Minha Posição sobre Escatologia
por
Vincent Cheung
Eu sou um preterista parcial e um pós-milenista. Embora eu tenha realizado uma pesquisa extensiva antes de chegar a essa conclusão, eu não tratei ainda de escatologia em meus livros e artigos. Pode levar algum tempo antes que eu escreva algo sobre isso em detalhe, assim, eu provavelmente escreverei primeiro um breve artigo sobre o assunto antes do longo, pelo menos para declarar minha posição para aqueles que desejem conhecê-la. Talvez eu faça isso no contexto de uma exposição básica sobre o Discurso da Oliveira em Mateus 24. Por enquanto, aqui está uma lista parcial dos livros que representam minha posição:
R. C. Sproul, The Last Days According to Jesus
Keith A. Mathison, Postmillennialism: An Eschatology of Hope
Greg L. Bahnsen, Victory in Jesus: The Bright Hope of Postmillennialism
J. Marcellus Kik, An Eschatology of Victory
Loraine Boettner, The Millennium
John Jefferson Davis, The Victory of Christ's Kingdom: An Introduction to Postmillennialism
Veja também:
Gary DeMar, End Times Fiction: A Biblical Consideration Of The Left Behind Theology
Gary DeMar, Last Days Madness: Obsession of the Modern Church
Keith A. Mathison, Dispensationalism: Rightly Dividing the People of God?
Eu recomendo que você comece com Postmillennialism: An Eschatology of Hope, de Mathison.
[Uma correspondência]
Vincent,
Você se considera um Dominionista? Eu odeio termos e rótulos por causa da nuança, assim, deixe-me esclarecer. Você crê que o Cristianismo crescerá eventualmente para ser a religião predominante e que os seus princípios, isto é, as leis e estatutos de Deus, serão abraços e apoiados pelo governo, etc.? Bahnsen e Gentry têm sido as maiores vozes recentemente, embora o Dr. Bahnsen já tenha falecido.
Responda apenas quando tiver algum tempo.
Eu creio que o pós-Milenismo necessariamente abraça mudanças positivas na sociedade e no governo, favorecendo a causa cristã. Mas, especialmente quando ensinando isso (como muitos têm entendido erroneamente), é importante enfatizar que o governo promulgará e reforçará as leis bíblicas, não porque o governo como tal irá necessariamente se tornar cristão, mas porque muitas pessoas se tornarão cristãs — e isso incluirá oficiais do governo, eleitores, etc.
Assim, o pós-Milenismo ensina à partir das promessas de Deus com respeito a uma mudança espiritual futura, mas quando essa mudança espiritual estiver espalhada o suficiente, então ela necessariamente afetará o governo. Se eu sou um oficial do governo, então de forma alguma eu votarei para permitir o casamento homossexual, por exemplo — e a homossexualidade poderia simplesmente se tornar um crime capital se houver muitos outros como eu. Assim, veja, ela é uma mudança espiritual. É o governo de Cristo manifesto nos corações de muitas pessoas — essa é a diferença — e isso produz as mudanças correspondentes no governo, e nas outras áreas da sociedade.
A coisa importante é evitar o mal entendimento de que o pós-Milenismo significa que os cristãos se reunirão e dominarão o poder político, e então estabelecerão uma religião do estado, e imporão as leis bíblicas sobre todos. A teologia do “domínio” é frequentemente atacada desse ângulo. Mas isso é uma má representação. O pós-Milenismo ensina que a coisa real acontecerá — a verdadeira mudança espiritual em muitas pessoas, de forma que o conhecimento de Deus será tão espalhado quanto as águas sobre o mar, e de forma que um vizinho não terá que dizer ao outro: “Você conhece ao Senhor?”, pois todos O conhecerão. Tais são as promessas espirituais de Deus concernente ao poder do evangelho.
O pós-Milenismo dá expectações positivas concernente aos efeitos do evangelho à medida que laboramos na pregação e no ensino. Contudo, mesmo que o pós-Milenismo esteja errado e o amilenismo correto, não faria nenhum pouco de diferença em como eu me comporto, visto que os mandamentos de Deus são os mesmos — pregar e ensinar diligentemente. E a única diferença está nos efeitos esperados do evangelho antes que Cristo retorne. O “pior” que pode acontecer é que eu esteja errado e Jesus retorne repentinamente num desses dias. Eu não tenho nenhum problema com isso!
O perigo real reside no pré-Milenismo e no esquema “Deixado para trás”, visto que eles propõem muitos, muitos eventos que não existem no pós-Milenismo e no amilenismo, os quais cremos que a Escritura não ensina.
Assim, eu creio no pós-Milenismo, mas eu posso ter pronta comunhão e cooperação com amilenistas, mas para os pré-milenistas seria mais difícil, visto que eles estão esperando, ensinando e se preparando para um punhado de coisas que jamais acontecerão.
[Nota do tradutor: Na época em que traduzi este texto, eu não era pós-milenista, mas fiz isso devido ao desprezo que o pós-Milenismo sofre no Brasil. Muitos pastores o consideram como antiquado, sendo que a maioria o desconhece por completo, e até mesmo nos seminários reformados há somente uma alusão ao seu nome, e não ao seu conteúdo. Contudo, o pós-Milenismo não apresenta nenhuma incoerência para com a fé reformada, e foi a escatologia dominante dos teólogos puritanos, os quais, de longe, foram os maiores teólogos que já existiram, merecendo assim a sua devida consideração.]
Nota sobre o autor: Vincent Cheung é o presidente da Reformation Ministries International [Ministério Reformado Internacional]. Ele é o autor de mais de vinte livros e centenas de palestras sobre uma vasta gama de tópicos na teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmovisão bíblica como um sistema de pensamento abrangente e coerente, revelado por Deus na Escritura. Ele e sua esposa, Denise, residem em Boston, Massachusetts. http://www.rmiweb.org/
Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 06 de Agosto de 2005.
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