Gênesis 6:6
E o Senhor arrependeu-se de haver feito o homem

por

www.carm.org

 

"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração ["entristeceu em Seu coração", em algumas versões]". (Gênesis 5:3-7)

Os versos acima não é um problema para o teísmo cristão clássico, nem é um texto prova para o open theism. O verso simplesmente nos diz que o Senhor Se entristeceu e Se arrependeu em Seu coração de ter feito o homem. Por que? Porque a humanidade tinha caído em grande pecado e isto entristeceu o Senhor. Isto significa que Deus não sabia que a humanidade cairia e se tornaria pecaminosa? Certamente que não. Deus poderia saber que eles se tornariam pecadores, e apesar disso Se entristecer quando isto acontecesse? Certamente. Deixe-me ilustrar.

Eu tenho filhos. Eu os amos e cuido deles. Mas, eles me entristecem com vários de seus pecados - como qualquer criança faz com os seus pais. Eu sabia que eles me entristeceriam quando eles nasceram, porque eu sei que eles são pecadores por natureza. Isto não significa que eu fui surpreendido e que eu não sabia que eles se rebelariam, quando isto aconteceu. Absolutamente o contrário; o fato de eu saber que eles pecariam não significa que eu não me entristeceria quando sua rebelião e pecado fossem finalmente manifestos.

O "teísta aberto" quer que creiamos que Deus Se entristeceu porque Ele foi surpreendido ou porque Ele não sabia as profundezas de pecados nas quais o mundo cairia. Mas certamente, até mesmo no open theism, Deus sabia que as pessoas pecariam. Assim, este verso não pode ser reivindicado para demonstrar que Deus não conhece as futuras escolhas das pessoas.

 


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 05 de julho de 2004.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova