Jesus: Bom Pastor ou Mercenário?

por

Felipe Sabino de Araújo Neto



Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas” (João 10:11-13) .

Embora a passagem de João 10 seja extremamente conhecida por todos os que se dizem cristãos, muitas das suas verdades são deixadas completamente de lado. Nesse breve artigo quero enfatizar somente uma dessas verdades, a saber, a doutrina da perseverança dos santos.

Aqueles que negam a perseverança dos santos, ou seja, a verdade bíblica de que todos aqueles que são verdadeiramente salvos são sustentados por Deus até a consumação da sua salvação, lançam, indiretamente e inconscientemente (será mesmo?), uma grave e pecaminosa acusação contra o nosso Senhor: eles o chamam de mercenário. Essa implicação é inescapável, visto que é o próprio Senhor quem diz que o mercenário é aquele que deixa as ovelhas e, conseqüentemente, o lobo as arrebata.

Ouvimos muitas pregações, testemunhos e cânticos que dizem: “Jesus é o Bom Pastor”. Na verdade, esse título que o Senhor atribui a Si mesmo é um dos preferidos na boca daqueles que são alvos da minha acusação, sendo isso notório principalmente nas suas pregações “evangelísticas” (que geralmente não tem nada de Evangelho. Triste realidade!). Mas, porque Jesus é o Bom Pastor? O que O constitui como o Bom Pastor? Vejamos:

Jesus é o Bom Pastor porque Ele dá a Sua vida pelas ovelhas. Seu sacrifício na cruz do calvário não foi algo passivo, mas Ele deliberadamente quis dar a Sua vida pelas Suas ovelhas (João 10:17,18), porque Ele se importa com elas, porque Ele as ama. A cruz é a mais gloriosa demonstração do amor de Deus pelo Seu povo, um amor eterno, imensurável e imerecido. Contudo, a manifestação do Seu amor não é algo expresso somente num evento histórico do passado. Deus, em Cristo, tem demonstrado o Seu amor para com o Seu povo através de todos os séculos da história da humanidade. Tanto antes como depois da cruz, é Ele quem sempre sustentou e ainda sustenta os Seus, preservando-os e fazendo-os perseverar na fé. Hebreus 7:25 nos diz que Jesus é aquele que vive sempre para interceder por nós. Ele não somente é o autor (Efésios 2:8), mas também o consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). Assim como aconteceu com Pedro, é a sua intercessão a causa de não desfalecermos na fé (Lucas 22:32). Ele é o nosso Bom Pastor. Ele deu a Sua vida por nós, as Suas ovelhas, e Ele continua nos dando a Sua vida através da Sua intercessão, cuidado, proteção e amor. Ninguém pode arrebatar as Suas ovelhas da Sua mão (João 10:28) e nem da do Seu pai (João 10:29), e elas estão seguras ali, eternamente, pois não há quem Lhe possa deter a mão, nem Lhe dizer: “Que fazes?”.

Jesus é o Bom Pastor porque Ele garante a salvação e a segurança das Suas ovelhas. Durante todo o capítulo 10 vemos o Senhor expondo a Sua bondade em garantir a salvação daqueles que são Seus. Que bendita segurança! A alma atribulada, cansada de seus pecados e atemorizada pelas suas fraquezas, pode muito bem encontrar um porto seguro nessas palavras abençoadoras do nosso Senhor. Aqui vemos e entendemos que a nossa força vem de Deus, que a nossa perseverança vem de Deus, e que a nossa segurança depende exclusivamente de Deus, e graças a Deus por isso. Aqui nós vemos o motivo pelo qual o pavio que fumega não se apagará (Isaías 42:3, Mateus 12:20), e o porquê o mais débil e fraco dos santos chegará à salvo nas mansões celestiais. É Deus quem opera em nós tanto o querer como o efetuar segundo a Sua boa vontade (Filipenses 2:13). É Cristo quem salva PERFEITAMENTE os que, por Ele, se chegam a Deus (Hebreus 7:25). Não há motivos para temor, apenas para adoração e humilhação diante de Deus.

Qual tem sido a sua atitude diante desta verdade? Jesus é o Bom Pastor para você? Ele é o Bom Pastor que dá a Sua vida pelas Suas ovelhas? Ele é o Bom Pastor que cuida da vida das Suas ovelhas? Ele é o Bom Pastor que guarda as Suas ovelhas em Sua mão? Ele é o Bom Pastor que dá a vida ETERNA às Suas ovelhas? Ou Ele é um mercenário para você? Alguém que na hora que mais precisamos dEle, na hora das nossas lutas, fraquezas, tentações e quedas diante do pecado, nos abandona, deixando-nos à mercê das nossas próprias forças? Se essa tem sido a sua atitude, direta ou indiretamente; se este tem sido o seu ensino, explicitamente ou por implicação, eu urgo que você se arrependa, que peça perdão a Deus, e que desfrute e se maravilhe da grandiosidade da Sua salvação, que brota do Seu amor.

Que você caia de joelhos bendizendo a Deus, juntamente com Paulo e todos os Seus santos, e que o Espírito Santo de Deus possa fazer estas palavras verdadeiras, tanto nos seus lábios como no seu coração: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, Rom 8:39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38,39).

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11).

Este é o nosso Bom Pastor! Soli Deo Gloria!

 


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova