O Lugar da Predestinação nas Institutas

por

Fred H. Klooster




Calvino não inventou a doutrina da predestinação, nem foi o primeiro a ensiná-la claramente. O nome dele tem estado inseparavelmente ligado a esta doutrina, contudo, provavelmente porque ele - mais do que ninguém -, foi chamado a defender a predestinação contra toda sorte de oposição. Porém, a afirmação de que a predestinação era a doutrina central da teologia de Calvino - um princípio a priori do qual ele fez derivar todo o seu sistema teológico, não tem o menor fundamento. Calvino não se envolveu em raciocínios especulativos, frios e teóricos, quando discutiu a predestinação.

A predestinação, certamente, não foi o tópico com o qual Calvino começou as Institutas. Na edição final de 1559, ele não discutiu este assunto plenamente até o final do livro terceiro, à altura de cerca de três quartos do final da obra. Ainda que ele não tenha distribuído o seu material na mesma ordem, em cada edição das Institutas, e não tenha seguido o mesmo padrão de arranjos em seus vários escritos sobre o assunto, Calvino nunca colocou a predestinação no começo de sua obra teológica. Contudo, infundadas conclusões são, às vezes, tiradas do arranjo sistemático das Institutas. Não obstante, é digno de observar-se que os teólogos Reformados, posteriores a Calvino, quando discutiram a predestinação junto com o decreto de Deus, e antes de discutir a criação, não seguiram o arranjo final, do material de Calvino. Deparamo-nos com Calvino tratando da predestinação próximo do final do livro terceiro das Institutas, em meio à discussão da Soteriologia. Um longo capítulo sobre a oração precede os três capítulos sobre a predestinação, seguindo-se-lhe um capítulo sobre a ressurreição final. Só este fator contextual merece mais atenção por parte dos que consideram a predestinação o fundamento lógico da teologia de Calvino. Contudo, é também necessário hoje evitar o perigo mais comum de permitir que o lugar sistemático, dado à doutrina, obscureça aquilo que Calvino, de fato, diz claramente nesta seção, e obscureça também a importância fundamental que a doutrina tem dentro de todo o seu pensamento. Conquanto a predestinação não seja a doutrina central, na teologia de Calvino, ela, não obstante, é de crucial importância para toda a sua teologia calcada na Bíblia. A disposição sistemática ou metodológica da doutrina da predestinação, nas Institutas, torna, então, importante o contexto imediato da discussão que Calvino faz do assunto. A Soteriologia trata da obra do Espírito Santo que aplica, aos pecadores, a obra expiatória realizada por Cristo. Para a realização desta obra, o Espírito Santo emprega homens como Seus agentes, na pregação do Evangelho. O Evangelho, contudo, não é pregado a todos, e obtém diferentes respostas onde é pregado. Como se explica este fato? Esta questão oferece o contexto da discussão de Calvino sobre a predestinação, como fica claro de suas palavras iniciais:

"De fato, o pacto da vida não é pregado igualmente entre todos os homens, e entre os quais ele é pregado não tem a mesma aceitação, nem quanto à constância, nem quanto à extensão. Nesta diversidade (de respostas) toma-se conhecida a maravilhosa profundidade do juízo de Deus, pois não há dúvida de que esta variedade (de respostas) serve também à sentença da eterna eleição de Deus. Se é óbvio que, da parte de Deus, a salvação é oferecida a alguns, enquanto outros são impedidos de ter acesso a ela, surgem imediatamente grandes e difíceis questões, só explicáveis quando as mentes reverentes consideram, como resolvido, que essas questões podem apropriadamente estar ligadas à eleição e predestinação".

Este foi também o contexto da significativa discussão de Paulo sobre a predestinação, em Romanos 9, capítulo especialmente decisivo nas várias discussões de Calvino a respeito destas doutrina. Não há dúvida de que o cuidadoso estudo da Epístola aos Romanos, cujo comentário foi publicado em 1539, foi a fonte da doutrina da predestinação e foi, também, de grande influências na disposição do seu material, na segunda edição das Institutas, em 1539.


Fonte: Extraído de “A Doutrina da Predestinação em Calvino”, de Fred H. Klooster.

 


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova