Minha Posição sobre Escatologia

por

Vincent Cheung




Eu sou um preterista parcial e um pós-milenista. Embora eu tenha realizado uma pesquisa extensiva antes de chegar a essa conclusão, eu não tratei ainda de escatologia em meus livros e artigos. Pode levar algum tempo antes que eu escreva algo sobre isso em detalhe, assim, eu provavelmente escreverei primeiro um breve artigo sobre o assunto antes do longo, pelo menos para declarar minha posição para aqueles que desejem conhecê-la. Talvez eu faça isso no contexto de uma exposição básica sobre o Discurso da Oliveira em Mateus 24. Por enquanto, aqui está uma lista parcial dos livros que representam minha posição:
Veja também:
Eu recomendo que você comece com Postmillennialism: An Eschatology of Hope, de Mathison.
[Uma correspondência]
Vincent,
Você se considera um Dominionista? Eu odeio termos e rótulos por causa da nuança, assim, deixe-me esclarecer. Você crê que o Cristianismo crescerá eventualmente para ser a religião predominante e que os seus princípios, isto é, as leis e estatutos de Deus, serão abraços e apoiados pelo governo, etc.? Bahnsen e Gentry têm sido as maiores vozes recentemente, embora o Dr. Bahnsen já tenha falecido.
Responda apenas quando tiver algum tempo.
 
Eu creio que o pós-Milenismo necessariamente abraça mudanças positivas na sociedade e no governo, favorecendo a causa cristã. Mas, especialmente quando ensinando isso (como muitos têm entendido erroneamente), é importante enfatizar que o governo promulgará e reforçará as leis bíblicas, não porque o governo como tal irá necessariamente se tornar cristão, mas porque muitas pessoas se tornarão cristãs e isso incluirá oficiais do governo, eleitores, etc.
Assim, o pós-Milenismo ensina à partir das promessas de Deus com respeito a uma mudança espiritual futura, mas quando essa mudança espiritual estiver espalhada o suficiente, então ela necessariamente afetará o governo. Se eu sou um oficial do governo, então de forma alguma eu votarei para permitir o casamento homossexual, por exemplo e a homossexualidade poderia simplesmente se tornar um crime capital se houver muitos outros como eu. Assim, veja, ela é uma mudança espiritual. É o governo de Cristo manifesto nos corações de muitas pessoas essa é a diferença e isso produz as mudanças correspondentes no governo, e nas outras áreas da sociedade.
A coisa importante é evitar o mal entendimento de que o pós-Milenismo significa que os cristãos se reunirão e dominarão o poder político, e então estabelecerão uma religião do estado, e imporão as leis bíblicas sobre todos. A teologia do “domínio” é frequentemente atacada desse ângulo. Mas isso é uma má representação. O pós-Milenismo ensina que a coisa real acontecerá a verdadeira mudança espiritual em muitas pessoas, de forma que o conhecimento de Deus será tão espalhado quanto as águas sobre o mar, e de forma que um vizinho não terá que dizer ao outro: “Você conhece ao Senhor?”, pois todos O conhecerão. Tais são as promessas espirituais de Deus concernente ao poder do evangelho.
O pós-Milenismo dá expectações positivas concernente aos efeitos do evangelho à medida que laboramos na pregação e no ensino. Contudo, mesmo que o pós-Milenismo esteja errado e o amilenismo correto, não faria nenhum pouco de diferença em como eu me comporto, visto que os mandamentos de Deus são os mesmos pregar e ensinar diligentemente. E a única diferença está nos efeitos esperados do evangelho antes que Cristo retorne. O “pior” que pode acontecer é que eu esteja errado e Jesus retorne repentinamente num desses dias. Eu não tenho nenhum problema com isso!
O perigo real reside no pré-Milenismo e no esquema “Deixado para trás”, visto que eles propõem muitos, muitos eventos que não existem no pós-Milenismo e no amilenismo, os quais cremos que a Escritura não ensina.
Assim, eu creio no pós-Milenismo, mas eu posso ter pronta comunhão e cooperação com amilenistas, mas para os pré-milenistas seria mais difícil, visto que eles estão esperando, ensinando e se preparando para um punhado de coisas que jamais acontecerão.

[Nota do tradutor: Na época em que traduzi este texto, eu não era pós-milenista, mas fiz isso devido ao desprezo que o pós-Milenismo sofre no Brasil. Muitos pastores o consideram como antiquado, sendo que a maioria o desconhece por completo, e até mesmo nos seminários reformados há somente uma alusão ao seu nome, e não ao seu conteúdo. Contudo, o pós-Milenismo não apresenta nenhuma incoerência para com a fé reformada, e foi a escatologia dominante dos teólogos puritanos, os quais, de longe, foram os maiores teólogos que já existiram, merecendo assim a sua devida consideração.]


Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento abrangente e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/

Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 06 de Agosto de 2005.

http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova