Jeremias 19:5
nem entrou no meu pensamento

por

www.carm.org

 

"E edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem entrou no meu pensamento". (Jeremias 19:5)

Este verso é respondido da mesma forma que Jeremias 7:31.

O Senhor está realmente dizendo que Ele não tinha conhecimento de algo? Mesmo no open theism, Deus conhece todas as coisas tanto reais como potenciais. Isto significa que Deus pode saber todas as coisas no tempo presente bem como todas as possibilidades de coisas que poderão existir. Certamente Deus, que conhecia os pecados passados de Israel, teria pensado sobre eles cometendo tal pecado - como horrível que era. Assim, não faz sentido interpretar isto como Deus admitindo que Ele nunca tinha pensado sobre algo.

Além do mais, as versões NASB [1] NIV, KJV, NKJV, RSV, e a ASV 1901, traduzem isto como "e não me veio à mente". O que é interessante é que a LXX [2] usa a palavra grega "kardia", "coração", ao invés da palavra grega para mente. Visto que podemos concluir que Deus pode contemplar todas as formas possíveis de rebebião, podemos também concluir, então, que Deus está se dirigindo ao assunto em termos do comportamento moral humano, ao invés de expressar ignorância, visto que é sobre isto que Deus está falando. Em outras palavras, o pecado deles não entrou na intenção do coração de Deus em Seus planos para Judá.

_________________
1. A NASB tem uma nota marginal: "coração".
2. A LXX, ou Septuaginta, é a tradução grega do Antigo Testamento hebraico. Ela foi traduzida pelos judeus por volta de 200 A.C.

 


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 29 de junho de 2004.


www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova