Deus escolhe não saber as futuras escolhas do livre-arbítrio das criaturas humanas

por

www.carm.org

 

Há diferentes visões entre os "teístas abertos" sobre a natureza do futuro e se Deus pode ou não conhecê-lo. Alguns "teístas abertos" mantêm que Deus pode somente conhecer o que é conhecível e que Ele não pode conhecer, por exemplo, um quadrado redondo. [1] Alguns dizem que o futuro é conhecível, mas que Deus escolhe não saber as escolhas do livre-arbítrio das criaturas humanas. Outros declaram que o futuro não é conhecível porque ela ainda não ocorreu e, portanto, não é conhecível, até mesmo para Deus. Todavia, este artigo discutirá a premissa de que Deus escolhe não saber as futuras escolhas do livre-arbítrio das criaturas para ver se ela é uma posição defensível.

Se Deus escolhe não saber certos eventos futuros, então, isto significa que o futuro é conhecível, e que Deus não é limitado pelo tempo (de outra forma Ele não poderia conhecer o futuro), e que Deus simplesmente é capaz de escolher não conhecer as futuras escolhas do livre-arbítrio. Olhemos para isto logicamente:

1. Se Deus escolhe não saber as futuras escolhas do livre-arbítrio das criaturas humanas, então, isto significa que o futuro é conhecível.

2. Se o futuro é conhecível, então, todo o futuro é conhecível.

3. Se, por exemplo, amanhã à tarde Bob irá escolher vestir uma camisa azul ou vermelha, então, a escolha que Bob fará amanhã é conhecível por Deus hoje.

4. Isto significa que Deus saberia que Bob faria uma escolha, todavia, Deus decidiu não saber a escolha que o livre-arbítrio de Bob está para fazer.

5. Deus, contudo, pode ver mais adiante, quando for, por exemplo, 18h da tarde; e pode ver Bob sentando-se no jantar vestido uma camisa azul. Isto desmorona o desejo de Deus não saber a escolha do livre-arbítrio de Bob.

6. Portanto, para Deus permanecer ignorante da escolha de Deus, Deus teria que evitar olhar para qualquer lugar no futuro onde a escolha de Bob de uma camisa poderia ser conhecida.

7. Isto significa que Deus teria que rastrear o futuro para determinar que cor de camisa Bob estaria vestido e/ou impedir quaisquer comentários de outras pessoas sobre a cor de sua camisa, ou fotos dele usando aquela camisa que poderiam existir em algum tempo no futuro, etc., de forma que Ele pudesse não saber qual era a cor da camisa que Bob estava vestindo.

8. Isto significa, então, que Deus seria obrigado que a conhecer todos os eventos relacionados à cor da camisa de Bob, de forma que Ele não viesse a descobri-la inadvertidamente, e através disso, saber qual seria a futura escolha do livre-arbítrio de Bob.

9. Mas isto não faz sentido, visto que para Deus permanecer ignorante da cor da camisa, Deus teria que saber qualquer condição futura onde a cor da camisa seria revelada para então poder ignorá-la.

10. Portanto, Deus teria que saber todos os eventos futuros bem como todas as outras condições das outras pessoas e suas situações que poderiam revelar a cor da camisa. Mas, Deus não poderia conhecer estas condições para evitá-las, a menos que Deus saiba quais serão aquelas condições, de forma que Ele seja capaz de negar-Se a conhecê-las.

11. Além do mais, haveria indubitavelmente situações futuras conhecíveis onde Deus poderia deduzir qual seria a cor da camisa. Para então impedir este conhecimento, Deus teria que não usar Suas habilidades dedutivas.

12. Mas isto significa que Deus teria que conhecer o futuro, de forma a conhecer o que não conhecer. Mas isto é auto-contraditório, visto que ele [todo o futuro] é parte do futuro que Deus está desejando não conhecer.

13. Além do mais, isto significa que a existência de Deus no futuro seria limitada, visto que Ele sabe tudo o que Ele experimentou e se Ele existisse no futuro, Ele teria experimentado-o e conhecido.

14. Para não saber a futura escolha do livre-arbítrio de Bob com respeito à cor da camisa, Deus teria que não existir exaustivamente no futuro e isto seria negar a onipresença de Deus.

15. Portanto, a posição de que Deus escolhe não saber as futuras escolhas do livre-arbítrio de Suas criaturas é uma preposição ilógica.

A análise acima seria suficiente para demonstrar que ou o futuro não é conhecível (outro tópico), ou Deus deve conhecer todas as coisas como 1 João 3:20 claramente declara: "maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas".

______________
1. Um "teísta aberta" freqüentemente levanta este ponto pra mim. Mas eu não vejo isto como um ponto muito bom de forma alguma, porque não há tal coisa como um quadrado redondo. Ele não é logicamente possível de existir e seu ponto é um exemplo de auto-desmoronação.


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 03 de julho de 2004.

 

www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova