mais adiante como aqueles “que foram chamados segundo o Seu propósito”. A segunda coisa dá a razão para a primeira. A primeira coisa, amar a Deus, descreve o verdadeiro caráter de um filho de Deus. Todos Cristãos verdadeiros amam sinceramente a Deus. A segunda coisa, “chamados segundo o Seu propósito”, nos dá a causa que fez a primeira coisa possível. Deus propôs ter algumas pessoas que O amassem e Ele soberanamente chamou estas pessoas particulares pelo Seu poder. Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. Ele chamou de “propósito” de acordo com Seu próprio plano. Estou certo de que você percebe que a maioria das pessoas pensam que Deus chama todos do mesmo modo e justifica somente aqueles que estão dispostos a responder ao chamado com arrependimento e fé. Isto é, claramente, uma meia verdade e não a verdade de modo algum no sentido que Paulo está falando sobre chamado. É impossível unir esta idéia a esta cadeia dourada.

Quando o verso 29 diz, “Porque os que dantes conheceu”, ele deve estar se referindo a um povo específico identificável. Elas são as mesmas pessoas que no verso 28 “amam a Deus” e “foram chamadas”. Todos aqueles que são “conhecidos de antemão” são também “predestinados para serem conforme à imagem de Cristo”. O pré-conhecido e o predestinado são exatamente a mesma pessoa. Ser chamado é o primeiro passo tomado para trazer pecadores culpados para fora do cemitério do pecado e da morte e no finalmente glorificá-los no céu em completa redenção. A ordem destas coisas é importante. É especialmente importante no próximo passo. Todos aqueles que foram chamados, porque tinham sido pré-conhecidos e predestinados, são também todos “justificados”. Em outras palavras, todos, sem uma única exceção, toda pessoa, sem uma única exceção, que é chamada, sempre é justificada. Isto não é o que aprendi na escola Bíblica.

Na escola Bíblica aprendi que Deus chamou todos os homens sem exceção e aqueles que, com seu livre-arbítrio, decidiram responder foram então justificados e predestinados para estarem eternamente seguros. A propósito predestinador de Deus sempre vem atrás da disposição do pecador para responder ao chamado de Deus. É óbvio que isto não é possível nesta passagem da Escritura. De acordo com Paulo, nosso chamado segue e brota de nossa predestinação, e não vice-versa. Se isto não fosse verdade, o texto diria, “Deus chamou todos os homens, e justifica somente aqueles que estão dispostos a crer”. Contudo, o texto coloca a ordem exatamente na ordem reversa. Não fomos predestinados para a extrema glorificação porque estávamos dispostos a crer, mas fomos feitos dispostos para crer somente porque já tínhamos sido predestinados. O chamado é meramente o primeiro passo para o pré-ordenado fim e total glorificação e todos os que foram pré-ordenados para aquele fim serão chamados e justificados. O Espírito Santo claramente declara que todos, sem exceção, que são chamados, são também justificados. É impossível ser chamado, no sentido que Paulo está usando a palavra “chamado”, sem também ser justificado.

Obviamente Paulo está falando sobre o chamado eficaz, ou regeneração. O primeiro resultado de ser chamado é que somos justificados, e o clímax final da obra de Deus é a glorificação total. Todos aqueles que são justificados, serão mais do que certo glorificados. O fato é tão certo que Paulo fala dele como um passado todo realizado, e assim é no eterno propósito de Deus. Este é o único lugar nos escritos de Paulo onde ele pula da justificação para a glorificação e salta a santificação. Isto não é porque ele deixou de crer que a santificação era essencial, mas neste argumento ele está falando sobre o “eterno propósito de Deus” e a presente e suprema glorificação são certas para todo pré-conhecido, predestinado, chamado e justificado.

Deixe-me parafrasear estes versos e responder a questão: “Como pode estar certo de que Deus fará o que Ele prometeu em Romanos 8:28?”. Posso estar certo porque: “Aqueles”, todos deles e somente eles, que foram conhecidos de antemão por Deus na graça eletiva, estão certas da suprema salvação (glorificação total) porque Deus soberanamente propôs conformar-lhes, todos deles e somente eles, à imagem de Cristo. O primeiro passo de Deus neste gracioso propósito é chamá-los eficazmente, os conhecidos de antemão e predestinados, todos deles e somente eles, pelo poder do Espírito Santo através do evangelho. Aqueles, todos deles e somente eles, que ele chamo também “justifica” e aplica-lhes a justiça de Cristo. É impossível ser conhecido de antemão e predestinados e não ser chamado da mesma forma que não é possível ser chamado se você não foi conhecido de antemão e predestinado. Semelhantemente não é possível ser chamado sem aquela esta justificação que produz a chamada. Aqueles, todos deles e somente eles, que são justificado já foram glorificados nos propósitos soberanos de Deus. Na mente de Deus este é um “negócio consumado”.

Não quero ser entediante, mas é essencial ver como estas cinco coisas são parte de um todo.

(1) AQUELES que Deus pré-conheceu – todos deles e somente eles -

(2) Ele TAMBÉM predestinou . . .

AQUELES que Ele predestinou – todos deles e somente eles -

(3) Ele TAMBÉM chamou

AQUELES que Ele chamou – todos deles e somente eles -

(4) Ele TAMBÉM justificou

AQUELES que Ele justificou – todos deles e somente eles -

(5) Ele TAMBÉM glorificou.

Se olharmos cuidadosamente para a palavra “pré-conheceu” (conhecido de antemão) no verso 29, notaremos que ela não quer dizer “o que” Deus previu, mas “quem” Ele previu. Paulo não está falando sobre informação que Deus teve de antemão, mas sobre algo que Ele fez. Ele “previu” estas pessoas no mesmo sentido que Ele as “chamou” e justificou. Veja o artigo de William Sasser em http://www.soundofgrace.com/dec97/frnoldg.htm

Paulo não pára, estabelecendo apenas o fundamento teológico sobre o qual nossas esperanças descansam; ele aplica-o de um modo pessoal e prático. Olhe cuidadosamente em seu argumento nos versos seguintes:

31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:31-34)   

A questão no verso 31 é feita à luz dos grandes fatos estabelecidos nos versos 28-30. “Estas coisas” são as verdades que Paulo tinha declarado. “Deus por nós” significa que Deus é por nós na graça eletiva, por nós em nos chamar para fora da morte e do pecado, por nós em nos vestir com a justiça de Cristo, por nós em nos dar o Espírito de adoção, por nós em nos selar para o dia da redenção, etc. Nossa única resposta para estas grandes coisas é bradar: “Glória a Deus por uma graça tão maravilhosa!” Deus é “por nós”, não como um juiz pois nosso julgamento é passado. Ele é “por nós” como nosso Pai Celestial e prometeu o Seu eterno amor a nós. Ele é “por nós” como o soberano controlador de todas as coisas. Nós podemos continuar e bradar ainda mais em adoração.

O verso 32 é um poderoso argumento que dá certa acima de descrição. O argumento é simples. Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Em outras palavras, se Deus literalmente “entregou” Seu Filho para a morte de cruz, e Ele assim o fez, não fará Ele tudo que seja necessário para proteger o investimento pelo qual Ele pagou um preço tão alto? Seu Deus já nos deu o melhor de todos os dons, Seu bendito Filho, reterá Ele as coisas secundárias? Veja a lógica da grande segurança de Paulo.

O verso 33 é um dos maiores versos em toda a Palavra de Deus sobre a segurança da eterna salvação. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica . Quando a mais alta autoridade na terra concede um perdão, nenhuma autoridade menor pode tocar o indivíduo assim perdoado. O Presidente Gerald Ford perdoou Richard Nixon no escândalo Watergate. Os historiadores e filósofos podem argüir se Ford agiu sabiamente ou não, mas uma coisa é certa, uma vez que o Sr. Ford, agindo como o Presidente dos USA, perdoou Nixon, não há uma corte ou agência de lei que possa tocar nele. Ninguém tem a autoridade de substituir o mais alto oficio. Se Deus, como Governador do universo, perdoa e justifica um pecador, então ninguém pode jamais tocar neste pecador.

Mas Paulo não descansa seu argumento em termos de Deus apenas justificando “um pecador”. Ele constrói seu argumento referindo-se ao pecador como um “ eleito de Deus”. Gerald Ford, por razões de sua própria consciência, escolheu perdoar Richard Nixon, e Ford tinha o direito de deliberadamente perdoar Richard Nixon simplesmente por causa de sua posição de autoridade presidencial. A culpa ou inocência de Nixon não era de modo algum um fator chave. Tudo dependia da autoridade de Ford. Exatamente assim, Deus tem o direito soberano de escolher alguns pecadores, aqui chamados “eleitos de Deus”, e justificá-los a despeito de seu pecado e perversidade – e nenhuma alma no céu, no inferno ou na terra pode abrir sua boca e objetar! Esta é a força da frase “é DEUS (o soberano Criador, Legislador e Juiz) quem os justifica”. Se Ele é por nós, quem poderá realmente ser contra nós? Se o próprio Deus Todo-Poderoso escolhe um homem e então justifica este homem, quem pode contradizer o decreto de Deus? Quem intentará algo contra os escolhidos de Deus? É o próprio Deus, a extrema autoridade, quem declara justificados os eleitos.

A razão pela qual ninguém pode acusar novamente o eleito é o fato de que não há um só fragmento de evidência que possa ser encontrado contra eles. O erro de Nixon foi o de destruir somente 18 minutos de uma fita crucial. Deus destruiu toda a nossa fita! Cada acusação contra o eleito tem sido respondida e paga integralmente pelo seu Fiador. Cada obrigação que eles deviam a Deus e a Sua santa Lei foi cumprida em plenitude na pessoa de Cristo e posta na conta deles.

Quando alguém acusa um filho de Deus a respeito de sua posição com Deus, essa pessoa está realmente acusando a Deus – e o “alguém” inclui o próprio Cristão. Um verdadeiro filho de Deus permitindo a si mesmo o ser tiranizado por sua consciência está realmente acusando a autoridade e justiça do próprio Deus. Deus nunca condenará aqueles que Ele justificou, e Ele justifica todos que Ele escolheu para salvação. Oh, que as ovelhas de Cristo aprendam a diferença entre a tristeza piedosa que conduz ao arrependimento e a angústia desesperadora de espírito que é posta em suas consciências pelos embaixadores de Moisés. O povo de Deus não são criminosos esperando o tribunal de juízo. O Juiz é o seu Pai celestial e perdoou-lhes de todo pecado.

Novamente, Paulo não conduz o assunto a mera abstração. O verso 33 é o fato certo e o verso 34 é a razão ou fundamento sobre o qual este fato descansa. Paulo não está satisfeito com a declaração de que “alguém” não pode lançar uma acusação contra uma ovelha de Cristo; ele mostrar que até mesmo o próprio Santo Juiz, que mais obviamente e justamente pode condenar, não pode nos condenar. O verso 34 é um argumento “à prova de balas”.

Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:34)

Cristo é o juiz. O Pai deu todo o julgamento para o Filho. Cristo não somente é a única pessoa que pode levar um pecador para o céu, Ele é também o único que tem autoridade para enviar um pecador para o inferno. “Toda autoridade” para julgar e salvar está em Suas mãos (João 17:1-3). Todo pecador está nas mãos de Cristo para salvar ou condenar, conforme como Ele escolher.

Primeiro argumento: O Juiz é alguém que morreu por nós e pagou nosso débito. Condenará [Ele] o próprio povo por quem Ele morreu para salvar? Tirará Cristo voluntariamente o débito de sobre Si e então nos fará responsáveis pelo mesmo débito? A própria idéia é ridícula. Não, não, estamos certos de que nenhum daqueles por quem Ele morreu, jamais será condenado por Cristo o Juiz.

Segundo argumento: Aquele que morreu sob a penalidade de nosso pecado carregou aqueles pecados para a sepultura. Foi o justo Pai que O colocou sob julgamento na cruz e então selou seu sepulcro com o selo de justiça. Ah, mas a glória da mensagem do evangelho é que o próprio Deus quebrou este selo e ressuscitou Seu filho do sepulcro, deixando nossos pecados para trás.

Terceiro argumento: O Pai não somente ressuscitou nosso bendito Senhor da morte, mas também assentou Seu vitorioso Filho sobre um trono. Nosso bendito Senhor está “assentado à mão direita (lugar de poder e autoridade) do Deus Todo-Poderoso, o Governador do universo”. Nosso Senhor é o Juiz de todos os homens. O Juiz é também nosso Salvador que morreu em nosso lugar. O Juiz é o mesmo que deu a absoluta segurança de aceitação quando viermos a Ele pela fé em Sua obra expiatória.

Quarto argumento: Nosso Senhor não foi apenas ressurreto dentre os mortos e glorificado no céu como o vencedor. Ele “vive para sempre” para o propósito de “fazer intercessão por nós” (Hebreus 7:25 e Romanos 8:34). Vê a lógica de Paulo? É ridículo imaginar que Cristo, o Juiz, morreu por nós e faz intercessão por nós de um lado de Sua boca e então, nos condena do outro lado de Sua boca. É impossível que Ele possa nos salvar e condenar ao mesmo tempo! Oh, que os crentes compassivos possam sentir a plenitude desta verdade que liberta a alma. Aquele que morreu pelos nossos pecados é a mesma pessoa que está assentada à mão direita de Deus, e Ele está orando especificamente por você. Isto é glorioso!

Em Romanos 8:26, Paulo nos lembra que o Espírito Santo está em nós e não somente nos ajudar a orar, mas realmente faz intercessão por nós quando não sabemos como orar. No verso 26 o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade está EM nós orando, e no verso 34, o Filho de Deus, a segunda pessoa da Trindade, está a mão direita de Deus orando para que sejamos guardados salvos e seguros para sempre! Temos a terceira Pessoa da Trindade orando em nós, e a segunda Pessoa da Trindade no céu orando por nós; temos feito isto a despeito do Diabo, provas e mesmo nossos próprios corações pecaminosos ! SABEMOS que temos feito isto, todavia, sabemos que temos tudo já feito .

A grande conclusão da certeza nos dada nos cinco elos dourados na cadeia da graça é extraída de Romanos 8:35-39. Novamente há uma questão lógica: “Quem pode separar aqueles descritos nos versos 28-38 do imutável amor de Deus?” A resposta é simples: “Nada ou ninguém no céu, inferno ou terra”! Não há nenhum poder no universo mais poderoso do que o amor de Deus pelos Seus eleitos. A medida que você ler dos versos 35 ao 39, .lembre-se que em cada geração, incluindo a presente, houve filhos de Deu em algum do mundo resistindo a cada uma das coisas descritas, e seu Rei e Pastor as sustentou e as levou ao triunfo até mesmo na morte.

Que argumento para a segurança da salvação eterna!

Se você realmente quer estender a lógica e a glória da cadeia da graça, leia os elos de trás para frente. Comece coma a extrema glorificação no céu.

Quem são as pessoas que finalmente e certamente alcançaram o céu e seram glorificados em perfeição sem pecado? Resposta: Todos aqueles, sem exceção, mas somente eles, que foram justificados.

Quem são as pessoas que estão certas de serem justificadas diante de Deus em justiça de Cristo? Resposta: Todas daqueles sem exceção, mas somente eles, que foram chamados pela graça e poder de Deus.

Quem são as pessoas que estão certas de serem chamadas para salvação? Resposta: Se todos aqueles sem exceção, mas somente eles, que foram predestinados por Deus para serem conformes à imagem de Cristo.

Quem são as pessoas que estão certas de terem sido predestinadas para serem conformes à imagem de Cristo na glória? Resposta: Todos daqueles sem exceção, mas somente eles, que foram conhecidos de antemão, ou escolhidos na graça soberana, para serem comprados por Cristo e regenerados pelo Espírito Santo.

Para aqueles que são o povo de Deus, Paulo pôde assegurar: “Somos mais que vencedores”. Não somente alguém não pode finalmente ser condenado eternamente visto que todas as coisas cooperam para o nosso bem (v. 28), mas até mesmo o pior das coisas será usado para nos ministrar em cumprimento ao eterno propósito de Deus. As coisas horríveis nos versos 35-39 servirão simplesmente para fazer a vitória mais gloriosa na eternidade. Contudo, nunca nos esqueçamos que somos mais do que vencedores somente “por Aquele que nos amou e no Seu sangue nos lavou”.

 


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 15 de Fevereiro de 2004.


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